Política pública de expansão de rede federal de ensino profissional: estudo de caso múltiplo em dois campi agrícolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Eliane Ribeiro da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9412
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender como ocorreu a implantação da política pública de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica com a criação dos Institutos Federais com base no estudo de caso de dois campi pré-existentes: Machado, do IFSULDEMINAS, e Pinheiral, do IFRJ; campi que apresentam semelhanças entre si, o que permitiu comparar as ações realizadas, os resultados e percepções sobre o processo. A pesquisa é de abordagem qualitativa e as técnicas de utilizadas para coleta de dados foram: pesquisa documental, entrevistas semi-estruturadas e pesquisa bibliográfica. As entrevistas foram realizadas com diretores do período de transição até o presente momento e a pesquisa documental contou com a busca de dados in loco. No referencial teórico é exposto um histórico da educação no Brasil, como surgiu a Rede Federal de Ensino Técnico e seu desenvolvimento até a criação dos Institutos Federais. Ao fim desse primeiro capítulo também há um breve resumo da educação no mundo. A pretensão dessa primeira etapa é oferecer suporte necessário para compreensão das origens e da configuração atual da política educacional brasileira, com seus avanços e retrocessos em relação à educação profissional. Posteriormente, foi apresentado como ocorreu o processo de expansão da rede federal de ensino, o contexto de criação, suas diretrizes, objetivos e finalidades. Por fim, as reflexões e críticas da literatura sobre o tema completam a revisão teórica. Os resultados oriundos dos campi em análise demonstram que houve uma significativa melhoria da infraestrutura e ampliação no atendimento dessas instituições. Verificou-se também que a verticalização do ensino e a captação de recursos externos à matriz orçamentária regular se fazem importantes para a manutenção financeira das instituições. Após 10 anos da transição, ainda faz- se necessária a criação de mecanismos para garantir o atendimento aos objetivos previstos. A qualidade do ensino e o atendimento social são fatos inegáveis, porém a pesquisa e a extensão carecem de desenvolvimento. Foi apresentado como ocorreu o processo de criação destas novas instituições, seu desenvolvimento, as lacunas geradas, críticas ao processo e apontadas sugestões para melhoria. Estes resultados poderão ser utilizados como subsídio para que administradores presentes e futuros busquem o crescimento adequado dos campi que estão gerindo.
id UFF-2_c2f202f38c60a7225e3fc6c785c8ce6f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9412
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Política pública de expansão de rede federal de ensino profissional: estudo de caso múltiplo em dois campi agrícolasExpansão da rede federal de ensino técnicoInstitutos federaisPolítica públicaImplementaçãoEducação profissionalPolítica públicaEnsino técnicoGestão públicaExpansion of the federal network of technical educationFederal institutesPublic policyImplementationO objetivo desta pesquisa é compreender como ocorreu a implantação da política pública de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica com a criação dos Institutos Federais com base no estudo de caso de dois campi pré-existentes: Machado, do IFSULDEMINAS, e Pinheiral, do IFRJ; campi que apresentam semelhanças entre si, o que permitiu comparar as ações realizadas, os resultados e percepções sobre o processo. A pesquisa é de abordagem qualitativa e as técnicas de utilizadas para coleta de dados foram: pesquisa documental, entrevistas semi-estruturadas e pesquisa bibliográfica. As entrevistas foram realizadas com diretores do período de transição até o presente momento e a pesquisa documental contou com a busca de dados in loco. No referencial teórico é exposto um histórico da educação no Brasil, como surgiu a Rede Federal de Ensino Técnico e seu desenvolvimento até a criação dos Institutos Federais. Ao fim desse primeiro capítulo também há um breve resumo da educação no mundo. A pretensão dessa primeira etapa é oferecer suporte necessário para compreensão das origens e da configuração atual da política educacional brasileira, com seus avanços e retrocessos em relação à educação profissional. Posteriormente, foi apresentado como ocorreu o processo de expansão da rede federal de ensino, o contexto de criação, suas diretrizes, objetivos e finalidades. Por fim, as reflexões e críticas da literatura sobre o tema completam a revisão teórica. Os resultados oriundos dos campi em análise demonstram que houve uma significativa melhoria da infraestrutura e ampliação