Sistemática para avaliação de curso de graduação em Engenharia de Produção visando atender à demanda da indústria 4.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rodrigo Gris de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30497
Resumo: A quarta revolução industrial, onde a Indústria 4.0 está inserida, apresenta processo de transformação socioeconômico profundo, com alterações importantes nas relações comerciais, industriais e pessoais. Especificamente, as indústrias enfrentam concorrência globalizada. Agilidade e assertividade são imprescindíveis para inovar e atender demandas personalizadas e rápidas. A produção torna-se inteligente e flexível para adequar capacidades produtivas e atender expectativas dos clientes. O que eram processos, tornaram-se linhas automatizadas, complexas e interligadas. No centro deste desafio estão pessoas que precisam ser capazes de lidar com a grande quantidade de informações das máquinas, alta complexidade e com abordagem estratégica. Nesse sentido, qualificar os profissionais é uma necessidade inadiável. Objetivo: Uma das vertentes de capacitação para a Indústria 4.0 são as instituições de ensino superior. Os engenheiros precisam se capacitar para adquirir os novos conhecimentos requeridos pela indústria 4.0, de forma que lhes permitam atuar nesse ambiente em busca de soluções alinhadas com o novo cenário. Identificada em vários relatórios como a engenharia integradora de tecnologia, automação e gestão, a Engenharia de Produção apresenta-se como um dos pontos centrais, no fornecimento de profissionais que conduzirão processos de implementação da Indústria 4.0. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é propor um modelo para avaliação do curso de graduação em engenharia de produção, visando atender a demanda originada pela indústria 4.0. Metodologia: A metodologia que suportou esta pesquisa compreendeu três etapas: a primeira contribuiu para a identificação dos conhecimentos requeridos pela indústria 4.0 na revisão da literatura; a segunda teve o objetivo de realizar um diagnóstico dos cursos hoje ofertados pelas universidades brasileiras e a necessidade de incorporação de novos conhecimentos; e a terceira contribuiu para a validação do modelo em uma aplicação real. O instrumento de pesquisa utilizado para a aplicação do modelo se pautou numa escala de satisfação comumente utilizado para o desenvolvimento de produtos. Portanto, a pesquisa se classifica como exploratória, bibliográfica, qualitativa, suportada por uma pesquisa bibliométrica e aplicação de pesquisa survey. Justifica-se a escolha do curso onde foi aplicado o modelo de diagnóstico pois é uma instituição com relevância entre as universidades federais, tendo sido avaliada com nota máxima no último resultado disponível do Exame Nacional de desempenho de Estudantes (Enade). Achados: Com base na pesquisa bibliométrica e documental foi possível identificar que tanto a forma de ensino hoje utilizada como o conteúdo técnico precisam ser revisados/atualizados para atenderem à demanda da indústria 4.0. Após a aplicação da pesquisa survey foi possível constatar que 70% dos respondentes consideram que as disciplinas / ementas dos atuais cursos de engenharia de produção não estão adequadas para capacitar o engenheiro de produção a atuar na indústria 4.0. Foi verificada também a necessidade da aproximação da indústria com a universidade, sendo que a fábrica de aprendizagem, onde o aluno possa simular todo o processo de uma indústria, poderia ser o caminho. Segundo os respondentes, os conhecimentos que possuem prioridade em sua implementação nos currículos são: big data, simulação avançada, estatística para grande quantidade de informação e realidade virtual. Originalidade e Contribuição do Trabalho: Embora o tema indústria 4.0 esteja sendo discutido no meio científico, nas universidades ainda não se percebem ações estruturantes para que os cursos de engenharia possam se adequar frente aos conhecimentos requeridos pela indústria 4.0. A contribuição desta tese está relacionada com o avanço na identificação dos conhecimentos que devem permear em todos os cursos de engenharia de produção. Limitações: As principais limitações presentes na pesquisa são inerentes aos métodos escolhidos. Isto é, a revisão bibliográfica sistemática não cobre todas as discussões sobre as competências e habilidades requeridas pela indústria 4.0. O trabalho focou nos conhecimentos requeridos pela Indústria 4.0. A proposta e validação do modelo passa pela subjetividade do pesquisador na elaboração do modelo e pela peculiaridade do perfil da amostra utilizada. Aplicações: As principais aplicações deste trabalho estão voltadas ao apoio e orientação aos coordenadores de cursos de graduação em engenharia de produção, para que possam utilizar para adequação do plano curricular e as estratégias pedagógicas, visando atendimento ao requerido pela indústria 4.0
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No centro deste desafio estão pessoas que precisam ser capazes de lidar com a grande quantidade de informações das máquinas, alta complexidade e com abordagem estratégica. Nesse sentido, qualificar os profissionais é uma necessidade inadiável. Objetivo: Uma das vertentes de capacitação para a Indústria 4.0 são as instituições de ensino superior. Os engenheiros precisam se capacitar para adquirir os novos conhecimentos requeridos pela indústria 4.0, de forma que lhes permitam atuar nesse ambiente em busca de soluções alinhadas com o novo cenário. Identificada em vários relatórios como a engenharia integradora de tecnologia, automação e gestão, a Engenharia de Produção apresenta-se como um dos pontos centrais, no fornecimento de profissionais que conduzirão processos de implementação da Indústria 4.0. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é propor um modelo para avaliação do curso de graduação em engenharia de produção, visando atender a demanda originada pela indústria 4.0. 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