O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Mayanne Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7063
Resumo: Não resta dúvida que a retórica quanto ao melhor modo de ensinar mudou, e muitos docentes já acreditam que propiciar aulas alternativas, com recursos e materiais educativos variados é de grande valia. Mas pouco mudou efetivamente, e a maioria esmagadora das aulas está somente sob a tríade professor, aluno e quadro negro, que sendo rotineiras desmotivam o estudante a se predispor a aprender, e especificamente a aprender significativamente, que é a base da proposta deste trabalho. Com ênfase na questão das aulas alternativas, propomos o uso de vídeos retirados da internet e editados para compor aulas de Física sobre determinados temas. Os vídeos por si só já são uma maneira de interessar os alunos em direção à proposta pedagógica do professor, mas a preparação dos vídeos e a utilização de uma metodologia baseada em discussões e debates à posteriori é o foco da nossa atenção. Nesse sentido, como instrumento facilitador da aprendizagem significativa, propomos o uso de um questionário baseado no Vê Epistemológico de Gowin, que auxilia o aprendiz a “desempacotar” o conhecimento científico contido nos vídeos. Assim, visamos exemplificar para os docentes um modo de levar a teoria da aprendizagem significativa para o contexto escolar
id UFF-2_c2de057eef1d29ba197f0ac53a5eae45
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7063
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativaEnsino de físicaAprendizagem significativaVê epistemológico de GowinVídeo em sala de aulaEnsino de físicaAprendizagem significativaVê epistemológico de GowinVídeo em educaçãoPhysics teachingMeaningful learningGowin’s knowledge veeVideo in the classroomNão resta dúvida que a retórica quanto ao melhor modo de ensinar mudou, e muitos docentes já acreditam que propiciar aulas alternativas, com recursos e materiais educativos variados é de grande valia. Mas pouco mudou efetivamente, e a maioria esmagadora das aulas está somente sob a tríade professor, aluno e quadro negro, que sendo rotineiras desmotivam o estudante a se predispor a aprender, e especificamente a aprender significativamente, que é a base da proposta deste trabalho. Com ênfase na questão das aulas alternativas, propomos o uso de vídeos retirados da internet e editados para compor aulas de Física sobre determinados temas. Os vídeos por si só já são uma maneira de interessar os alunos em direção à proposta pedagógica do professor, mas a preparação dos vídeos e a utilização de uma metodologia baseada em discussões e debates à posteriori é o foco da nossa atenção. Nesse sentido, como instrumento facilitador da aprendizagem significativa, propomos o uso de um questionário baseado no Vê Epistemológico de Gowin, que auxilia o aprendiz a “desempacotar” o conhecimento científico contido nos vídeos. Assim, visamos exemplificar para os docentes um modo de levar a teoria da aprendizagem significativa para o contexto escolarNo doubt that the rhetoric about the best way of teaching has changed, and many teachers already believe that provide alternative classes, with varying resources and educational materials is of great value. But little has changed effectively, and the overwhelming majority of classes are only under the triad teacher, student and blackboard, which being routine discourages the student to predispose to learn, and specifically to learn significantly, which is the basis of the proposal of this work. With emphasis on the issue of alternative classes, we propose the use of videos taken from the internet and edited to compose Physics classes on specific topics. The videos are already a way to interest students toward the teacher's pedagogic proposal, but the preparation of the videos and the use of a methodology based on the subsequent discussions and debates is the focus of our attention. In this sense, as a facilitator instrument of meaningful learning, we propose the use of a questionnaire based on the Gowin’s Knowledge Vee, which helps the learner to "unpack" the scientific knowledge contained in the videos. Thus, we aim to illustrate the teachers a way to bring the theory of meaningful learning for the school environmentBruno, RuthSaguia, Andreia MendonçaLuz, Daisy MariaMaia, Mayanne Rodrigues2018-07-19T19:36:55Z2018-07-19T19:36:55Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfvideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimeMAIA, Mayanne Rodrigues. O uso de vídeos na aula de Física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa. 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2015.https://app.uff.br/riuff/handle/1/7063http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-29T17:19:19Zoai:app.uff.br:1/7063Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-29T17:19:19Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa
title O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa
spellingShingle O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa
Maia, Mayanne Rodrigues
Ensino de física
Aprendizagem significativa
Vê epistemológico de Gowin
Vídeo em sala de aula
Ensino de física
Aprendizagem significativa
Vê epistemológico de Gowin
Vídeo em educação
Physics teaching
Meaningful learning
Gowin’s knowledge vee
Video in the classroom
title_short O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa
title_full O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa
title_fullStr O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa
title_full_unstemmed O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa
title_sort O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa
author Maia, Mayanne Rodrigues
author_facet Maia, Mayanne Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bruno, Ruth
Saguia, Andreia Mendonça
Luz, Daisy Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Mayanne Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Aprendizagem significativa
Vê epistemológico de Gowin
Vídeo em sala de aula
Ensino de física
Aprendizagem significativa
Vê epistemológico de Gowin
Vídeo em educação
Physics teaching
Meaningful learning
Gowin’s knowledge vee
Video in the classroom
topic Ensino de física
Aprendizagem significativa
Vê epistemológico de Gowin
Vídeo em sala de aula
Ensino de física
Aprendizagem significativa
Vê epistemológico de Gowin
Vídeo em educação
Physics teaching
Meaningful learning
Gowin’s knowledge vee
Video in the classroom
description Não resta dúvida que a retórica quanto ao melhor modo de ensinar mudou, e muitos docentes já acreditam que propiciar aulas alternativas, com recursos e materiais educativos variados é de grande valia. Mas pouco mudou efetivamente, e a maioria esmagadora das aulas está somente sob a tríade professor, aluno e quadro negro, que sendo rotineiras desmotivam o estudante a se predispor a aprender, e especificamente a aprender significativamente, que é a base da proposta deste trabalho. Com ênfase na questão das aulas alternativas, propomos o uso de vídeos retirados da internet e editados para compor aulas de Física sobre determinados temas. Os vídeos por si só já são uma maneira de interessar os alunos em direção à proposta pedagógica do professor, mas a preparação dos vídeos e a utilização de uma metodologia baseada em discussões e debates à posteriori é o foco da nossa atenção. Nesse sentido, como instrumento facilitador da aprendizagem significativa, propomos o uso de um questionário baseado no Vê Epistemológico de Gowin, que auxilia o aprendiz a “desempacotar” o conhecimento científico contido nos vídeos. Assim, visamos exemplificar para os docentes um modo de levar a teoria da aprendizagem significativa para o contexto escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-07-19T19:36:55Z
2018-07-19T19:36:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAIA, Mayanne Rodrigues. O uso de vídeos na aula de Física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa. 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2015.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7063
identifier_str_mv MAIA, Mayanne Rodrigues. O uso de vídeos na aula de Física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa. 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2015.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
video/quicktime
video/quicktime
video/quicktime
video/quicktime
video/quicktime
video/quicktime
video/quicktime
video/quicktime
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044683056087040