no atendimento dessas instituições. Verificou-se também que a verticalização do ensino e a captação de recursos externos à matriz orçamentária regular se fazem importantes para a manutenção financeira das instituições. Após 10 anos da transição, ainda faz- se necessária a criação de mecanismos para garantir o atendimento aos objetivos previstos. A qualidade do ensino e o atendimento social são fatos inegáveis, porém a pesquisa e a extensão carecem de desenvolvimento. Foi apresentado como ocorreu o processo de criação destas novas instituições, seu desenvolvimento, as lacunas geradas, críticas ao processo e apontadas sugestões para melhoria. Estes resultados poderão ser utilizados como subsídio para que administradores presentes e futuros busquem o crescimento adequado dos campi que estão gerindo.The objective of this research is to understand the implementation of the public policy of expansion of the Federal Network of Professional and Technological Education with the creation of the Federal Institutes based on the case study of two pre-existing campuses: Machado, from IFSULDEMINAS, and Pinheiral, from IFRJ; campuses that present similarities among themselves, which allowed comparing the actions carried out, the results and perceptions about the process. The research is qualitative approach and the techniques used to collect data were: documentary research, semi-structured interviews and bibliographic research. The interviews were conducted with directors of the transition period up to the present moment and the documentary research counted on the search of data in loco. In the theoretical referential is exposed a history of education in Brazil, as the Federal Network of Technical Education and its development until the creation of the Federal Institutes. At the end of this first chapter there is also a brief summary of education in the world. The pretension of this first stage is to provide the necessary support for understanding the origins and current configuration of Brazilian educational policy, with its advances and setbacks in relation to professional education. Subsequently, it was presented how the process of expansion of the federal education network occurred, the context of creation, its guidelines, objectives and purposes. Finally, the reflections and critiques of the literature on the subject complete the theoretical revision. The results from the campuses under analysis show that there has been a significant improvement in infrastructure and expansion in the care of these institutions. It was also verified that the verticalization of education and the attraction of external resources to the regular budget matrix are important to the financial maintenance of the institutions. After 10 years of transition, it is still necessary to create mechanisms to guarantee the fulfillment of the objectives. The quality of education and social service are undeniable facts, but research and extension need development. It was presented how the process of creation of these new institutions occurred, their development, the gaps generated, criticisms of the process and suggestions for improvement. These results could be used as a subsidy for present and future administrators to seek the adequate growth of the campuses they are managing.109 f.Volta RedondaFerreira, AndréAbdalla, Márcio MoutinhoLima, Marcos Fábio dehttp://lattes.cnpq.br/1515620486164788http://lattes.cnpq.br/4359400160165099http://lattes.cnpq.br/4524218198273943http://lattes.cnpq.br/9561507333624761Cavalcanti, Eliane Ribeiro da Costa2019-05-08T17:55:55Z2019-05-08T17:55:55Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAVALCANTI, Eliane Ribeiro da Costa. Política pública de expansão de rede federal de ensino profissional: estudo de caso múltiplo em dois campi agrícolas. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9412Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-05-12T22:43:49Zoai:app.uff.br:1/9412Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-05-12T22:43:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Política pública de expansão de rede federal de ensino profissional: estudo de caso múltiplo em dois campi agrícolas
title Política pública de expansão de rede federal de ensino profissional: estudo de caso múltiplo em dois campi agrícolas
spellingShingle Política pública de expansão de rede federal de ensino profissional: estudo de caso múltiplo em dois campi agrícolas
Cavalcanti, Eliane Ribeiro da Costa
Expansão da rede federal de ensino técnico
Institutos federais
Política pública
Implementação
Educação profissional
Política pública
Ensino técnico
Gestão pública
Expansion of the federal network of technical education
Federal institutes
Public policy
Implementation
