Lucíola (1862) e Rubí (2004): perfis de Mulheres em um romance de José de Alencar e em uma telenovela mexicana de Yolanda Vargas Dulché

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palomares, Thais Maria Holanda Jerke Sevilla
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15801
Resumo: Um romance brasileiro de José de Alencar, do século XIX, e uma telenovela mexicana do início do século XXI: o que teriam em comum, sendo perfis de mulheres apresentados em locais, épocas e suportes diferentes? O tema do feminino está fortemente presente tanto no romance urbano Lucíola (1862) quanto na telenovela mexicana Rubí (2004), que trazem como protagonistas mulheres, com as quais seu público principal muitas vezes se identifica. Assim, a relação entre o romance e a telenovela, que a princípio pode parecer inusitada, vai se desenhando através das temáticas abordadas e do público que as consome. Com a análise das personagens buscaremos cumprir o objetivo maior da tese: descobrir e tecer relações entre telenovela e literatura, ambas manifestações culturais latino-americanas que se vinculam à sociedade e contribuem para a construção do nosso imaginário e de nossa identidade, um assunto extremamente importante para os estudos culturais e literários do continente. Para tanto, é necessário um estudo minucioso do romance e da telenovela. Nos romances de Alencar, temáticas como o casamento, as convenções sociais e a conduta feminina aceita serão tratadas com intensidade. Ainda vemos em várias telenovelas protagonistas com as mesmas características femininas desejáveis: altruístas e sacrificadas pelo bem do homem que amam ou dos seus filhos. Para analisarmos as personagens femininas das duas obras e questões relacionadas a elas, como a beleza, a maternidade, o dinheiro e rivalidades femininas, utilizaremos observações elaboradas por pensadoras feministas como Beauvoir (1949) e Wolf (1990). Enfocaremos a representação da identidade latino-americana nas telenovelas mexicanas, fundadas no melodrama, com origens apontadas na literatura de folhetim. No mundo contemporâneo, elas são um forte produto de exportação, fazendo com que a imagem transmitida tenha grande influência no imaginário sobre a América Latina de pessoas do mundo inteiro. Pensar essas relações e abordar a telenovela mexicana sob um ponto de vista literário, que pode ser considerado incomum, aponta diálogos entre a indústria cultural e a literatura culta, que também exploraremos, já que acreditamos que os consumidores da cultura de massas são sujeitos ativos e que a grande popularidade desses produtos está relacionada à construção do imaginário popular, à identificação entre espectadores e obra e ao resgate do ritual comunitário de presenciar representações
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Com a análise das personagens buscaremos cumprir o objetivo maior da tese: descobrir e tecer relações entre telenovela e literatura, ambas manifestações culturais latino-americanas que se vinculam à sociedade e contribuem para a construção do nosso imaginário e de nossa identidade, um assunto extremamente importante para os estudos culturais e literários do continente. Para tanto, é necessário um estudo minucioso do romance e da telenovela. Nos romances de Alencar, temáticas como o casamento, as convenções sociais e a conduta feminina aceita serão tratadas com intensidade. Ainda vemos em várias telenovelas protagonistas com as mesmas características femininas desejáveis: altruístas e sacrificadas pelo bem do homem que amam ou dos seus filhos. Para analisarmos as personagens femininas das duas obras e questões relacionadas a elas, como a beleza, a maternidade, o dinheiro e rivalidades femininas, utilizaremos observações elaboradas por pensadoras feministas como Beauvoir (1949) e Wolf (1990). Enfocaremos a representação da identidade latino-americana nas telenovelas mexicanas, fundadas no melodrama, com origens apontadas na literatura de folhetim. No mundo contemporâneo, elas são um forte produto de exportação, fazendo com que a imagem transmitida tenha grande influência no imaginário sobre a América Latina de pessoas do mundo inteiro. Pensar essas relações e abordar a telenovela mexicana sob um ponto de vista literário, que pode ser considerado incomum, aponta diálogos entre a indústria cultural e a literatura culta, que também exploraremos, já que acreditamos que os consumidores da cultura de massas são sujeitos ativos e que a grande popularidade desses produtos está relacionada à construção do imaginário popular, à identificação entre espectadores e obra e ao resgate do ritual comunitário de presenciar representaçõesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUna novela brasileña de José de Alencar, del siglo XIX, y una telenovela mexicana del inicio del siglo XXI: ¿qué tendrían en común, si son perfiles de mujeres presentados en locales, épocas y soportes diferentes? El tema del femenino está fuertemente presente tanto en la novela urbana Lucíola (1862) como en la telenovela mexicana Rubí (2004), que tienen mujeres como protagonistas, con quien su público principal muchas veces se identifica. Así, la relación entre la novela y la telenovela, que al principio puede parecer inusitada, se dibuja a través de las temáticas abordadas y del público que las consume. Con el análisis de los personajes en las obras buscaremos lograr el mayor objetivo de la tesis: descubrir y tejer relaciones entre telenovela y literatura, ambas manifestaciones culturales latinoamericanas que se relacionan a la sociedad y contribuyen para la construcción de nuestro imaginario y de nuestra identidad, un asunto sumamente importante para los estudios culturales y literarios del continente. Para ello, es necesario un estudio minucioso de la novela y de la telenovela. En las novelas de Alencar, temáticas como el matrimonio, las convenciones sociales y la conducta femenina estimada se tratarán con intensidad. Todavía vemos en muchas telenovelas protagonistas con las mismas características femeninas deseables: abnegadas y sacrificadas por el bien del hombre que aman o de sus hijos. Para el análisis de los personajes femeninos de las dos obras y cuestiones relacionadas a ellas, como la belleza, la maternidad, el dinero y rivalidades femeninas, utilizaremos observaciones desarrolladas por pensadoras feministas como Beauvoir (1949) y Wolf (1990). Enfocaremos la representación de la identidad latinoamericana en las telenovelas mexicanas, fundadas en el melodrama, con orígenes en la literatura de folletín. En el mundo contemporáneo, son un fuerte producto de exportación, y la imagen transmitida tiene gran influencia en el imaginario sobre América Latina. Pensar esas relaciones y abordar la telenovela mexicana de un punto de vista literario, que puede considerarse inusual, apunta diálogos entre la industria cultural y la literatura culta, que también exploraremos, ya que creemos que los consumidores de la cultura de masas son sujetos activos y que la gran popularidad de esos productos está relacionada a la construcción del imaginario popular, a la identificación entre espectadores y la obra y al rescate del ritual comunitario de presenciar representaciones171f.Reis, LiviaBragança, Maurício deDias, AndréSalles, LucianaMerino, Ximena Antonia DíazPalomares, Thais Maria Holanda Jerke Sevilla2020-11-05T16:05:22Z2020-11-05T16:05:22Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15801CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-21T17:26:12Zoai:app.uff.br:1/15801Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-21T17:26:12Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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