Atividades tutoriais para o Ensino de Física na Escola Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Philippe Heuseler
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9558
Resumo: Esta monografia propõe um material didático para o ensino de Física no nível médio com foco qualitativo. Baseado na disciplina universitária Física por Atividades, da Universidade Federal Fluminense, este material tem por objetivo contornar uma série de dificuldades encontradas no Ensino de Física do nível médio, principalmente a ideia de Física como uma matéria demasiadamente difícil e sua redução a equações e fórmulas. Este material busca exercer seu objetivo através de atividades curtas, que abordam os conteúdos de física de forma qualitativa, utilizando situações comuns e fáceis de compreender juntamente ao uso de uma sequência de questionamentos que permitam ao aluno concluir por seus próprios meios como se dá o funcionamento de certas mecânicas do universo. Neste trabalho se encontram oito atividades abordando conteúdos de mecânica, juntamente a uma descrição de seu processo de criação para facilitar a criação de materiais similares e um relatório do primeiro uso deste material, feito no colégio de aplicação da UFF.
id UFF-2_c1248969487d0a02edcbe7337c8e1006
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9558
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Atividades tutoriais para o Ensino de Física na Escola BásicaFísica por AtividadesAluno ProtagonistaEnsino de FísicaEnsino MédioAluno ProtagonistaFísica por AtividadesEnsino de FísicaEnsino MédioProdução intelectualPhysics through ActivitiesStudent ProtagonistPhysics TeachingHigh SchoolEsta monografia propõe um material didático para o ensino de Física no nível médio com foco qualitativo. Baseado na disciplina universitária Física por Atividades, da Universidade Federal Fluminense, este material tem por objetivo contornar uma série de dificuldades encontradas no Ensino de Física do nível médio, principalmente a ideia de Física como uma matéria demasiadamente difícil e sua redução a equações e fórmulas. Este material busca exercer seu objetivo através de atividades curtas, que abordam os conteúdos de física de forma qualitativa, utilizando situações comuns e fáceis de compreender juntamente ao uso de uma sequência de questionamentos que permitam ao aluno concluir por seus próprios meios como se dá o funcionamento de certas mecânicas do universo. Neste trabalho se encontram oito atividades abordando conteúdos de mecânica, juntamente a uma descrição de seu processo de criação para facilitar a criação de materiais similares e um relatório do primeiro uso deste material, feito no colégio de aplicação da UFF.This work contains both a proposal and a description of a type of teaching material. Such material is focused on the qualitative teaching of physics and is based on the existing material used on Physics through Activities, taught at Universidade Federal Fluminense. The proposed material attempts to overcome a series of difficulties faced on the current setting of high school physics teaching, mainly the idea the students have that physics is far too difficult of a subject and consists mainly of equations. The choice of method used on this material consists mainly of short activities, focused on the qualitative understanding of physics through everyday or easy to imagine situations, that are also easy to understand and rationalize about. These activities are explored through a series of questions which lead the students to make their own conclusions about certain mechanics of our universe and reflect on their validity based on their understanding of the world. There are eight activities on the subject of basic mechanics within this document with a description of their creation process to ease the development of similar material as well as a report on the first use of this material on a high school.Martins, Jorge Simões de SáMartins, Jorge Simões de SáMora, Tatiana ArenasNunes, Wallace de CastroDantas, Philippe Heuseler2019-05-21T18:03:21Z2019-05-21T18:03:21Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/octet-streamDantas, Philippe Heuseler. Atividades tutoriais para o Ensino de Física na Escola Básica. 2018. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9558http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-16T14:48:37Zoai:app.uff.br:1/9558Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:37.853938Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades tutoriais para o Ensino de Física na Escola Básica
title Atividades tutoriais para o Ensino de Física na Escola Básica
spellingShingle Atividades tutoriais para o Ensino de Física na Escola Básica
Dantas, Philippe Heuseler
Física por Atividades
Aluno Protagonista
Ensino de Física
Ensino Médio
Aluno Protagonista
Física por Atividades
Ensino de Física
Ensino Médio
Produção intelectual
Physics through Activities
Student Protagonist
Physics Teaching
High School
title_short Atividades tutoriais para o Ensino de Física na Escola Básica
title_full Atividades tutoriais para o Ensino de Física na Escola Básica
title_fullStr Atividades tutoriais para o Ensino de Física na Escola Básica
title_full_unstemmed Atividades tutoriais para o Ensino de Física na Escola Básica
title_sort Atividades tutoriais para o Ensino de Física na Escola Básica
author Dantas, Philippe Heuseler
author_facet Dantas, Philippe Heuseler
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Jorge Simões de Sá
Martins, Jorge Simões de Sá
Mora, Tatiana Arenas
Nunes, Wallace de Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Philippe Heuseler
dc.subject.por.fl_str_mv Física por Atividades
Aluno Protagonista
Ensino de Física
Ensino Médio
Aluno Protagonista
Física por Atividades
Ensino de Física
Ensino Médio
Produção intelectual
Physics through Activities
Student Protagonist
Physics Teaching
High School
topic Física por Atividades
Aluno Protagonista
Ensino de Física
Ensino Médio
Aluno Protagonista
Física por Atividades
Ensino de Física
Ensino Médio
Produção intelectual
Physics through Activities
Student Protagonist
Physics Teaching
High School
description Esta monografia propõe um material didático para o ensino de Física no nível médio com foco qualitativo. Baseado na disciplina universitária Física por Atividades, da Universidade Federal Fluminense, este material tem por objetivo contornar uma série de dificuldades encontradas no Ensino de Física do nível médio, principalmente a ideia de Física como uma matéria demasiadamente difícil e sua redução a equações e fórmulas. Este material busca exercer seu objetivo através de atividades curtas, que abordam os conteúdos de física de forma qualitativa, utilizando situações comuns e fáceis de compreender juntamente ao uso de uma sequência de questionamentos que permitam ao aluno concluir por seus próprios meios como se dá o funcionamento de certas mecânicas do universo. Neste trabalho se encontram oito atividades abordando conteúdos de mecânica, juntamente a uma descrição de seu processo de criação para facilitar a criação de materiais similares e um relatório do primeiro uso deste material, feito no colégio de aplicação da UFF.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-05-21T18:03:21Z
2019-05-21T18:03:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Dantas, Philippe Heuseler. Atividades tutoriais para o Ensino de Física na Escola Básica. 2018. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9558
identifier_str_mv Dantas, Philippe Heuseler. Atividades tutoriais para o Ensino de Física na Escola Básica. 2018. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823566177435648