Estilos parentais, práticas parentais e metas de socialização de pais/mães/cuidadores de crianças com deficiência intelectual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14627 |
Resumo: | Estudos mostram que práticas parentais de educação exercem influência sobre o desenvolvimento dos filhos e que existem variações comportamentais nos filhos em decorrência dos estilos de educação adotados por seus pais. Essas práticas e estilos são influenciados pelo contexto no qual a família pertence, e através da interação com o contexto, são formadas as cognições parentais sobre os valores a serem seguidos e as metas de socialização que devem ser adotadas para o futuro dos filhos. No Brasil existem muitos estudos com famílias de crianças com desenvolvimento típico, onde sãodescritas as metas de socialização que os pais consideram mais adequadas para o futuro de seusfilhos. Contudo, são poucas as publicações, em português, que contemplem famílias com filhos com desenvolvimento atípico. O presente estudo é uma revisão bibliográfica e teve como objetivo identificar as principais práticas e estilos parentais, bem como as metas de socialização de pais e cuidadores de crianças com deficiência intelectual. Verificou-se que estas metas não diferem entre pais/cuidadores de crianças com desenvolvimento atípico ou típico, e as mais citadas foram as metas de auto-aperfeiçoamento. Nesse sentido, foi observado ainda que pais de crianças com desenvolvimento atípico demonstram o desejo de que seus filhos tenham o mesmo progresso de desenvolvimento que crianças com desenvolvimento típico. Sobre as práticas, identificou-se que a falta de conhecimento sobre o quadro clínico influencia sobre a seleção destas, sendo o treinamento a pais indicado para promover práticas positivas e a promoção do desenvolvimento |
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Estilos parentais, práticas parentais e metas de socialização de pais/mães/cuidadores de crianças com deficiência intelectualEstilos parentaisPráticas parentaisEtnoteorias parentaisMetas de socializaçãoDeficiência intelectualCriança excepcionalDeficiência intelectualRelação familiarCuidado com criançasStyles parentauxPratiques parentalesEthnothéories parentalesObjectifs de socialisationDéficience intellectuelleEstudos mostram que práticas parentais de educação exercem influência sobre o desenvolvimento dos filhos e que existem variações comportamentais nos filhos em decorrência dos estilos de educação adotados por seus pais. Essas práticas e estilos são influenciados pelo contexto no qual a família pertence, e através da interação com o contexto, são formadas as cognições parentais sobre os valores a serem seguidos e as metas de socialização que devem ser adotadas para o futuro dos filhos. No Brasil existem muitos estudos com famílias de crianças com desenvolvimento típico, onde sãodescritas as metas de socialização que os pais consideram mais adequadas para o futuro de seusfilhos. Contudo, são poucas as publicações, em português, que contemplem famílias com filhos com desenvolvimento atípico. O presente estudo é uma revisão bibliográfica e teve como objetivo identificar as principais práticas e estilos parentais, bem como as metas de socialização de pais e cuidadores de crianças com deficiência intelectual. Verificou-se que estas metas não diferem entre pais/cuidadores de crianças com desenvolvimento atípico ou típico, e as mais citadas foram as metas de auto-aperfeiçoamento. Nesse sentido, foi observado ainda que pais de crianças com desenvolvimento atípico demonstram o desejo de que seus filhos tenham o mesmo progresso de desenvolvimento que crianças com desenvolvimento típico. Sobre as práticas, identificou-se que a falta de conhecimento sobre o quadro clínico influencia sobre a seleção destas, sendo o treinamento a pais indicado para promover práticas positivas e a promoção do desenvolvimentoDes études montrent que les pratiques d'éducation parentale influence sur le développement des enfants et qu'il ya plusieurs comportements chez les enfants en raison des styles d'éducation adoptés par leurs parents. Ces pratiques et styles sont influencées par le contexte dans lequel appartient la famille, et par l'interaction avec l'environnement sont formées cognitions parentales sur les valeurs à suivre et les objectifs de socialisation qui devraient être adoptées pour l’avenir des enfants. Au Brésil, il y a de nombreuses études avec les familles des enfants avec le développement typique, où sont décrits les objectifs de socialisation que les parents considèrent le plus approprié pour l'avenir de leurs enfants. Cependant, il existe peu de publications en portugais qui incluent les familles avec enfants dans le développement atypique. Cette étude est une revue de la littérature, et visait à identifier les principales pratiques et styles parentaux, ainsi que les objectifs de socialisation des parents et soignants d'enfants ayant une déficience intellectuelle. Il a été constaté que ces objectifs ne diffèrent pas entre les parents/ soignants d'enfants au développement typique ou atypique, et les plus cités étaient les objectifs d'auto-amélioration. En ce sens, il était observé encore que les parents d'enfants ayant un développement atypique démontren le désir de leurs enfants d'avoir les mêmes progrès de développement de l’enfant avec le développement typique. Sur les pratiques, il a eté identifié que le manque de connaissances sur le cadre clinique influence dans sa sélection, et la formation des pères est indiqué pour promouvoir des pratiques positives et la promotion du dévelopemmentCarvalho, Ana Lúcia NovaisCarvalho, Ana Lúcia NovaisMayor, Andrea SouttoMação, Hellen Chaves Rabelo2020-08-17T12:52:29Z2020-08-17T12:52:29Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMAÇÃO, Hellen Chaves Rabelo. Estilos parentais, práticas parentais e metas de socialização de pais/mães/cuidadores de crianças com deficiência intelectual. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14627Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-27T11:43:36Zoai:app.uff.br:1/14627Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:10.745122Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Estudos mostram que práticas parentais de educação exercem influência sobre o desenvolvimento dos filhos e que existem variações comportamentais nos filhos em decorrência dos estilos de educação adotados por seus pais. Essas práticas e estilos são influenciados pelo contexto no qual a família pertence, e através da interação com o contexto, são formadas as cognições parentais sobre os valores a serem seguidos e as metas de socialização que devem ser adotadas para o futuro dos filhos. No Brasil existem muitos estudos com famílias de crianças com desenvolvimento típico, onde sãodescritas as metas de socialização que os pais consideram mais adequadas para o futuro de seusfilhos. Contudo, são poucas as publicações, em português, que contemplem famílias com filhos com desenvolvimento atípico. O presente estudo é uma revisão bibliográfica e teve como objetivo identificar as principais práticas e estilos parentais, bem como as metas de socialização de pais e cuidadores de crianças com deficiência intelectual. Verificou-se que estas metas não diferem entre pais/cuidadores de crianças com desenvolvimento atípico ou típico, e as mais citadas foram as metas de auto-aperfeiçoamento. Nesse sentido, foi observado ainda que pais de crianças com desenvolvimento atípico demonstram o desejo de que seus filhos tenham o mesmo progresso de desenvolvimento que crianças com desenvolvimento típico. Sobre as práticas, identificou-se que a falta de conhecimento sobre o quadro clínico influencia sobre a seleção destas, sendo o treinamento a pais indicado para promover práticas positivas e a promoção do desenvolvimento |
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