Saberes dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental sobre espécies ameaçadas de extinção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Ana Carla de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24962
Resumo: A educação ambiental vem sendo inserida nas escolas como um tema transversal sendo incentivada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. O entendimento acerca do ambiente e de seus componentes pode ter um expressivo significado na prática social. Identificar a representação social e os conceitos que os alunos trazem sobre determinados assuntos auxilia o planejamento de práticas pedagógicas inovadoras e não apenas periódicas. Esta pesquisa teve o objetivo de sensibilizar os alunos do sétimo ano do ensino fundamental de duas escolas, uma em Santo Antônio de Pádua-RJ e outra em Miracema-RJ acerca do tema espécies ameaçadas de extinção. A metodologia utilizada foi à evocação livre de palavras e desenhos livres objetivando identificar o conhecimento prévio, seguida por uma palestra abordando o tema, especialmente as espécies que ocorrem no estado do Rio de Janeiro e na Mesorregião Noroeste Fluminense. Por último, utilizou-se a construção de tiras em quadrinhos como instrumento de ensino aprendizagem sobre o tema abordado. A evocação livre de palavras demonstrou que a caça teve a maior representação social acerca do tema. Os desenhos mostraram que os alunos conhecem alguns animais ameaçados de extinção, sobretudo, aqueles mais divulgados pela mídia. A palestra promoveu a ruptura com o conhecimento popular e o transformou em conhecimento científico, o que ficou demonstrado pelas tiras em quadrinhos construídas pelos alunos. Nessas apareceram desenhos ilustrando o tráfico ilegal de animais, a prisão de traficantes de animais, e, o mais importante, desenhos das espécies ameaçadas de extinção que ocorrem no Noroeste Fluminense. Pode-se concluir que esse trabalho contribuiu para o ensino do tema espécies ameaçadas de extinção, principalmente porque em várias tiras em quadrinhos foram desenhados momentos em que ocorre a sensibilização de colegas sobre o tema em questão.
id UFF-2_c3f21f012b9e95b1dbfefa4d88872714
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24962
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Saberes dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental sobre espécies ameaçadas de extinçãoMeio AmbienteRepresentação SocialEvocação Livre de PalavrasDesenhosTiras em QuadrinhosCiências NaturaisEnvironmentSocial representationFree evocation of wordsDrawingsComics tripsA educação ambiental vem sendo inserida nas escolas como um tema transversal sendo incentivada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. O entendimento acerca do ambiente e de seus componentes pode ter um expressivo significado na prática social. Identificar a representação social e os conceitos que os alunos trazem sobre determinados assuntos auxilia o planejamento de práticas pedagógicas inovadoras e não apenas periódicas. Esta pesquisa teve o objetivo de sensibilizar os alunos do sétimo ano do ensino fundamental de duas escolas, uma em Santo Antônio de Pádua-RJ e outra em Miracema-RJ acerca do tema espécies ameaçadas de extinção. A metodologia utilizada foi à evocação livre de palavras e desenhos livres objetivando identificar o conhecimento prévio, seguida por uma palestra abordando o tema, especialmente as espécies que ocorrem no estado do Rio de Janeiro e na Mesorregião Noroeste Fluminense. Por último, utilizou-se a construção de tiras em quadrinhos como instrumento de ensino aprendizagem sobre o tema abordado. A evocação livre de palavras demonstrou que a caça teve a maior representação social acerca do tema. Os desenhos mostraram que os alunos conhecem alguns animais ameaçados de extinção, sobretudo, aqueles mais divulgados pela mídia. A palestra promoveu a ruptura com o conhecimento popular e o transformou em conhecimento científico, o que ficou demonstrado pelas tiras em quadrinhos construídas pelos alunos. Nessas apareceram desenhos ilustrando o tráfico ilegal de animais, a prisão de traficantes de animais, e, o mais importante, desenhos das espécies ameaçadas de extinção que ocorrem no Noroeste Fluminense. Pode-se concluir que esse trabalho contribuiu para o ensino do tema espécies ameaçadas de extinção, principalmente porque em várias tiras em quadrinhos foram desenhados momentos em que ocorre a sensibilização de colegas sobre o tema em questão.The environmental education has been inserted at the schools as a traverse theme being motivated by the Parameters National Curriculares. The understanding concerning the atmosphere and of their components he/she can have an expressive meaning in practice social. To identify the social representation and the concepts that the students bring on certain subjects aids the planning of innovative and not just periodic pedagogic practices. This research had the objective of analyzing the students' of the seventh year of the fundamental teaching of two different schools social representation, one in Santo Antônio of Padua-RJ and other in Miracema-RJ concerning the theme threatened species of extinction. The methodology used was the evocation free of words and drawings free aiming to meet the initial knowledge, followed by a lecture by addressing the topic, particularly among the species that occur in the state of Rio de Janeiro and in the mesoregion Northwest Fluminense. Finally, it was used the construction of comic strips as an instrument of teaching learning about the topic addressed. The evocation free of words showed that hunting had the greatest social representation about the theme. The drawings showed that the students know some animals threatened with extinction, especially