Educação permanente da equipe de farmácia que atua na assistência ao paciente vivendo com HIV/AIDS em um serviço ambulatorial universitário no estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Giselle de Fátima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25171
Resumo: Estudo desenvolvido no Mestrado Profissional de Ensino e Saúde cujo tema é a educação permanente para profissionais de farmácia que atuam no atendimento a pacientes com HIV/AIDS. Embora a eficácia do tratamento do HIV esteja bem estabelecida em relação ao controle da carga viral, um dos grandes desafios é a adesão ao tratamento. A farmácia pode ser considerada um setor estratégico em relação a isso, uma vez que o paciente frequenta o local ao longo do tempo. Neste espaço, a equipe de farmácia pode ter um papel fundamental no sentido de favorecer a adesão ao tratamento e orientar tais pacientes. Para isso, a equipe precisa saber agir e atuar nas diversas situações de seu dia a dia, de modo que a educação permanente pode ser um diferencial. Dessa forma, os objetivos deste trabalho foram: estruturar uma proposta educativa para equipe de farmácia em um serviço ambulatorial universitário no estado do Rio de Janeiro com foco em HIV/AIDS; analisar a concepção de EPS da equipe de farmácia; conhecer as atividades de educação permanente sobre HIV/AIDS vivenciadas pela equipe; identificar as principais dificuldades e problemas enfrentados diariamente pela equipe de farmácia no que tange a assistência à PVHA; priorizar estratégia educativa e assuntos demostrados como de maior importância pela equipe para serem trabalhados na EPS. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa que utilizou como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada aplicada aos membros da equipe da farmácia. O cenário foi a farmácia ambulatorial do serviço ambulatorial universitário. A categorização e análise dos dados foram realizadas por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os dados começaram a ser coletados após aprovação dos Comitês de Ética em Pesquisa das instituições n.º 3.309.097 e n.º 3.239.740, respeitando-se a Resolução do Conselho Nacional de Saúde n.º 466/2012 e n.º 510/2016. Como resultado deste trabalho, percebeu-se que a educação permanente não é uma realidade entre a equipe e que muitos confundem o seu conceito com o de educação continuada. Foi verificado também a necessidade e o interesse da equipe em inserir a educação permanente no setor. A equipe escolheu a estratégia educativa a ser priorizada encontros/reuniões com a equipe - bem como os assuntos que consideram necessários, inicialmente. Como produto, elaborou-se um plano de Educação Permanente em Saúde buscando assim a sua potencialização entre equipe de farmácia, bem como a melhoria do serviço deste setor. Além dele, dois subprodutos foram elaborados: livro de registro de situações para Educação Permanente em Saúde e cartão de contato para médicos de unidades externas. A aplicação do plano foi iniciada demostrando potencial para estabelecimento da prática da EPS por meio dele. Devido à impossibilidade de encontros presenciais ocasionados pela pandemia, experimentou-se também encontros online, tendo boa aceitação da equipe. Espera-se que este trabalho e seus produtos sejam utilizados e/ou sirvam de modelo para prática da EPS e possam ainda contribuir para que novas pesquisas sobre prática de EPS direcionadas a profissionais de farmácia, que atuem com HIV/AIDS ou demais temas da área da saúde, sejam realizadas.
