PLANEJAMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: V EPISTEMOLÓGICO COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2024 |
Other Authors: | , , , , , , , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Download full: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/116 |
Summary: | Este artigo apresenta o relato de uma experiência realizada concomitantemente ao desenvolvimento da disciplina de Planejamento em Ensino de Ciências e Matemática, do componente curricular do Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Caxias do Sul, por nove professores-mestrandos, com a participação da professora da referida disciplina. Com base em estudo realizado sobre planejamento em ensino, foram produzidos três planejamentos, em grupos interdisciplinares, em três etapas, culminando com a utilização do V epistemológico de Gowin. O objetivo foi verificar o potencial deste instrumento na elaboração de planejamento educacional, com base na produção de dados junto aos professores-mestrandos, também autores deste artigo. Os resultados apontaram benefícios e a eficácia do instrumento analisado, em relação ao objetivo do presente estudo. |
id |
URI-5_a054d43841f4fbe0013ff5ab530ea9a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/116 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
PLANEJAMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: V EPISTEMOLÓGICO COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMPlanejamentoV epistemológico de GowinSituações interdisciplinares de aprendizagemEste artigo apresenta o relato de uma experiência realizada concomitantemente ao desenvolvimento da disciplina de Planejamento em Ensino de Ciências e Matemática, do componente curricular do Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Caxias do Sul, por nove professores-mestrandos, com a participação da professora da referida disciplina. Com base em estudo realizado sobre planejamento em ensino, foram produzidos três planejamentos, em grupos interdisciplinares, em três etapas, culminando com a utilização do V epistemológico de Gowin. O objetivo foi verificar o potencial deste instrumento na elaboração de planejamento educacional, com base na produção de dados junto aos professores-mestrandos, também autores deste artigo. Os resultados apontaram benefícios e a eficácia do instrumento analisado, em relação ao objetivo do presente estudo.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/11610.31512/encitec.v14i1.116Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 239-2612237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/116/750Copyright (c) 2024 Laurete Zanol Sauer, Camila, Claudiane, Débora, Jessica, Juliana, Marcelo, Marcos, Tania, Tatianehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZanol Sauer, LaureteDe Cesaro, CamilaFossatti Ferri, Claudianede Oliveira, DéboraDalcin Andrioli, Jessica Bortolini, Juliana Guindani, MarceloGrizzon, Marcos Dall'Oglio Tasca, Tania Eitelven, Tatiane 2024-04-29T13:00:27Zoai:ojs2.san.uri.br:article/116Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2024-04-29T13:00:27Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PLANEJAMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: V EPISTEMOLÓGICO COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title |
PLANEJAMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: V EPISTEMOLÓGICO COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
PLANEJAMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: V EPISTEMOLÓGICO COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Zanol Sauer, Laurete Planejamento V epistemológico de Gowin Situações interdisciplinares de aprendizagem |
title_short |
PLANEJAMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: V EPISTEMOLÓGICO COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_full |
PLANEJAMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: V EPISTEMOLÓGICO COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
PLANEJAMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: V EPISTEMOLÓGICO COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
PLANEJAMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: V EPISTEMOLÓGICO COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_sort |
PLANEJAMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: V EPISTEMOLÓGICO COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
author |
Zanol Sauer, Laurete |
author_facet |
Zanol Sauer, Laurete De Cesaro, Camila Fossatti Ferri, Claudiane de Oliveira, Débora Dalcin Andrioli, Jessica Bortolini, Juliana Guindani, Marcelo Grizzon, Marcos Dall'Oglio Tasca, Tania Eitelven, Tatiane |
author_role |
author |
author2 |
De Cesaro, Camila Fossatti Ferri, Claudiane de Oliveira, Débora Dalcin Andrioli, Jessica Bortolini, Juliana Guindani, Marcelo Grizzon, Marcos Dall'Oglio Tasca, Tania Eitelven, Tatiane |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanol Sauer, Laurete De Cesaro, Camila Fossatti Ferri, Claudiane de Oliveira, Débora Dalcin Andrioli, Jessica Bortolini, Juliana Guindani, Marcelo Grizzon, Marcos Dall'Oglio Tasca, Tania Eitelven, Tatiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento V epistemológico de Gowin Situações interdisciplinares de aprendizagem |
topic |
Planejamento V epistemológico de Gowin Situações interdisciplinares de aprendizagem |
description |
Este artigo apresenta o relato de uma experiência realizada concomitantemente ao desenvolvimento da disciplina de Planejamento em Ensino de Ciências e Matemática, do componente curricular do Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Caxias do Sul, por nove professores-mestrandos, com a participação da professora da referida disciplina. Com base em estudo realizado sobre planejamento em ensino, foram produzidos três planejamentos, em grupos interdisciplinares, em três etapas, culminando com a utilização do V epistemológico de Gowin. O objetivo foi verificar o potencial deste instrumento na elaboração de planejamento educacional, com base na produção de dados junto aos professores-mestrandos, também autores deste artigo. Os resultados apontaram benefícios e a eficácia do instrumento analisado, em relação ao objetivo do presente estudo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/116 10.31512/encitec.v14i1.116 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/116 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v14i1.116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/116/750 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 239-261 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333103529984 |