Estilos parentais, práticas parentais e metas de socialização de pais/mães/cuidadores de crianças com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mação, Hellen Chaves Rabelo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14627
Resumo: Estudos mostram que práticas parentais de educação exercem influência sobre o desenvolvimento dos filhos e que existem variações comportamentais nos filhos em decorrência dos estilos de educação adotados por seus pais. Essas práticas e estilos são influenciados pelo contexto no qual a família pertence, e através da interação com o contexto, são formadas as cognições parentais sobre os valores a serem seguidos e as metas de socialização que devem ser adotadas para o futuro dos filhos. No Brasil existem muitos estudos com famílias de crianças com desenvolvimento típico, onde sãodescritas as metas de socialização que os pais consideram mais adequadas para o futuro de seusfilhos. Contudo, são poucas as publicações, em português, que contemplem famílias com filhos com desenvolvimento atípico. O presente estudo é uma revisão bibliográfica e teve como objetivo identificar as principais práticas e estilos parentais, bem como as metas de socialização de pais e cuidadores de crianças com deficiência intelectual. Verificou-se que estas metas não diferem entre pais/cuidadores de crianças com desenvolvimento atípico ou típico, e as mais citadas foram as metas de auto-aperfeiçoamento. Nesse sentido, foi observado ainda que pais de crianças com desenvolvimento atípico demonstram o desejo de que seus filhos tenham o mesmo progresso de desenvolvimento que crianças com desenvolvimento típico. Sobre as práticas, identificou-se que a falta de conhecimento sobre o quadro clínico influencia sobre a seleção destas, sendo o treinamento a pais indicado para promover práticas positivas e a promoção do desenvolvimento
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