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Para isso, a equipe precisa saber agir e atuar nas diversas situações de seu dia a dia, de modo que a educação permanente pode ser um diferencial. Dessa forma, os objetivos deste trabalho foram: estruturar uma proposta educativa para equipe de farmácia em um serviço ambulatorial universitário no estado do Rio de Janeiro com foco em HIV/AIDS; analisar a concepção de EPS da equipe de farmácia; conhecer as atividades de educação permanente sobre HIV/AIDS vivenciadas pela equipe; identificar as principais dificuldades e problemas enfrentados diariamente pela equipe de farmácia no que tange a assistência à PVHA; priorizar estratégia educativa e assuntos demostrados como de maior importância pela equipe para serem trabalhados na EPS. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa que utilizou como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada aplicada aos membros da equipe da farmácia. O cenário foi a farmácia ambulatorial do serviço ambulatorial universitário. A categorização e análise dos dados foram realizadas por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os dados começaram a ser coletados após aprovação dos Comitês de Ética em Pesquisa das instituições n.º 3.309.097 e n.º 3.239.740, respeitando-se a Resolução do Conselho Nacional de Saúde n.º 466/2012 e n.º 510/2016. Como resultado deste trabalho, percebeu-se que a educação permanente não é uma realidade entre a equipe e que muitos confundem o seu conceito com o de educação continuada. Foi verificado também a necessidade e o interesse da equipe em inserir a educação permanente no setor. A equipe escolheu a estratégia educativa a ser priorizada encontros/reuniões com a equipe - bem como os assuntos que consideram necessários, inicialmente. Como produto, elaborou-se um plano de Educação Permanente em Saúde buscando assim a sua potencialização entre equipe de farmácia, bem como a melhoria do serviço deste setor. Além dele, dois subprodutos foram elaborados: livro de registro de situações para Educação Permanente em Saúde e cartão de contato para médicos de unidades externas. A aplicação do plano foi iniciada demostrando potencial para estabelecimento da prática da EPS por meio dele. Devido à impossibilidade de encontros presenciais ocasionados pela pandemia, experimentou-se também encontros online, tendo boa aceitação da equipe. Espera-se que este trabalho e seus produtos sejam utilizados e/ou sirvam de modelo para prática da EPS e possam ainda contribuir para que novas pesquisas sobre prática de EPS direcionadas a profissionais de farmácia, que atuem com HIV/AIDS ou demais temas da área da saúde, sejam realizadas.Study developed in the Professional Master's in Education and Health whose theme is permanent education for pharmacy professionals who work in the care of HIV / AIDS patients. Although the effectiveness of HIV treatment is well established in relation to controlling viral load, one of the major challenges is adherence to treatment. The pharmacy can be considered a strategic sector in this regard, since the patient frequents the place over time. In this space, the pharmacy team can play a fundamental role in favoring adherence to treatment and guiding such patients. For this, the team needs to know how to act and act in the different situations of their day-to-day lives, so that permanent education can be a differential. Thus, the objectives of this work were: to structure an educational proposal for a pharmacy team in a university outpatient service in the state of Rio de Janeiro with a focus on HIV / AIDS; analyze the EPS of the pharmacy team; to know the permanent education activities on HIV / AIDS experienced by the team; identify the main difficulties and problems faced daily by the pharmacy team with regard to assistance to PLWHA; prioritize educational strategy and subjects shown to be of greater importance by the team to be worked on at EPS. This is a study with a qualitative approach that used semi-structured interviews applied to members of the pharmacy team as data collection instruments. The scenario was the outpatient pharmacy of the university outpatient service. The categorization and analysis of the data were performed using Bardin's content analysis technique. Data started to be collected after approval by the Research Ethics Committees of institutions No. 3,309,097 and No. 3,239,740, in compliance with the Resolution of the National Health Council No. 466/2012 and No. 510/2016. As a result of this work, it was realized that permanent education is not a reality among the team and that many confuse their concept with that of continuing education. The team's need and interest in inserting permanent education in the sector was also verified. The team chose the educational strategy to be prioritized - meetings / meetings with the team - as well as the subjects that they considered necessary initially. As a product, a Permanent Health Education plan was developed, thus seeking to strengthen it among the pharmacy team as well as improving the service in this sector. In addition to it, two by-products were elaborated: book of record of situations for Permanent Education in Health and contact card for doctors of external units. The implementation of the plan started showing the potential for establishing the practice of EPS through it. Due to the impossibility of face-to-face meetings caused by the pandemic, online meetings were also tried, with good acceptance by the team. It is expected that this work and its products will be used and / or serve as a model for the practice of EPS and may also contribute to new research on the practice of EPS directed to pharmacy professionals who work with HIV / AIDS or other topics in the field of health are carried out.112 f.Cordeiro, Benedito Carloshttp://lattes.cnpq.br/9505562733069677Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosahttp://lattes.cnpq.br/0803560071783862Almeida, Ana Clementina Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/2445438914840345http://lattes.cnpq.br/9815992539168641Gonçalves, Giselle de Fátima2022-06-10T18:24:54Z2022-06-10T18:24:54Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, Giselle de Fátima. Educação permanente da equipe de farmácia que atua na assistência ao paciente vivendo com HIV/AIDS em um serviço ambulatorial universitário no estado do Rio de Janeiro. 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25171CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-10T18:24:58Zoai:app.uff.br:1/25171Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-06-10T18:24:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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