title_short Política pública de expansão de rede federal de ensino profissional: estudo de caso múltiplo em dois campi agrícolas
title_full Política pública de expansão de rede federal de ensino profissional: estudo de caso múltiplo em dois campi agrícolas
title_fullStr Política pública de expansão de rede federal de ensino profissional: estudo de caso múltiplo em dois campi agrícolas
title_full_unstemmed Política pública de expansão de rede federal de ensino profissional: estudo de caso múltiplo em dois campi agrícolas
title_sort Política pública de expansão de rede federal de ensino profissional: estudo de caso múltiplo em dois campi agrícolas
author Cavalcanti, Eliane Ribeiro da Costa
author_facet Cavalcanti, Eliane Ribeiro da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, André
Abdalla, Márcio Moutinho
Lima, Marcos Fábio de
http://lattes.cnpq.br/1515620486164788
http://lattes.cnpq.br/4359400160165099
http://lattes.cnpq.br/4524218198273943
http://lattes.cnpq.br/9561507333624761
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Eliane Ribeiro da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Expansão da rede federal de ensino técnico
Institutos federais
Política pública
Implementação
Educação profissional
Política pública
Ensino técnico
Gestão pública
Expansion of the federal network of technical education
Federal institutes
Public policy
Implementation
topic Expansão da rede federal de ensino técnico
Institutos federais
Política pública
Implementação
Educação profissional
Política pública
Ensino técnico
Gestão pública
Expansion of the federal network of technical education
Federal institutes
Public policy
Implementation
description O objetivo desta pesquisa é compreender como ocorreu a implantação da política pública de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica com a criação dos Institutos Federais com base no estudo de caso de dois campi pré-existentes: Machado, do IFSULDEMINAS, e Pinheiral, do IFRJ; campi que apresentam semelhanças entre si, o que permitiu comparar as ações realizadas, os resultados e percepções sobre o processo. A pesquisa é de abordagem qualitativa e as técnicas de utilizadas para coleta de dados foram: pesquisa documental, entrevistas semi-estruturadas e pesquisa bibliográfica. As entrevistas foram realizadas com diretores do período de transição até o presente momento e a pesquisa documental contou com a busca de dados in loco. No referencial teórico é exposto um histórico da educação no Brasil, como surgiu a Rede Federal de Ensino Técnico e seu desenvolvimento até a criação dos Institutos Federais. Ao fim desse primeiro capítulo também há um breve resumo da educação no mundo. A pretensão dessa primeira etapa é oferecer suporte necessário para compreensão das origens e da configuração atual da política educacional brasileira, com seus avanços e retrocessos em relação à educação profissional. Posteriormente, foi apresentado como ocorreu o processo de expansão da rede federal de ensino, o contexto de criação, suas diretrizes, objetivos e finalidades. Por fim, as reflexões e críticas da literatura sobre o tema completam a revisão teórica. Os resultados oriundos dos campi em análise demonstram que houve uma significativa melhoria da infraestrutura e ampliação no atendimento dessas instituições. Verificou-se também que a verticalização do ensino e a captação de recursos externos à matriz orçamentária regular se fazem importantes para a manutenção financeira das instituições. Após 10 anos da transição, ainda faz- se necessária a criação de mecanismos para garantir o atendimento aos objetivos previstos. A qualidade do ensino e o atendimento social são fatos inegáveis, porém a pesquisa e a extensão carecem de desenvolvimento. Foi apresentado como ocorreu o processo de criação destas novas instituições, seu desenvolvimento, as lacunas geradas, críticas ao processo e apontadas sugestões para melhoria. Estes resultados poderão ser utilizados como subsídio para que administradores presentes e futuros busquem o crescimento adequado dos campi que estão gerindo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-05-08T17:55:55Z
2019-05-08T17:55:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTI, Eliane Ribeiro da Costa. Política pública de expansão de rede federal de ensino profissional: estudo de caso múltiplo em dois campi agrícolas. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9412
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv CAVALCANTI, Eliane Ribeiro da Costa. Política pública de expansão de rede federal de ensino profissional: estudo de caso múltiplo em dois campi agrícolas. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Volta Redonda
publisher.none.fl_str_mv Volta Redonda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135362698477568