O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7063 |
Resumo: | Não resta dúvida que a retórica quanto ao melhor modo de ensinar mudou, e muitos docentes já acreditam que propiciar aulas alternativas, com recursos e materiais educativos variados é de grande valia. Mas pouco mudou efetivamente, e a maioria esmagadora das aulas está somente sob a tríade professor, aluno e quadro negro, que sendo rotineiras desmotivam o estudante a se predispor a aprender, e especificamente a aprender significativamente, que é a base da proposta deste trabalho. Com ênfase na questão das aulas alternativas, propomos o uso de vídeos retirados da internet e editados para compor aulas de Física sobre determinados temas. Os vídeos por si só já são uma maneira de interessar os alunos em direção à proposta pedagógica do professor, mas a preparação dos vídeos e a utilização de uma metodologia baseada em discussões e debates à posteriori é o foco da nossa atenção. Nesse sentido, como instrumento facilitador da aprendizagem significativa, propomos o uso de um questionário baseado no Vê Epistemológico de Gowin, que auxilia o aprendiz a “desempacotar” o conhecimento científico contido nos vídeos. Assim, visamos exemplificar para os docentes um modo de levar a teoria da aprendizagem significativa para o contexto escolar |
id |
UFF-2_c2de057eef1d29ba197f0ac53a5eae45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/7063 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativaEnsino de físicaAprendizagem significativaVê epistemológico de GowinVídeo em sala de aulaEnsino de físicaAprendizagem significativaVê epistemológico de GowinVídeo em educaçãoPhysics teachingMeaningful learningGowin’s knowledge veeVideo in the classroomNão resta dúvida que a retórica quanto ao melhor modo de ensinar mudou, e muitos docentes já acreditam que propiciar aulas alternativas, com recursos e materiais educativos variados é de grande valia. Mas pouco mudou efetivamente, e a maioria esmagadora das aulas está somente sob a tríade professor, aluno e quadro negro, que sendo rotineiras desmotivam o estudante a se predispor a aprender, e especificamente a aprender significativamente, que é a base da proposta deste trabalho. Com ênfase na questão das aulas alternativas, propomos o uso de vídeos retirados da internet e editados para compor aulas de Física sobre determinados temas. Os vídeos por si só já são uma maneira de interessar os alunos em direção à proposta pedagógica do professor, mas a preparação dos vídeos e a utilização de uma metodologia baseada em discussões e debates à posteriori é o foco da nossa atenção. Nesse sentido, como instrumento facilitador da aprendizagem significativa, propomos o uso de um questionário baseado no Vê Epistemológico de Gowin, que auxilia o aprendiz a “desempacotar” o conhecimento científico contido nos vídeos. Assim, visamos exemplificar para os docentes um modo de levar a teoria da aprendizagem significativa para o contexto escolarNo doubt that the rhetoric about the best way of teaching has changed, and many teachers already believe that provide alternative classes, with varying resources and educational materials is of great value. But little has changed effectively, and the overwhelming majority of classes are only under the triad teacher, student and blackboard, which being routine discourages the student to predispose to learn, and specifically to learn significantly, which is the basis of the proposal of this work. With emphasis on the issue of alternative classes, we propose the use of videos taken from the internet and edited to compose Physics classes on specific topics. The videos are already a way to interest students toward the teacher's pedagogic proposal, but the preparation of the videos and the use of a methodology based on the subsequent discussions and debates is the focus of our attention. In this sense, as a facilitator instrument of meaningful learning, we propose the use of a questionnaire based on the Gowin’s Knowledge Vee, which helps the learner to "unpack" the scientific knowledge contained in the videos. Thus, we aim to illustrate the teachers a way to bring the theory of meaningful learning for the school environmentBruno, RuthSaguia, Andreia MendonçaLuz, Daisy MariaMaia, Mayanne Rodrigues2018-07-19T19:36:55Z2018-07-19T19:36:55Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfvideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimeMAIA, Mayanne Rodrigues. O uso de vídeos na aula de Física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa. 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2015.https://app.uff.br/riuff/handle/1/7063http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-29T17:19:19Zoai:app.uff.br:1/7063Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-29T17:19:19Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa |
title |
O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa |
spellingShingle |
O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa Maia, Mayanne Rodrigues Ensino de física Aprendizagem significativa Vê epistemológico de Gowin Vídeo em sala de aula Ensino de física Aprendizagem significativa Vê epistemológico de Gowin Vídeo em educação Physics teaching Meaningful learning Gowin’s knowledge vee Video in the classroom |
title_short |
O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa |
title_full |
O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa |
title_fullStr |
O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa |
title_sort |
O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa |
author |
Maia, Mayanne Rodrigues |
author_facet |
Maia, Mayanne Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bruno, Ruth Saguia, Andreia Mendonça Luz, Daisy Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Mayanne Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Aprendizagem significativa Vê epistemológico de Gowin Vídeo em sala de aula Ensino de física Aprendizagem significativa Vê epistemológico de Gowin Vídeo em educação Physics teaching Meaningful learning Gowin’s knowledge vee Video in the classroom |
topic |
Ensino de física Aprendizagem significativa Vê epistemológico de Gowin Vídeo em sala de aula Ensino de física Aprendizagem significativa Vê epistemológico de Gowin Vídeo em educação Physics teaching Meaningful learning Gowin’s knowledge vee Video in the classroom |
description |
Não resta dúvida que a retórica quanto ao melhor modo de ensinar mudou, e muitos docentes já acreditam que propiciar aulas alternativas, com recursos e materiais educativos variados é de grande valia. Mas pouco mudou efetivamente, e a maioria esmagadora das aulas está somente sob a tríade professor, aluno e quadro negro, que sendo rotineiras desmotivam o estudante a se predispor a aprender, e especificamente a aprender significativamente, que é a base da proposta deste trabalho. Com ênfase na questão das aulas alternativas, propomos o uso de vídeos retirados da internet e editados para compor aulas de Física sobre determinados temas. Os vídeos por si só já são uma maneira de interessar os alunos em direção à proposta pedagógica do professor, mas a preparação dos vídeos e a utilização de uma metodologia baseada em discussões e debates à posteriori é o foco da nossa atenção. Nesse sentido, como instrumento facilitador da aprendizagem significativa, propomos o uso de um questionário baseado no Vê Epistemológico de Gowin, que auxilia o aprendiz a “desempacotar” o conhecimento científico contido nos vídeos. Assim, visamos exemplificar para os docentes um modo de levar a teoria da aprendizagem significativa para o contexto escolar |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2018-07-19T19:36:55Z 2018-07-19T19:36:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MAIA, Mayanne Rodrigues. O uso de vídeos na aula de Física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa. 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2015. https://app.uff.br/riuff/handle/1/7063 |
identifier_str_mv |
MAIA, Mayanne Rodrigues. O uso de vídeos na aula de Física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa. 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2015. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf video/quicktime video/quicktime video/quicktime video/quicktime video/quicktime video/quicktime video/quicktime video/quicktime |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044683056087040 |