Cemitério de Livros: “a trajetória de um escritor no romance Angústia de Graciliano Ramos”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Beatriz Ribeiro Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3466
Resumo: O presente estudo analisa a obra Angústia de Graciliano Ramos, sob a concepção da Literatura em confluência com as ciências humanas e sociais. Para tanto, será elaborada uma análise sobre a questão da reificação do sujeito pelo trabalho como espaço de desagregação. Isto é, a pesquisa tem como principal propósito refletir como se deu a trajetória do narrador personagem, Luís da Silva, do literato sonhador que desejava reconhecimento profissional e intelectual ao parasita social, que se transformou em assassino. Em outras palavras, é desenvolvido um estudo em que se analisa o processo de atrofia social e existencial pelo qual passa o protagonista, fato que o leva a se transformar em assassino. A concepção atrofiada da existência levou Luís da Silva a acreditar que – para impor-se, para existir como homem e para não ser reduzido à completa insignificância – apenas o caminho do assassinato devolveria sua humanidade. O personagem Luís da Silva, em certo sentido, espelha a condição do homem moderno, sobretudo do trabalhador da década de 1930, e suas crises em um ambiente competitivo, marcado pela solidão e pelo individualismo. O romance aborda ainda, a condição do intelectual precariamente remediado, resumido à condição de pobre diabo ou figura de exceção, em um mundo que o dissipa e o atrela ao sentimento de fracasso. Por fim, o trabalho analisa qual é o lugar do escritor e intelectual no contexto histórico ao qual pertenceu Graciliano Ramos e como essas questões podem cooperar para o estabelecimento de uma conexão entre a narrativa do romance Angústia e a condição de muitos homens no mundo contemporâneo. A pesquisa utiliza como sustentação teórica principal as ideias da Análise do Discurso inspiradas no pensamento de Mikhail Bakhtin. O trabalho também utiliza as reflexões de Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Lukács e Antonio Candido, entre outros pensadores
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