Ensino de história e resistência : notas sobre uma história menor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187298 |
Resumo: | Este artigo é resultado de uma reflexão teórica realizada a partir das entrevistas de dois professores, acerca do ensino de História na escola básica, enfatizando o conceito de história menor, como elemento teórico capaz de ler e compreender determinadas práticas de sala de aula que representam fissuras nos modos tradicionais de se ensinar História. O texto realiza um diálogo teórico com o conceito de simpatia de Bergson, a fim de pensar novas formas de se ensinar história e de subverter a temporalidade eurocentrada. Nesse sentido, também dialoga com a descolonialidade, no sentido de realizar a crítica tanto à história maior, quanto a temporalidade que lhe é correlata. O objetivo principal está em desenvolver o conceito de história menor e permitir que ele se torna uma chave de leitura para pensar o ensino de história desde uma perspectiva que rompe com as grandes explicações estruturais e que promove, na sala de aula, uma história de temas e sujeitos invisibilizados pela história maior. |
id |
UFRGS-2_cb728fcd9338ef0a6fe1de5cbe28ce93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187298 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Nilton Mullet2018-12-21T04:05:10Z20172318-7344http://hdl.handle.net/10183/187298001061022Este artigo é resultado de uma reflexão teórica realizada a partir das entrevistas de dois professores, acerca do ensino de História na escola básica, enfatizando o conceito de história menor, como elemento teórico capaz de ler e compreender determinadas práticas de sala de aula que representam fissuras nos modos tradicionais de se ensinar História. O texto realiza um diálogo teórico com o conceito de simpatia de Bergson, a fim de pensar novas formas de se ensinar história e de subverter a temporalidade eurocentrada. Nesse sentido, também dialoga com a descolonialidade, no sentido de realizar a crítica tanto à história maior, quanto a temporalidade que lhe é correlata. O objetivo principal está em desenvolver o conceito de história menor e permitir que ele se torna uma chave de leitura para pensar o ensino de história desde uma perspectiva que rompe com as grandes explicações estruturais e que promove, na sala de aula, uma história de temas e sujeitos invisibilizados pela história maior.This article is the result of a theoretical reflection based on the interviews of two teachers about the teaching of History in elementary school, emphasizing the concept of a minor history as a theoretical element capable of reading and understanding certain classroom practices that represent loopholes in traditional ways of teaching History. The text carries out a theoretical dialogue with Bergson's concept of sympathy in order to think about new ways of teaching history and of subverting Eurocentred temporality. In this regard, it also dialogues with decoloniality, in the sense of criticizing larger history as well as the temporality that is related to it. The main objective is to develop the concept of minor history and to allow it to become a key reading to think about teaching history from a perspective that breaks with the great structural explanations and that promotes, in the classroom, a history of issues and individuals unseen by a larger history.application/pdfporRevista Arquivo Brasileiro de Educação. Belo Horizonte. Vol. 5, n. 10 (jan./abr. 2017), p. 103-117HistóriaEnsinoTeaching historyMinor historyTemporalitiesEnsino de história e resistência : notas sobre uma história menorinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001061022.pdf.txt001061022.pdf.txtExtracted Texttext/plain42081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187298/2/001061022.pdf.txt20f15181a262381a012d4a8051b6e65eMD52ORIGINAL001061022.pdfTexto completoapplication/pdf412904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187298/1/001061022.pdf54779dceb3943a3249d174514a2ea40fMD5110183/1872982021-03-09 04:25:32.504939oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187298Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:25:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de história e resistência : notas sobre uma história menor |
title |
Ensino de história e resistência : notas sobre uma história menor |
spellingShingle |
Ensino de história e resistência : notas sobre uma história menor Pereira, Nilton Mullet História Ensino Teaching history Minor history Temporalities |
title_short |
Ensino de história e resistência : notas sobre uma história menor |
title_full |
Ensino de história e resistência : notas sobre uma história menor |
title_fullStr |
Ensino de história e resistência : notas sobre uma história menor |
title_full_unstemmed |
Ensino de história e resistência : notas sobre uma história menor |
title_sort |
Ensino de história e resistência : notas sobre uma história menor |
author |
Pereira, Nilton Mullet |
author_facet |
Pereira, Nilton Mullet |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Nilton Mullet |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Ensino |
topic |
História Ensino Teaching history Minor history Temporalities |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching history Minor history Temporalities |
description |
Este artigo é resultado de uma reflexão teórica realizada a partir das entrevistas de dois professores, acerca do ensino de História na escola básica, enfatizando o conceito de história menor, como elemento teórico capaz de ler e compreender determinadas práticas de sala de aula que representam fissuras nos modos tradicionais de se ensinar História. O texto realiza um diálogo teórico com o conceito de simpatia de Bergson, a fim de pensar novas formas de se ensinar história e de subverter a temporalidade eurocentrada. Nesse sentido, também dialoga com a descolonialidade, no sentido de realizar a crítica tanto à história maior, quanto a temporalidade que lhe é correlata. O objetivo principal está em desenvolver o conceito de história menor e permitir que ele se torna uma chave de leitura para pensar o ensino de história desde uma perspectiva que rompe com as grandes explicações estruturais e que promove, na sala de aula, uma história de temas e sujeitos invisibilizados pela história maior. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-21T04:05:10Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/187298 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2318-7344 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001061022 |
identifier_str_mv |
2318-7344 001061022 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/187298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Arquivo Brasileiro de Educação. Belo Horizonte. Vol. 5, n. 10 (jan./abr. 2017), p. 103-117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187298/2/001061022.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187298/1/001061022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
20f15181a262381a012d4a8051b6e65e 54779dceb3943a3249d174514a2ea40f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224959026003968 |