Nossas histórias não serão apagadas: o ensino de histórias menores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stefenson, Eleonora Abad
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27793
Resumo: Que currículos são anunciados nos cotidianos das aulas de histórias com turmas do primeiro ao terceiro anos em uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro? Que novas conexões são vividas nos trânsitos entre o passado, o presente e o futuro por estudantes e professora em seus encontros? São estas as perguntas que animam os caminhos desta pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e nas aulas de história, que reconheceremos como histórias menores, para turmas do primeiro ao terceiro anos Ensino Médio Integral no Colégio Estadual Guilherme Briggs, localizado em Niterói-RJ, durante os anos de 2017 a 2021. Com as narrativas produzidas através dos registros dos encontros entre professora e estudantes, compartilhados ao longo da tese, compreendemos os conhecimentos vivenciados nas aulas em uma perspectiva rizomática, em diálogo com as reflexões de Deleuze e Guattari (2011), atravessado, portanto, por múltiplas vozes, velocidades e temporalidades. histórias menores e múltiplas, tecidas coletivamente pela professora e estudantes. histórias menores que se desenrolam nos cotidianos da escola e que nos aproximaram das reflexões produzidas nos estudos dos cotidianos, em especial com as pesquisas de Alves (2002), Carvalho (2009) e Andrade (2014). Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa intervenção, produzida em diálogos com os procedimentos da pesquisa cartográfica presentes nas produções de Passos, Kastrup e Escóssia (2015). Uma aposta teórico-metodológica que nos permitiu narrar os caminhos da própria pesquisa e, portanto, os seus entrecruzamentos em redes de vivências que, por vezes, nos provocam experiências (LARROSA, 2019) conectadas em um plano comum nas aulas de histórias menores.
id UFF-2_c513a2a15942a552632f14419ed86c4e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27793
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Nossas histórias não serão apagadas: o ensino de histórias menoresEnsino de HistóriaHistórias MenoresCotidianosExperiênciaEnsino básicoEnsino de históriaProfessor de HistóriaEscola públicaRio de JaneiroHistory TeachingMinor HistoriesDaily Life StudiesExperienceQue currículos são anunciados nos cotidianos das aulas de histórias com turmas do primeiro ao terceiro anos em uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro? Que novas conexões são vividas nos trânsitos entre o passado, o presente e o futuro por estudantes e professora em seus encontros? São estas as perguntas que animam os caminhos desta pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e nas aulas de história, que reconheceremos como histórias menores, para turmas do primeiro ao terceiro anos Ensino Médio Integral no Colégio Estadual Guilherme Briggs, localizado em Niterói-RJ, durante os anos de 2017 a 2021. Com as narrativas produzidas através dos registros dos encontros entre professora e estudantes, compartilhados ao longo da tese, compreendemos os conhecimentos vivenciados nas aulas em uma perspectiva rizomática, em diálogo com as reflexões de Deleuze e Guattari (2011), atravessado, portanto, por múltiplas vozes, velocidades e temporalidades. histórias menores e múltiplas, tecidas coletivamente pela professora e estudantes. histórias menores que se desenrolam nos cotidianos da escola e que nos aproximaram das reflexões produzidas nos estudos dos cotidianos, em especial com as pesquisas de Alves (2002), Carvalho (2009) e Andrade (2014). Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa intervenção, produzida em diálogos com os procedimentos da pesquisa cartográfica presentes nas produções de Passos, Kastrup e Escóssia (2015). Uma aposta teórico-metodológica que nos permitiu narrar os caminhos da própria pesquisa e, portanto, os seus entrecruzamentos em redes de vivências que, por vezes, nos provocam experiências (LARROSA, 2019) conectadas em um plano comum nas aulas de histórias menores.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorWhat curricula are advertised in the daily life of history classes with students from the first to third years of High School in a public school in Rio de Janeiro? What new connections are experienced in the transits between the past, the present and the future by students and teacher in their meetings? These are the questions that animate the paths of this research developed in the Post-Graduate Program in Education at the Fluminense Federal University (UFF) and in the history classes, which we will recognize as minor histories, for classes from the first to third years of High School Guilherme Briggs, located in Niterói-RJ, from 2017 to 2021. With the narratives produced through the records of meetings between teacher and students, shared throughout the thesis, we understand the knowledge experienced in classes in a rhizomatic perspective, in dialogue with the reflections of Deleuze and Guattari (2011), thus crossed by multiple voices, speeds and temporalities. smaller and multiple histories, woven