Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13191 http://dx.doi.org/10.22409/PPG-MESC.2019.m.14165429732 |
Resumo: | A tendência de humanização de animais de estimação é crescente, gerando maior entendimento das necessidades especiais de cuidados intrínsecos. Dessa forma, surgem os Pet Shops, lojas especializadas em animais de estimação, em especial, cães, gatos, aves e peixes, as quais comercializam alimentos, roupas, brinquedos, perfumes, acessórios, remédios, animais de pequeno porte e serviços. O setor de pets atingiu R$18,9 bilhões em faturamento, em 2016 e, independente da crise econômica, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial de pet, representando 5,14% de um total de US$ 105,3 bilhões de faturamento em 2016. O número de Pet Shops no Brasil aumenta a cada ano, bem como o aumento da importância dos pets para seus tutores. Dessa forma, o mercado de Pets Shop está tendo que se reestruturar, para cada vez mais atender às necessidades dos consumidores. Para alcançar a vantagem competitiva almejada, as empresas buscam por funcionários capazes de solucionar problemas de forma criativa e inovadora. Seguindo essa lógica, o uso de estratégias do Design Thinking permite o desenvolvimento de habilidades e processos utilizados por designers, para que assim, cada indivíduo consiga contribuir com soluções inovadoras de problemas complexos. Este trabalho apresenta um projeto de serviços realizado em um Pet Shop localizado em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, tendo por objetivo o estudo de metodologias e ferramentas do Design Thinking e Design de Serviço para a reflexão de um projeto de serviços, com modelo de negócios competitivo e inovador, para o setor de Pet Shop. O emprego dessa sistemática possibilitou maior conhecimento sobre Design Thinking e, como resultado, obteve-se três telas de modelos de negócios inovadores para o setor de Pet Shop, além de vinte e duas ideias geradas, das quais três foram prototipadas |
id |
UFF-2_c18daf1cd075463f7af0e4f0efde2a29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/13191 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shopDesign thinkingDesign de serviçoModelo de negóciosBusiness model canvasProjeto de serviçosPet shopModelo de negócioDesign thinkingProjeto de serviçoLoja de produto para animalDesign thinkingService designBusiness modelBusiness model canvasService projectPet shopA tendência de humanização de animais de estimação é crescente, gerando maior entendimento das necessidades especiais de cuidados intrínsecos. Dessa forma, surgem os Pet Shops, lojas especializadas em animais de estimação, em especial, cães, gatos, aves e peixes, as quais comercializam alimentos, roupas, brinquedos, perfumes, acessórios, remédios, animais de pequeno porte e serviços. O setor de pets atingiu R$18,9 bilhões em faturamento, em 2016 e, independente da crise econômica, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial de pet, representando 5,14% de um total de US$ 105,3 bilhões de faturamento em 2016. O número de Pet Shops no Brasil aumenta a cada ano, bem como o aumento da importância dos pets para seus tutores. Dessa forma, o mercado de Pets Shop está tendo que se reestruturar, para cada vez mais atender às necessidades dos consumidores. Para alcançar a vantagem competitiva almejada, as empresas buscam por funcionários capazes de solucionar problemas de forma criativa e inovadora. Seguindo essa lógica, o uso de estratégias do Design Thinking permite o desenvolvimento de habilidades e processos utilizados por designers, para que assim, cada indivíduo consiga contribuir com soluções inovadoras de problemas complexos. Este trabalho apresenta um projeto de serviços realizado em um Pet Shop localizado em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, tendo por objetivo o estudo de metodologias e ferramentas do Design Thinking e Design de Serviço para a reflexão de um projeto de serviços, com modelo de negócios competitivo e inovador, para o setor de Pet Shop. O emprego dessa sistemática possibilitou maior conhecimento sobre Design Thinking e, como resultado, obteve-se três telas de modelos de negócios inovadores para o setor de Pet Shop, além de vinte e duas ideias geradas, das quais três foram prototipadasThe trend towards humanization of pets has increased over the years, generating greater knowledge of the necessity of intrinsic care. It leads to the rise of Pet Shops, specialized stores on domesticated animals like dogs, cats, birds and fish. These stores sell food, clothing, toys, perfumes, accessories, medicine, small animals and services. The pet sector reached R$ 18.9 billion in sales in 2016 and, regardless of the economic crisis, Brazil is the third largest world pet market, accounting for 5.14% of a total of $ 105.3 billion in sales in 2016. The number of pet shops in Brazil increases each year, as well as the importance of pets for their tutors. Therefore, the Pet Shop market is having to restructure itself to meet the needs of consumers. To achieve the desired competitive advantage, companies look for employees who are able to solve problems creatively and innovatively. The use of Design Thinking strategies allows the development of skills and processes used by designers, in a way that each individual can contribute with innovative solutions to complex problems. This paper presents a business project conducted in a Pet Shop located in Nova Friburgo, Rio de Janeiro to study Design Thinking methodologies and tools and service design focussing on a competitive and innovative business model in the Market of Pet Shop. The use of this system made possible a knowledge about Design Thinking that leaded to twenty-two ideas. As a result, we obtained three screens of innovative business models for Pet Shops which were prototyped108f.Rio das OstrasSilva, Guido VazNarcizo, Ramon BaptistaSilva, Carlos Eduardo Lopes dahttp://lattes.cnpq.br/9883880179207671http://lattes.cnpq.br/9847110744718539http://lattes.cnpq.br/9847110744718539http://lattes.cnpq.br/7279474254883059http://lattes.cnpq.br/3661779648574360Souza, Juliana Machado Azevedo de2020-04-01T18:12:12Z2020-04-01T18:12:12Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSouza, Juliana Machado Azevedo de. Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop. 2019. 108 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Engenharia de produção e Sistemas Computacionais) - Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13191Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PPG-MESC.2019.m.14165429732CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-20T19:33:24Zoai:app.uff.br:1/13191Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:56.694709Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop |
title |
Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop |
spellingShingle |
Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop Souza, Juliana Machado Azevedo de Design thinking Design de serviço Modelo de negócios Business model canvas Projeto de serviços Pet shop Modelo de negócio Design thinking Projeto de serviço Loja de produto para animal Design thinking Service design Business model Business model canvas Service project Pet shop |
title_short |
Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop |
title_full |
Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop |
title_fullStr |
Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop |
title_full_unstemmed |
Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop |
title_sort |
Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop |
author |
Souza, Juliana Machado Azevedo de |
author_facet |
Souza, Juliana Machado Azevedo de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Guido Vaz Narcizo, Ramon Baptista Silva, Carlos Eduardo Lopes da http://lattes.cnpq.br/9883880179207671 http://lattes.cnpq.br/9847110744718539 http://lattes.cnpq.br/9847110744718539 http://lattes.cnpq.br/7279474254883059 http://lattes.cnpq.br/3661779648574360 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Juliana Machado Azevedo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design thinking Design de serviço Modelo de negócios Business model canvas Projeto de serviços Pet shop Modelo de negócio Design thinking Projeto de serviço Loja de produto para animal Design thinking Service design Business model Business model canvas Service project Pet shop |
topic |
Design thinking Design de serviço Modelo de negócios Business model canvas Projeto de serviços Pet shop Modelo de negócio Design thinking Projeto de serviço Loja de produto para animal Design thinking Service design Business model Business model canvas Service project Pet shop |
description |
A tendência de humanização de animais de estimação é crescente, gerando maior entendimento das necessidades especiais de cuidados intrínsecos. Dessa forma, surgem os Pet Shops, lojas especializadas em animais de estimação, em especial, cães, gatos, aves e peixes, as quais comercializam alimentos, roupas, brinquedos, perfumes, acessórios, remédios, animais de pequeno porte e serviços. O setor de pets atingiu R$18,9 bilhões em faturamento, em 2016 e, independente da crise econômica, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial de pet, representando 5,14% de um total de US$ 105,3 bilhões de faturamento em 2016. O número de Pet Shops no Brasil aumenta a cada ano, bem como o aumento da importância dos pets para seus tutores. Dessa forma, o mercado de Pets Shop está tendo que se reestruturar, para cada vez mais atender às necessidades dos consumidores. Para alcançar a vantagem competitiva almejada, as empresas buscam por funcionários capazes de solucionar problemas de forma criativa e inovadora. Seguindo essa lógica, o uso de estratégias do Design Thinking permite o desenvolvimento de habilidades e processos utilizados por designers, para que assim, cada indivíduo consiga contribuir com soluções inovadoras de problemas complexos. Este trabalho apresenta um projeto de serviços realizado em um Pet Shop localizado em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, tendo por objetivo o estudo de metodologias e ferramentas do Design Thinking e Design de Serviço para a reflexão de um projeto de serviços, com modelo de negócios competitivo e inovador, para o setor de Pet Shop. O emprego dessa sistemática possibilitou maior conhecimento sobre Design Thinking e, como resultado, obteve-se três telas de modelos de negócios inovadores para o setor de Pet Shop, além de vinte e duas ideias geradas, das quais três foram prototipadas |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-04-01T18:12:12Z 2020-04-01T18:12:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Souza, Juliana Machado Azevedo de. Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop. 2019. 108 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Engenharia de produção e Sistemas Computacionais) - Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/13191 Aluno de Mestrado http://dx.doi.org/10.22409/PPG-MESC.2019.m.14165429732 |
identifier_str_mv |
Souza, Juliana Machado Azevedo de. Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop. 2019. 108 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Engenharia de produção e Sistemas Computacionais) - Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, 2019. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13191 http://dx.doi.org/10.22409/PPG-MESC.2019.m.14165429732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Rio das Ostras |
publisher.none.fl_str_mv |
Rio das Ostras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823606744743936 |