PLANEJAMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: V EPISTEMOLÓGICO COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Bibliographic Details
Main Author: Zanol Sauer, Laurete
Publication Date: 2024
Other Authors: De Cesaro, Camila, Fossatti Ferri, Claudiane, de Oliveira, Débora, Dalcin Andrioli, Jessica, Bortolini, Juliana, Guindani, Marcelo, Grizzon, Marcos, Dall'Oglio Tasca, Tania, Eitelven, Tatiane
Format: Article
Language: por
Source: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Download full: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/116
Summary: Este artigo apresenta o relato de uma experiência realizada concomitantemente ao desenvolvimento da disciplina de Planejamento em Ensino de Ciências e Matemática, do componente curricular do Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Caxias do Sul, por nove professores-mestrandos, com a participação da professora da referida disciplina. Com base em estudo realizado sobre planejamento em ensino, foram produzidos três planejamentos, em grupos interdisciplinares, em três etapas, culminando com a utilização do V epistemológico de Gowin. O objetivo foi verificar o potencial deste instrumento na elaboração de planejamento educacional, com base na produção de dados junto aos professores-mestrandos, também autores deste artigo. Os resultados apontaram benefícios e a eficácia do instrumento analisado, em relação ao objetivo do presente estudo.
id URI-5_a054d43841f4fbe0013ff5ab530ea9a0
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/116
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling PLANEJAMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: V EPISTEMOLÓGICO COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMPlanejamentoV epistemológico de GowinSituações interdisciplinares de aprendizagemEste artigo apresenta o relato de uma experiência realizada concomitantemente ao desenvolvimento da disciplina de Planejamento em Ensino de Ciências e Matemática, do componente curricular do Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Caxias do Sul, por nove professores-mestrandos, com a participação da professora da referida disciplina. Com base em estudo realizado sobre planejamento em ensino, foram produzidos três planejamentos, em grupos interdisciplinares, em três etapas, culminando com a utilização do V epistemológico de Gowin. O objetivo foi verificar o potencial deste instrumento na elaboração de planejamento educacional, com base na produção de dados junto aos professores-mestrandos, também autores deste artigo. Os resultados apontaram benefícios e a eficácia do instrumento analisado, em relação ao objetivo do presente estudo.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/11610.31512/encitec.v14i1.116Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 239-2612237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/116/750Copyright (c) 2024 Laurete Zanol Sauer, Camila, Claudiane, Débora, Jessica, Juliana, Marcelo, Marcos, Tania, Tatianehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZanol Sauer, LaureteDe Cesaro, CamilaFossatti Ferri, Claudianede Oliveira, DéboraDalcin Andrioli, Jessica Bortolini, Juliana Guindani, MarceloGrizzon, Marcos Dall'Oglio Tasca, Tania Eitelven, Tatiane 2024-04-29T13:00:27Zoai:ojs2.san.uri.br:article/116Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2024-04-29T13:00:27Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv PLANEJAMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: V EPISTEMOLÓGICO COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title PLANEJAMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: V EPISTEMOLÓGICO COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
spellingShingle PLANEJAMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: V EPISTEMOLÓGICO COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Zanol Sauer, Laurete
Planejamento
V epistemológico de Gowin
Situações interdisciplinares de aprendizagem
title_short PLANEJAMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: V EPISTEMOLÓGICO COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_full PLANEJAMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: V EPISTEMOLÓGICO COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_fullStr PLANEJAMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: V EPISTEMOLÓGICO COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed PLANEJAMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: V EPISTEMOLÓGICO COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_sort PLANEJAMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: V EPISTEMOLÓGICO COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
author Zanol Sauer, Laurete
author_facet Zanol Sauer, Laurete
De Cesaro, Camila
Fossatti Ferri, Claudiane
de Oliveira, Débora
Dalcin Andrioli, Jessica
Bortolini, Juliana
Guindani, Marcelo
Grizzon, Marcos
Dall'Oglio Tasca, Tania
Eitelven, Tatiane
author_role author
author2 De Cesaro, Camila
Fossatti Ferri, Claudiane
de Oliveira, Débora
Dalcin Andrioli, Jessica
Bortolini, Juliana
Guindani, Marcelo
Grizzon, Marcos
Dall'Oglio Tasca, Tania
Eitelven, Tatiane
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanol Sauer, Laurete
De Cesaro, Camila
Fossatti Ferri, Claudiane
de Oliveira, Débora
Dalcin Andrioli, Jessica
Bortolini, Juliana
Guindani, Marcelo
Grizzon, Marcos
Dall'Oglio Tasca, Tania
Eitelven, Tatiane
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento
V epistemológico de Gowin
Situações interdisciplinares de aprendizagem
topic Planejamento
V epistemológico de Gowin
Situações interdisciplinares de aprendizagem
description Este artigo apresenta o relato de uma experiência realizada concomitantemente ao desenvolvimento da disciplina de Planejamento em Ensino de Ciências e Matemática, do componente curricular do Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Caxias do Sul, por nove professores-mestrandos, com a participação da professora da referida disciplina. Com base em estudo realizado sobre planejamento em ensino, foram produzidos três planejamentos, em grupos interdisciplinares, em três etapas, culminando com a utilização do V epistemológico de Gowin. O objetivo foi verificar o potencial deste instrumento na elaboração de planejamento educacional, com base na produção de dados junto aos professores-mestrandos, também autores deste artigo. Os resultados apontaram benefícios e a eficácia do instrumento analisado, em relação ao objetivo do presente estudo.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/116
10.31512/encitec.v14i1.116
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/116
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v14i1.116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/116/750
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 239-261
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333103529984