collectively by the teacher and students. minor histories that unfold in the daily life of the school and that brought us closer to the reflections produced in the studies of daily life, especially with the research by Alves (2002), Carvalho (2009) and Andrade (2014). This research is characterized as intervention research, produced in dialogues with cartographic research procedures present in the productions of Passos, Kastrup and Escóssia (2015). A theoretical-methodological bet that allowed us to narrate the paths of the research itself and, therefore, its intersections in networks of experiences that, at times, cause us experiences (LARROSA, 2019) connected on a common plane in the minor histories’ classes.138 p.Andrade, Nívea Maria da SilvaCarvalho, Janete MagalhãesAguiar, Katia Faria dePassos, Pamela Santos dosStefenson, Eleonora Abad2023-02-03T13:31:43Z2023-02-03T13:31:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSTEFENSON, Eleonora Abad. Nossas histórias não serão apagadas: o ensino de histórias menores. 2022. 138f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27793CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-03T13:31:46Zoai:app.uff.br:1/27793Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-03T13:31:46Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Nossas histórias não serão apagadas: o ensino de histórias menores
title Nossas histórias não serão apagadas: o ensino de histórias menores
spellingShingle Nossas histórias não serão apagadas: o ensino de histórias menores
Stefenson, Eleonora Abad
Ensino de História
Histórias Menores
Cotidianos
Experiência
Ensino básico
Ensino de história
Professor de História
Escola pública
Rio de Janeiro
History Teaching
Minor Histories
Daily Life Studies
Experience
title_short Nossas histórias não serão apagadas: o ensino de histórias menores
title_full Nossas histórias não serão apagadas: o ensino de histórias menores
title_fullStr Nossas histórias não serão apagadas: o ensino de histórias menores
title_full_unstemmed Nossas histórias não serão apagadas: o ensino de histórias menores
title_sort Nossas histórias não serão apagadas: o ensino de histórias menores
author Stefenson, Eleonora Abad
author_facet Stefenson, Eleonora Abad
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Nívea Maria da Silva
Carvalho, Janete Magalhães
Aguiar, Katia Faria de
Passos, Pamela Santos dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Stefenson, Eleonora Abad
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Histórias Menores
Cotidianos
Experiência
Ensino básico
Ensino de história
Professor de História
Escola pública
Rio de Janeiro
History Teaching
Minor Histories
Daily Life Studies
Experience
topic Ensino de História
Histórias Menores
Cotidianos
Experiência
Ensino básico
Ensino de história
Professor de História
Escola pública
Rio de Janeiro
History Teaching
Minor Histories
Daily Life Studies
Experience
description Que currículos são anunciados nos cotidianos das aulas de histórias com turmas do primeiro ao terceiro anos em uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro? Que novas conexões são vividas nos trânsitos entre o passado, o presente e o futuro por estudantes e professora em seus encontros? São estas as perguntas que animam os caminhos desta pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e nas aulas de história, que reconheceremos como histórias menores, para turmas do primeiro ao terceiro anos Ensino Médio Integral no Colégio Estadual Guilherme Briggs, localizado em Niterói-RJ, durante os anos de 2017 a 2021. Com as narrativas produzidas através dos registros dos encontros entre professora e estudantes, compartilhados ao longo da tese, compreendemos os conhecimentos vivenciados nas aulas em uma perspectiva rizomática, em diálogo com as reflexões de Deleuze e Guattari (2011), atravessado, portanto, por múltiplas vozes, velocidades e temporalidades. histórias menores e múltiplas, tecidas coletivamente pela professora e estudantes. histórias menores que se desenrolam nos cotidianos da escola e que nos aproximaram das reflexões produzidas nos estudos dos cotidianos, em especial com as pesquisas de Alves (2002), Carvalho (2009) e Andrade (2014). Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa intervenção, produzida em diálogos com os procedimentos da pesquisa cartográfica presentes nas produções de Passos, Kastrup e Escóssia (2015). Uma aposta teórico-metodológica que nos permitiu narrar os caminhos da própria pesquisa e, portanto, os seus entrecruzamentos em redes de vivências que, por vezes, nos provocam experiências (LARROSA, 2019) conectadas em um plano comum nas aulas de histórias menores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-03T13:31:43Z
2023-02-03T13:31:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv STEFENSON, Eleonora Abad. Nossas histórias não serão apagadas: o ensino de histórias menores. 2022. 138f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27793
identifier_str_mv STEFENSON, Eleonora Abad. Nossas histórias não serão apagadas: o ensino de histórias menores. 2022. 138f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135441330143232