those most publicized by the media. These appeared drawings illustrating the illegal trafficking of animals, the arrest of traffickers of animals, and, most importantly, drawings of endangered species that occur in the Northwest Fluminense. It can be concluded that this work has contributed to the teaching of the subject species threatened with extinction, mainly because in several comic strips were designed moments in which occurs the awareness of colleagues on the issue in question.58 f.Almeida, Marcelo Nocelle dehttp://lattes.cnpq.br/9926701743816225Jannuzzi, Célia Maria Lirahttp://lattes.cnpq.br/5054140626872578Costa, Igor David dahttp://lattes.cnpq.br/4524004537624671http://lattes.cnpq.br/3277538312352469Faria, Ana Carla de Oliveira2022-05-02T21:48:35Z2022-05-02T21:48:35Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFARIA, Ana Carla de Oliveira. Saberes dos alunos do sétimo ano do ensino fundamental sobre espécies ameaçadas de extinção. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2018.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24962CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-25T19:34:58Zoai:app.uff.br:1/24962Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:36.273555Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental sobre espécies ameaçadas de extinção
title Saberes dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental sobre espécies ameaçadas de extinção
spellingShingle Saberes dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental sobre espécies ameaçadas de extinção
Faria, Ana Carla de Oliveira
Meio Ambiente
Representação Social
Evocação Livre de Palavras
Desenhos
Tiras em Quadrinhos
Ciências Naturais
Environment
Social representation
Free evocation of words
Drawings
Comics trips
title_short Saberes dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental sobre espécies ameaçadas de extinção
title_full Saberes dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental sobre espécies ameaçadas de extinção
title_fullStr Saberes dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental sobre espécies ameaçadas de extinção
title_full_unstemmed Saberes dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental sobre espécies ameaçadas de extinção
title_sort Saberes dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental sobre espécies ameaçadas de extinção
author Faria, Ana Carla de Oliveira
author_facet Faria, Ana Carla de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Marcelo Nocelle de
http://lattes.cnpq.br/9926701743816225
Jannuzzi, Célia Maria Lira
http://lattes.cnpq.br/5054140626872578
Costa, Igor David da
http://lattes.cnpq.br/4524004537624671
http://lattes.cnpq.br/3277538312352469
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Ana Carla de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Meio Ambiente
Representação Social
Evocação Livre de Palavras
Desenhos
Tiras em Quadrinhos
Ciências Naturais
Environment
Social representation
Free evocation of words
Drawings
Comics trips
topic Meio Ambiente
Representação Social
Evocação Livre de Palavras
Desenhos
Tiras em Quadrinhos
Ciências Naturais
Environment
Social representation
Free evocation of words
Drawings
Comics trips
description A educação ambiental vem sendo inserida nas escolas como um tema transversal sendo incentivada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. O entendimento acerca do ambiente e de seus componentes pode ter um expressivo significado na prática social. Identificar a representação social e os conceitos que os alunos trazem sobre determinados assuntos auxilia o planejamento de práticas pedagógicas inovadoras e não apenas periódicas. Esta pesquisa teve o objetivo de sensibilizar os alunos do sétimo ano do ensino fundamental de duas escolas, uma em Santo Antônio de Pádua-RJ e outra em Miracema-RJ acerca do tema espécies ameaçadas de extinção. A metodologia utilizada foi à evocação livre de palavras e desenhos livres objetivando identificar o conhecimento prévio, seguida por uma palestra abordando o tema, especialmente as espécies que ocorrem no estado do Rio de Janeiro e na Mesorregião Noroeste Fluminense. Por último, utilizou-se a construção de tiras em quadrinhos como instrumento de ensino aprendizagem sobre o tema abordado. A evocação livre de palavras demonstrou que a caça teve a maior representação social acerca do tema. Os desenhos mostraram que os alunos conhecem alguns animais ameaçados de extinção, sobretudo, aqueles mais divulgados pela mídia. A palestra promoveu a ruptura com o conhecimento popular e o transformou em conhecimento científico, o que ficou demonstrado pelas tiras em quadrinhos construídas pelos alunos. Nessas apareceram desenhos ilustrando o tráfico ilegal de animais, a prisão de traficantes de animais, e, o mais importante, desenhos das espécies ameaçadas de extinção que ocorrem no Noroeste Fluminense. Pode-se concluir que esse trabalho contribuiu para o ensino do tema espécies ameaçadas de extinção, principalmente porque em várias tiras em quadrinhos foram desenhados momentos em que ocorre a sensibilização de colegas sobre o tema em questão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2022-05-02T21:48:35Z
2022-05-02T21:48:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIA, Ana Carla de Oliveira. Saberes dos alunos do sétimo ano do ensino fundamental sobre espécies ameaçadas de extinção. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2018.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24962
identifier_str_mv FARIA, Ana Carla de Oliveira. Saberes dos alunos do sétimo ano do ensino fundamental sobre espécies ameaçadas de extinção. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2018.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823709591175168