Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Juliana Machado Azevedo de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13191
http://dx.doi.org/10.22409/PPG-MESC.2019.m.14165429732
Resumo: A tendência de humanização de animais de estimação é crescente, gerando maior entendimento das necessidades especiais de cuidados intrínsecos. Dessa forma, surgem os Pet Shops, lojas especializadas em animais de estimação, em especial, cães, gatos, aves e peixes, as quais comercializam alimentos, roupas, brinquedos, perfumes, acessórios, remédios, animais de pequeno porte e serviços. O setor de pets atingiu R$18,9 bilhões em faturamento, em 2016 e, independente da crise econômica, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial de pet, representando 5,14% de um total de US$ 105,3 bilhões de faturamento em 2016. O número de Pet Shops no Brasil aumenta a cada ano, bem como o aumento da importância dos pets para seus tutores. Dessa forma, o mercado de Pets Shop está tendo que se reestruturar, para cada vez mais atender às necessidades dos consumidores. Para alcançar a vantagem competitiva almejada, as empresas buscam por funcionários capazes de solucionar problemas de forma criativa e inovadora. Seguindo essa lógica, o uso de estratégias do Design Thinking permite o desenvolvimento de habilidades e processos utilizados por designers, para que assim, cada indivíduo consiga contribuir com soluções inovadoras de problemas complexos. Este trabalho apresenta um projeto de serviços realizado em um Pet Shop localizado em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, tendo por objetivo o estudo de metodologias e ferramentas do Design Thinking e Design de Serviço para a reflexão de um projeto de serviços, com modelo de negócios competitivo e inovador, para o setor de Pet Shop. O emprego dessa sistemática possibilitou maior conhecimento sobre Design Thinking e, como resultado, obteve-se três telas de modelos de negócios inovadores para o setor de Pet Shop, além de vinte e duas ideias geradas, das quais três foram prototipadas
id UFF-2_c18daf1cd075463f7af0e4f0efde2a29
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13191
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shopDesign thinkingDesign de serviçoModelo de negóciosBusiness model canvasProjeto de serviçosPet shopModelo de negócioDesign thinkingProjeto de serviçoLoja de produto para animalDesign thinkingService designBusiness modelBusiness model canvasService projectPet shopA tendência de humanização de animais de estimação é crescente, gerando maior entendimento das necessidades especiais de cuidados intrínsecos. Dessa forma, surgem os Pet Shops, lojas especializadas em animais de estimação, em especial, cães, gatos, aves e peixes, as quais comercializam alimentos, roupas, brinquedos, perfumes, acessórios, remédios, animais de pequeno porte e serviços. O setor de pets atingiu R$18,9 bilhões em faturamento, em 2016 e, independente da crise econômica, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial de pet, representando 5,14% de um total de US$ 105,3 bilhões de faturamento em 2016. O número de Pet Shops no Brasil aumenta a cada ano, bem como o aumento da importância dos pets para seus tutores. Dessa forma, o mercado de Pets Shop está tendo que se reestruturar, para cada vez mais atender às necessidades dos consumidores. Para alcançar a vantagem competitiva almejada, as empresas buscam por funcionários capazes de solucionar problemas de forma criativa e inovadora. Seguindo essa lógica, o uso de estratégias do Design Thinking permite o desenvolvimento de habilidades e processos utilizados por designers, para que assim, cada indivíduo consiga contribuir com soluções inovadoras de problemas complexos. Este trabalho apresenta um projeto de serviços realizado em um Pet Shop localizado em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, tendo por objetivo o estudo de metodologias e ferramentas do Design Thinking e Design de Serviço para a reflexão de um projeto de serviços, com modelo de negócios competitivo e inovador, para o setor de Pet Shop. O emprego dessa sistemática possibilitou maior conhecimento sobre Design Thinking e, como resultado, obteve-se três telas de modelos de negócios inovadores para o setor de Pet Shop, além de vinte e duas ideias geradas, das quais três foram prototipadasThe trend towards humanization of pets has increased over the years, generating greater knowledge of the necessity of intrinsic care. It leads to the rise of Pet Shops, specialized stores on domesticated animals like dogs, cats, birds and fish. These stores sell food, clothing, toys, perfumes, accessories, medicine, small animals and services. The pet sector reached R$ 18.9 billion in sales in 2016 and, regardless of the economic crisis, Brazil is the third largest world pet market, accounting for 5.14% of a total of $ 105.3 billion in sales in 2016. The number of pet shops in Brazil increases each year, as well as the importance of pets for their tutors. Therefore, the Pet Shop market is having to restructure itself to meet the needs of consumers. To achieve the desired competitive advantage, companies look for employees who are able to solve problems creatively and innovatively. The use of Design Thinking strategies allows the development of skills and processes used by designers, in a way that each individual can contribute with innovative solutions to complex problems. This paper presents a business project conducted in a Pet Shop located in Nova Friburgo, Rio de Janeiro to study Design Thinking methodologies and tools and service design focussing on a competitive and innovative business model in the Market of Pet Shop. The use of this system made possible a knowledge about Design Thinking that leaded to twenty-two ideas. As a result, we obtained three screens of innovative business models for Pet Shops which were prototyped108f.Rio das OstrasSilva, Guido VazNarcizo, Ramon BaptistaSilva, Carlos Eduardo Lopes dahttp://lattes.cnpq.br/9883880179207671http://lattes.cnpq.br/9847110744718539http://lattes.cnpq.br/9847110744718539http://lattes.cnpq.br/7279474254883059http://lattes.cnpq.br/3661779648574360Souza, Juliana Machado Azevedo de2020-04-01T18:12:12Z2020-04-01T18:12:12Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSouza, Juliana Machado Azevedo de. Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop. 2019. 108 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Engenharia de produção e Sistemas Computacionais) - Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13191Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PPG-MESC.2019.m.14165429732CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-20T19:33:24Zoai:app.uff.br:1/13191Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:56.694709Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop
title Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop
spellingShingle Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop
Souza, Juliana Machado Azevedo de
Design thinking
Design de serviço
Modelo de negócios
Business model canvas
Projeto de serviços
Pet shop
Modelo de negócio
Design thinking
Projeto de serviço
Loja de produto para animal
Design thinking
Service design
Business model
Business model canvas
Service project
Pet shop
title_short Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop
title_full Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop
title_fullStr Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop
title_full_unstemmed Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop
title_sort Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop
author Souza, Juliana Machado Azevedo de
author_facet Souza, Juliana Machado Azevedo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Guido Vaz
Narcizo, Ramon Baptista
Silva, Carlos Eduardo Lopes da
http://lattes.cnpq.br/9883880179207671
http://lattes.cnpq.br/9847110744718539
http://lattes.cnpq.br/9847110744718539
http://lattes.cnpq.br/7279474254883059
http://lattes.cnpq.br/3661779648574360
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Juliana Machado Azevedo de
dc.subject.por.fl_str_mv Design thinking
Design de serviço
Modelo de negócios
Business model canvas
Projeto de serviços
Pet shop
Modelo de negócio
Design thinking
Projeto de serviço
Loja de produto para animal
Design thinking
Service design
Business model
Business model canvas
Service project
Pet shop
topic Design thinking
Design de serviço
Modelo de negócios
Business model canvas
Projeto de serviços
Pet shop
Modelo de negócio
Design thinking
Projeto de serviço
Loja de produto para animal
Design thinking
Service design
Business model
Business model canvas
Service project
Pet shop
description A tendência de humanização de animais de estimação é crescente, gerando maior entendimento das necessidades especiais de cuidados intrínsecos. Dessa forma, surgem os Pet Shops, lojas especializadas em animais de estimação, em especial, cães, gatos, aves e peixes, as quais comercializam alimentos, roupas, brinquedos, perfumes, acessórios, remédios, animais de pequeno porte e serviços. O setor de pets atingiu R$18,9 bilhões em faturamento, em 2016 e, independente da crise econômica, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial de pet, representando 5,14% de um total de US$ 105,3 bilhões de faturamento em 2016. O número de Pet Shops no Brasil aumenta a cada ano, bem como o aumento da importância dos pets para seus tutores. Dessa forma, o mercado de Pets Shop está tendo que se reestruturar, para cada vez mais atender às necessidades dos consumidores. Para alcançar a vantagem competitiva almejada, as empresas buscam por funcionários capazes de solucionar problemas de forma criativa e inovadora. Seguindo essa lógica, o uso de estratégias do Design Thinking permite o desenvolvimento de habilidades e processos utilizados por designers, para que assim, cada indivíduo consiga contribuir com soluções inovadoras de problemas complexos. Este trabalho apresenta um projeto de serviços realizado em um Pet Shop localizado em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, tendo por objetivo o estudo de metodologias e ferramentas do Design Thinking e Design de Serviço para a reflexão de um projeto de serviços, com modelo de negócios competitivo e inovador, para o setor de Pet Shop. O emprego dessa sistemática possibilitou maior conhecimento sobre Design Thinking e, como resultado, obteve-se três telas de modelos de negócios inovadores para o setor de Pet Shop, além de vinte e duas ideias geradas, das quais três foram prototipadas
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-01T18:12:12Z
2020-04-01T18:12:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Souza, Juliana Machado Azevedo de. Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop. 2019. 108 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Engenharia de produção e Sistemas Computacionais) - Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13191
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PPG-MESC.2019.m.14165429732
identifier_str_mv Souza, Juliana Machado Azevedo de. Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop. 2019. 108 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Engenharia de produção e Sistemas Computacionais) - Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, 2019.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13191
http://dx.doi.org/10.22409/PPG-MESC.2019.m.14165429732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Rio das Ostras
publisher.none.fl_str_mv Rio das Ostras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823606744743936