Disfuncionalidades parentais: um caminho de conclusões erradas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tinoco, Rui
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Basto, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_20
Resumo: In this article we make a reflection about the way that parental styles and practices can influence the interaction between children and their parents. Then we make a reflection about the impact of parental styles and the coherence between them, both on a longitudinal and transversal level. We think that the coherence is a crucial element in parental education. In the interaction between parents and their sons, several attributions and meanings can shift the relationship in a crucial way. Wrong attributions or labels are an example of this phenomenon. We systematize those kinds of interactions and the ways that they shape the children’s future. In conclusion, we underline some cares in clinical practice that contribute for the creation of an environment free of attributions and labels. We must defend for a space of acceptation and promotion of children´s development.
id RCAP_ea928cc16f50f6c4ae01501abd62cc2a
oai_identifier_str oai:impactum-journals.uc.pt:article/1006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Disfuncionalidades parentais: um caminho de conclusões erradasEstilo parentalEtiquetagemPráticas parentaisEducação parentalParental stylesLabelParental practiceParental educationStyle parentalÉtiquetagepratiques parentauxeducation parentalIn this article we make a reflection about the way that parental styles and practices can influence the interaction between children and their parents. Then we make a reflection about the impact of parental styles and the coherence between them, both on a longitudinal and transversal level. We think that the coherence is a crucial element in parental education. In the interaction between parents and their sons, several attributions and meanings can shift the relationship in a crucial way. Wrong attributions or labels are an example of this phenomenon. We systematize those kinds of interactions and the ways that they shape the children’s future. In conclusion, we underline some cares in clinical practice that contribute for the creation of an environment free of attributions and labels. We must defend for a space of acceptation and promotion of children´s development.Cette travail on pretend faire une reflection sur la relation entre les styles et les pratiques de education des parents, de une coté, les interaction avec les enfants et son attitudes et comportement, de l’autre. Plusiers recherches etude la importance des styles parentaux. On faire une reflection sur la importance et la congruence des styles de une façon longitudinal et transversal. Cette cohérence on se constitue comme un element central dans la education parental. Dans les interaction entre les parents et sons enfants emerge les attributions et significations qui modèle la relation de une façon très significative. Les mauvaises attributions designations son un exemple de cette situation. En conséquence il etait important aussi de faire une systematization de les interactions et sa influence pour la perpetuation de certe types de pratiques parentales, bien que les implications pour le future des enfants. Dans le finale de cette article on fait la enumeration de cettes affectations aux niveau de la pratique clinique pour avait un contexte libre de cette type de mauvaise attributions. On doit fait une espace de l’acceptation et promotion du development des enfants.O presente trabalho efectua uma reflexão sobre a forma como os estilos e práticas parentais influenciam as interacções com as crianças e, por consequência, as suas atitudes e comportamentos. Inúmeras investigações debruçaram-se sobre o impacto dos estilos parentais. Pareceu-nos importante analisar os diferentes estilos e a congruência entre eles, a nível longitudinal e transversal. Esta coerência constitui-se como um elemento crucial na educação parental. Nas interacções entre pais e filhos surgem também atribuições e significados que por vezes modelam a relação de forma significativa. As atribuições erradas ou “etiquetas” são disso um exemplo. Assim sendo, pareceu-nos igualmente importante sistematizar as interacções e os modos como elas influem nas práticas educativas parentais, bem como as implicações para o futuro da criança. Por fim, destacamos alguns cuidados a nível da prática clínica que devem contribuir para a criação de um contexto livre de atribuições. Dever-se-á pugnar por um espaço de aceitação e promoção do desenvolvimento da criança.Imprensa da Universidade de Coimbra2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_20https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_20Psychologica; No. 52-I (2010); p. 417-426Psychologica; N.º 52-I (2010); p. 417-4261647-86060871-465710.14195/1647-8606_52-1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1647-8606_52-1_20https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1647-8606_52-1_20/455Tinoco, RuiBasto, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-31T13:59:04Zoai:impactum-journals.uc.pt:article/1006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:56:47.412178Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Disfuncionalidades parentais: um caminho de conclusões erradas
title Disfuncionalidades parentais: um caminho de conclusões erradas
spellingShingle Disfuncionalidades parentais: um caminho de conclusões erradas
Tinoco, Rui
Estilo parental
Etiquetagem
Práticas parentais
Educação parental
Parental styles
Label
Parental practice
Parental education
Style parental
Étiquetage
pratiques parentaux
education parental
title_short Disfuncionalidades parentais: um caminho de conclusões erradas
title_full Disfuncionalidades parentais: um caminho de conclusões erradas
title_fullStr Disfuncionalidades parentais: um caminho de conclusões erradas
title_full_unstemmed Disfuncionalidades parentais: um caminho de conclusões erradas
title_sort Disfuncionalidades parentais: um caminho de conclusões erradas
author Tinoco, Rui
author_facet Tinoco, Rui
Basto, Isabel
author_role author
author2 Basto, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tinoco, Rui
Basto, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Estilo parental
Etiquetagem
Práticas parentais
Educação parental
Parental styles
Label
Parental practice
Parental education
Style parental
Étiquetage
pratiques parentaux
education parental
topic Estilo parental
Etiquetagem
Práticas parentais
Educação parental
Parental styles
Label
Parental practice
Parental education
Style parental
Étiquetage
pratiques parentaux
education parental
description In this article we make a reflection about the way that parental styles and practices can influence the interaction between children and their parents. Then we make a reflection about the impact of parental styles and the coherence between them, both on a longitudinal and transversal level. We think that the coherence is a crucial element in parental education. In the interaction between parents and their sons, several attributions and meanings can shift the relationship in a crucial way. Wrong attributions or labels are an example of this phenomenon. We systematize those kinds of interactions and the ways that they shape the children’s future. In conclusion, we underline some cares in clinical practice that contribute for the creation of an environment free of attributions and labels. We must defend for a space of acceptation and promotion of children´s development.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_20
https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_20
url https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_20
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1647-8606_52-1_20
https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1647-8606_52-1_20/455
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa da Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Imprensa da Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv Psychologica; No. 52-I (2010); p. 417-426
Psychologica; N.º 52-I (2010); p. 417-426
1647-8606
0871-4657
10.14195/1647-8606_52-1
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131642423410688