A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Luisa Dias da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27910
Resumo: No presente trabalho, realizou-se um estudo de caso que explora a comunicação de marketing nas mídias sociais digitais em uma pequena empresa de biquinis. Aborda-se o processo de planejamento, criação de conteúdo publicitário e estratégias da comunicação de marketing adotadas pelo negócio. Para tanto, busca-se inicialmente o entendimento dos estudos e teorias já publicadas sobre o assunto, criando-se base para o trabalho dentro do referencial teórico. Além disso, foram realizadas entrevistas em profundidade com a sócia e profissional responsável pelo marketing da empresa, análise documental de relatórios de engajamento gerados pelas próprias plataformas digitais, bem como feedback das clientes. A análise dos resultados mostrou que a utilização das mídias sociais digitais na comunicação de marketing da pequena empresa foi determinante para a consolidação da identidade da marca. As estratégias utilizadas no plano de comunicação de marketing contribuíram para o aumento do engajamento nas páginas da marca, atraindo e fidelizando novas clientes
id UFF-2_c1a0ec546609ad63eb66de70ae7b2339
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27910
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínisComunicação de marketingComunicação de marketing na mídias sociais digitaisMarketing digitalPequenas empresasMarketing digitalPequena empresaMarketing communicationDigital marketingDigital social media marketing communicationSmall businessNo presente trabalho, realizou-se um estudo de caso que explora a comunicação de marketing nas mídias sociais digitais em uma pequena empresa de biquinis. Aborda-se o processo de planejamento, criação de conteúdo publicitário e estratégias da comunicação de marketing adotadas pelo negócio. Para tanto, busca-se inicialmente o entendimento dos estudos e teorias já publicadas sobre o assunto, criando-se base para o trabalho dentro do referencial teórico. Além disso, foram realizadas entrevistas em profundidade com a sócia e profissional responsável pelo marketing da empresa, análise documental de relatórios de engajamento gerados pelas próprias plataformas digitais, bem como feedback das clientes. A análise dos resultados mostrou que a utilização das mídias sociais digitais na comunicação de marketing da pequena empresa foi determinante para a consolidação da identidade da marca. As estratégias utilizadas no plano de comunicação de marketing contribuíram para o aumento do engajamento nas páginas da marca, atraindo e fidelizando novas clientesIn the current paper, the case study explores marketing communication in the social digital media of a small business. The planning process, advertising content creation and marketing communication strategies adopted by the business have been analyzed. Therefore, the understanding of studies and theories already published about the subject occurs initially, structuring the basis for the study within the theoretical framework. In addition to that, in-depth interviews with the business partner and professional responsible for the company's marketing have been conducted, as well as documentary analysis of engagement reports generated by the digital platforms, and customer’s feedback. The results analysis showed the use of digital social media in the small business marketing communication has been decisive for the brand's identity consolidation. The strategies used in the marketing communication plan have contributed to increase engagement on the brand's social media pages, constantly attracting new customers54Paula, Renata Céli Moreira da Silvalattes.cnpq.br/1059979897312592Saraiva, Ernani Vianalattes.cnpq.br/7569190015812846Silva, Giuliano Alves Borges elattes.cnpq.br/9379724675517501Gomes, Luisa Dias da Silva2023-02-16T14:15:05Z2023-02-16T14:15:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Luisa Dias da Silva. A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27910CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-16T14:15:09Zoai:app.uff.br:1/27910Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-16T14:15:09Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis
title A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis
spellingShingle A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis
Gomes, Luisa Dias da Silva
Comunicação de marketing
Comunicação de marketing na mídias sociais digitais
Marketing digital
Pequenas empresas
Marketing digital
Pequena empresa
Marketing communication
Digital marketing
Digital social media marketing communication
Small business
title_short A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis
title_full A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis
title_fullStr A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis
title_full_unstemmed A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis
title_sort A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis
author Gomes, Luisa Dias da Silva
author_facet Gomes, Luisa Dias da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paula, Renata Céli Moreira da Silva
lattes.cnpq.br/1059979897312592
Saraiva, Ernani Viana
lattes.cnpq.br/7569190015812846
Silva, Giuliano Alves Borges e
lattes.cnpq.br/9379724675517501
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Luisa Dias da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação de marketing
Comunicação de marketing na mídias sociais digitais
Marketing digital
Pequenas empresas
Marketing digital
Pequena empresa
Marketing communication
Digital marketing
Digital social media marketing communication
Small business
topic Comunicação de marketing
Comunicação de marketing na mídias sociais digitais
Marketing digital
Pequenas empresas
Marketing digital
Pequena empresa
Marketing communication
Digital marketing
Digital social media marketing communication
Small business
description No presente trabalho, realizou-se um estudo de caso que explora a comunicação de marketing nas mídias sociais digitais em uma pequena empresa de biquinis. Aborda-se o processo de planejamento, criação de conteúdo publicitário e estratégias da comunicação de marketing adotadas pelo negócio. Para tanto, busca-se inicialmente o entendimento dos estudos e teorias já publicadas sobre o assunto, criando-se base para o trabalho dentro do referencial teórico. Além disso, foram realizadas entrevistas em profundidade com a sócia e profissional responsável pelo marketing da empresa, análise documental de relatórios de engajamento gerados pelas próprias plataformas digitais, bem como feedback das clientes. A análise dos resultados mostrou que a utilização das mídias sociais digitais na comunicação de marketing da pequena empresa foi determinante para a consolidação da identidade da marca. As estratégias utilizadas no plano de comunicação de marketing contribuíram para o aumento do engajamento nas páginas da marca, atraindo e fidelizando novas clientes
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-16T14:15:05Z
2023-02-16T14:15:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Luisa Dias da Silva. A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27910
identifier_str_mv GOMES, Luisa Dias da Silva. A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838849983840256