A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27910 |
Resumo: | No presente trabalho, realizou-se um estudo de caso que explora a comunicação de marketing nas mídias sociais digitais em uma pequena empresa de biquinis. Aborda-se o processo de planejamento, criação de conteúdo publicitário e estratégias da comunicação de marketing adotadas pelo negócio. Para tanto, busca-se inicialmente o entendimento dos estudos e teorias já publicadas sobre o assunto, criando-se base para o trabalho dentro do referencial teórico. Além disso, foram realizadas entrevistas em profundidade com a sócia e profissional responsável pelo marketing da empresa, análise documental de relatórios de engajamento gerados pelas próprias plataformas digitais, bem como feedback das clientes. A análise dos resultados mostrou que a utilização das mídias sociais digitais na comunicação de marketing da pequena empresa foi determinante para a consolidação da identidade da marca. As estratégias utilizadas no plano de comunicação de marketing contribuíram para o aumento do engajamento nas páginas da marca, atraindo e fidelizando novas clientes |
id |
UFF-2_c1a0ec546609ad63eb66de70ae7b2339 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/27910 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínisComunicação de marketingComunicação de marketing na mídias sociais digitaisMarketing digitalPequenas empresasMarketing digitalPequena empresaMarketing communicationDigital marketingDigital social media marketing communicationSmall businessNo presente trabalho, realizou-se um estudo de caso que explora a comunicação de marketing nas mídias sociais digitais em uma pequena empresa de biquinis. Aborda-se o processo de planejamento, criação de conteúdo publicitário e estratégias da comunicação de marketing adotadas pelo negócio. Para tanto, busca-se inicialmente o entendimento dos estudos e teorias já publicadas sobre o assunto, criando-se base para o trabalho dentro do referencial teórico. Além disso, foram realizadas entrevistas em profundidade com a sócia e profissional responsável pelo marketing da empresa, análise documental de relatórios de engajamento gerados pelas próprias plataformas digitais, bem como feedback das clientes. A análise dos resultados mostrou que a utilização das mídias sociais digitais na comunicação de marketing da pequena empresa foi determinante para a consolidação da identidade da marca. As estratégias utilizadas no plano de comunicação de marketing contribuíram para o aumento do engajamento nas páginas da marca, atraindo e fidelizando novas clientesIn the current paper, the case study explores marketing communication in the social digital media of a small business. The planning process, advertising content creation and marketing communication strategies adopted by the business have been analyzed. Therefore, the understanding of studies and theories already published about the subject occurs initially, structuring the basis for the study within the theoretical framework. In addition to that, in-depth interviews with the business partner and professional responsible for the company's marketing have been conducted, as well as documentary analysis of engagement reports generated by the digital platforms, and customer’s feedback. The results analysis showed the use of digital social media in the small business marketing communication has been decisive for the brand's identity consolidation. The strategies used in the marketing communication plan have contributed to increase engagement on the brand's social media pages, constantly attracting new customers54Paula, Renata Céli Moreira da Silvalattes.cnpq.br/1059979897312592Saraiva, Ernani Vianalattes.cnpq.br/7569190015812846Silva, Giuliano Alves Borges elattes.cnpq.br/9379724675517501Gomes, Luisa Dias da Silva2023-02-16T14:15:05Z2023-02-16T14:15:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Luisa Dias da Silva. A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27910CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-16T14:15:09Zoai:app.uff.br:1/27910Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-16T14:15:09Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis |
title |
A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis |
spellingShingle |
A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis Gomes, Luisa Dias da Silva Comunicação de marketing Comunicação de marketing na mídias sociais digitais Marketing digital Pequenas empresas Marketing digital Pequena empresa Marketing communication Digital marketing Digital social media marketing communication Small business |
title_short |
A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis |
title_full |
A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis |
title_fullStr |
A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis |
title_full_unstemmed |
A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis |
title_sort |
A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis |
author |
Gomes, Luisa Dias da Silva |
author_facet |
Gomes, Luisa Dias da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paula, Renata Céli Moreira da Silva lattes.cnpq.br/1059979897312592 Saraiva, Ernani Viana lattes.cnpq.br/7569190015812846 Silva, Giuliano Alves Borges e lattes.cnpq.br/9379724675517501 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Luisa Dias da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação de marketing Comunicação de marketing na mídias sociais digitais Marketing digital Pequenas empresas Marketing digital Pequena empresa Marketing communication Digital marketing Digital social media marketing communication Small business |
topic |
Comunicação de marketing Comunicação de marketing na mídias sociais digitais Marketing digital Pequenas empresas Marketing digital Pequena empresa Marketing communication Digital marketing Digital social media marketing communication Small business |
description |
No presente trabalho, realizou-se um estudo de caso que explora a comunicação de marketing nas mídias sociais digitais em uma pequena empresa de biquinis. Aborda-se o processo de planejamento, criação de conteúdo publicitário e estratégias da comunicação de marketing adotadas pelo negócio. Para tanto, busca-se inicialmente o entendimento dos estudos e teorias já publicadas sobre o assunto, criando-se base para o trabalho dentro do referencial teórico. Além disso, foram realizadas entrevistas em profundidade com a sócia e profissional responsável pelo marketing da empresa, análise documental de relatórios de engajamento gerados pelas próprias plataformas digitais, bem como feedback das clientes. A análise dos resultados mostrou que a utilização das mídias sociais digitais na comunicação de marketing da pequena empresa foi determinante para a consolidação da identidade da marca. As estratégias utilizadas no plano de comunicação de marketing contribuíram para o aumento do engajamento nas páginas da marca, atraindo e fidelizando novas clientes |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-16T14:15:05Z 2023-02-16T14:15:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Luisa Dias da Silva. A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/27910 |
identifier_str_mv |
GOMES, Luisa Dias da Silva. A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838849983840256 |