O Estado plurinacional e comunitário na Bolívia: as lutas populares e o bem viver a partir de El Alto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28258 |
Resumo: | A eleição do primeiro presidente indígena da América Latina e a assinatura de uma nova Constituição que tornou a Bolívia um Estado Plurinacional e Comunitário trouxeram a tona um novo arsenal ideológico e epistêmico. Na interseção entre a modernidade ocidental e as culturas milenares originárias de nosso continente, encontra-se um fértil caminho para se vislumbrar alternativas antissistêmicas tendo como ponto de partida o protagonismo indígena. A proposta desta pesquisa é analisar a cultura política que desencadeou esse processo de transformação do Estado a partir de um duplo movimento: desde arriba, isto é, compreender quais as condições que propiciaram a eleição de Evo Morales e de que maneira o governo se apropria e faz uso das tradições originárias, especialmente no que tange à temática do Bem Viver como uma proposta de transformação radical da realidade (também definida como ―Proceso de Cambio‖ ou ―Revolución Democrática y Cultural‖); e desde abajo, do ponto de vista das bases sociais, isto é, como o povo, e em especial as classes populares e indígenas, comporta-se em seu cotidiano diante das contradições e conflitos que permeiam o princípio normativo anunciado pelo governo e a sua prática social. Em relação ao último aspecto, utilizaremos como estudo de caso, a experiência da cidade de El Alto. Localizada a cerca de 10km de La Paz, também considerada uma cidade insurgente, possui um histórico de lutas que remonta à resistência ao Império Espanhol. Nos dias atuais, teve um papel protagônico na Guerra do Gás de 2003 e foi determinante na derrubada de dois presidentes antes de contribuir na eleição de Evo Morales em 2005. Sob o atual governo, é objeto de grandes disputas, pois é uma cidade-chave para a manutenção da estabilidade política no país. As juntas vecinales consistem em umas das principais formas de organização coletiva e popular e combinam elementos modernos (pois se assemelham às associações de moradores) e tradicionais (pois trazem aspectos constitutivos do poder da comunidade indígena oriunda dos ayllus). Acredito que a análise mais aprofundada sobre a experiência de El Alto, tendo como base a perspectiva de algumas de suas lideranças locais, permitirá também uma reflexão mais substancial sobre os dilemas e possibilidades que surgem com a apresentação do Bem Viver (Buen Vivir, Vivir Bien, Suma Kamaña, Suma Kawsay, TeKo Kevi, Ñandareko etc) enquanto alternativa pós-capitalista, bem como os desdobramentos referentes à reflexão da possível articulação entre Estado, Democracia e Comunidade. |
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O Estado plurinacional e comunitário na Bolívia: as lutas populares e o bem viver a partir de El AltoMovimento socialIndígenaBolívia - Política e governo, 2003A eleição do primeiro presidente indígena da América Latina e a assinatura de uma nova Constituição que tornou a Bolívia um Estado Plurinacional e Comunitário trouxeram a tona um novo arsenal ideológico e epistêmico. Na interseção entre a modernidade ocidental e as culturas milenares originárias de nosso continente, encontra-se um fértil caminho para se vislumbrar alternativas antissistêmicas tendo como ponto de partida o protagonismo indígena. A proposta desta pesquisa é analisar a cultura política que desencadeou esse processo de transformação do Estado a partir de um duplo movimento: desde arriba, isto é, compreender quais as condições que propiciaram a eleição de Evo Morales e de que maneira o governo se apropria e faz uso das tradições originárias, especialmente no que tange à temática do Bem Viver como uma proposta de transformação radical da realidade (também definida como ―Proceso de Cambio‖ ou ―Revolución Democrática y Cultural‖); e desde abajo, do ponto de vista das bases sociais, isto é, como o povo, e em especial as classes populares e indígenas, comporta-se em seu cotidiano diante das contradições e conflitos que permeiam o princípio normativo anunciado pelo governo e a sua prática social. Em relação ao último aspecto, utilizaremos como estudo de caso, a experiência da cidade de El Alto. Localizada a cerca de 10km de La Paz, também considerada uma cidade insurgente, possui um histórico de lutas que remonta à resistência ao Império Espanhol. Nos