Configuração narrativa em Paul Ricoeur

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bianca Pereira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6874
Resumo: A compreensão de si é uma tarefa difícil e necessitamos de mediações para encontrar respostas para nossas próprias histórias. Por isso, o filósofo Paul Ricoeur dedica-se ao estudo das narrativas, pois percebe que, através delas, o ser humano consegue alcançar uma compreensão de si mais plena e inteligível. Seu percurso, precisamente, é desvendar como o processo de contar uma história acontece. Entretanto, esse processo não se inicia com o ato do criador da obra, pelo contrário. Para que uma obra se torne obra, ela precisa de alguns elementos fornecidos pela experiência cotidiana e, após essa etapa é que a obra pode configurar-se e vir a ser uma obra. Porém, ainda assim, ela não alcançou sua finalidade, porque, para o filósofo, a obra só se encerra no ato de ler, ou seja, no leitor. Pretendemos, então, percorrer os caminhos seguidos pelo filósofo para encontrar a função da arte de contar histórias através dessa teoria, denominada de “tripla mímesis”. Para isso, mostraremos como ocorre a configuração das narrativas e como ela abre um horizonte de possibilidades para o ser humano quando revela um mundo que pode transformar sua compreensão do tempo, de si e dos outros
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