dias atuais, teve um papel protagônico na Guerra do Gás de 2003 e foi determinante na derrubada de dois presidentes antes de contribuir na eleição de Evo Morales em 2005. Sob o atual governo, é objeto de grandes disputas, pois é uma cidade-chave para a manutenção da estabilidade política no país. As juntas vecinales consistem em umas das principais formas de organização coletiva e popular e combinam elementos modernos (pois se assemelham às associações de moradores) e tradicionais (pois trazem aspectos constitutivos do poder da comunidade indígena oriunda dos ayllus). Acredito que a análise mais aprofundada sobre a experiência de El Alto, tendo como base a perspectiva de algumas de suas lideranças locais, permitirá também uma reflexão mais substancial sobre os dilemas e possibilidades que surgem com a apresentação do Bem Viver (Buen Vivir, Vivir Bien, Suma Kamaña, Suma Kawsay, TeKo Kevi, Ñandareko etc) enquanto alternativa pós-capitalista, bem como os desdobramentos referentes à reflexão da possível articulação entre Estado, Democracia e Comunidade.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoThe election of the first indigenous president of Latin America and the signing of a new constitution that made Bolivia a Plurinational and Community State brought to the fore a new ideological and epistemic arsenal. At the intersection between Western modernity and the millennial cultures that originated in our continent, there is a fertile way to glimpse antisystemic alternatives having as its starting point the indigenous protagonism. The proposal of this research is to analyze the political culture that triggered this process of transformation of the State from a double movement: from above, that is, to understand the conditions that propitiated the election of Evo Morales and how the government appropriates and makes use of the original traditions, especially with regard to the theme of Well-Living as a proposal for radical transformation of reality (also defined as "Process of Change" or "Cultural and Democratic Revolution"); and from below, from the point of view of social bases, that is, how the people, and especially the indigenous and popular classes, behave in their everyday life in the face of the contradictions and conflicts that permeate the normative principle announced by the government and its social practice. Regarding the last aspect, we will use as a case study the experience of the city of El Alto. Located about 10km from La Paz, also considered an insurgent city, it has a history of fighting that goes back to resistance to the Spanish Empire. Nowadays, he played a leading role in the 2003 Gas War and was instrumental in overthrowing two presidents before contributing to Evo Morales' 2005 election. Under the current administration he is the subject of major disputes as he is a key city to maintain political stability in the country. The neighborhood councils consist of one of the main forms of collective and popular organization and combine modern elements (because they resemble residents' associations) and traditional elements (because they bring constitutive aspects of the power of the indigenous community originated by the ayllus). I believe that a more in-depth analysis of El Alto's experience, based on the perspective of some of its local leaders, will also allow a more substantial reflection on the dilemmas and possibilities that arise with the presentation of Bem Viver (Buen Vivir, Vivir Bien , Suma Kamaña, Suma Kawsay, TeKo Kevi, Ñandareko etc.) as a post-capitalist alternative, as well as the developments regarding the reflection of the possible articulation between State, Democracy and Community.223 p.Ferreras, Norberto O.Ferreras, Maria Verónica SecretoReis, Daniel AarãoMaynetto, Monica Esmeralda BruckmannAndrade, Everaldo de OliveiraBaptista, Mariana Bruce Ganem2023-03-17T17:11:17Z2023-03-17T17:11:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBAPTISTA, Mariana Bruce Ganem. O Estado plurinacional e comunitário na Bolívia: as lutas populares e o bem viver a partir de El Alto. 2019. 223 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28258CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-17T17:11:32Zoai:app.uff.br:1/28258Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:45.715293Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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