Identificação de competências para farmacêuticos egressos de programas de residência na área hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonsalves, Zilda de Santana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27619
http://dx.doi.org/10.22409/PPG-CAPS.2021.d.02382046775
Resumo: INTRODUÇÃO: A residência na área de Farmácia surgiu no cenário hospitalar como forma de reorganização dos serviços de saúde, focada na prática integrada. Os currículos orientados por competências devem alinhar metodologias de ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas para diferentes contextos e cenários de aprendizagem, métodos de avaliação e atividades de pesquisa. OBJETIVO: Discutir a formação por competências no âmbito da Residência em Farmácia Hospitalar. MÉTODOS: A pesquisa foi dividida nas etapas: (i) Discussão de competências em Farmácia Hospitalar na Residência por meio de revisão de escopo; (ii) Mapeamento do perfil das residências para farmacêuticos no Brasil; (iii) Construção de ferramenta de identificação dos períodos de formação de competências para Residência na área de farmácia hospitalar e (iv) Estudo de caso dos programas de Residência da Universidade Federal Fluminense para farmacêuticos para identificação da percepção de docentes, tutores/preceptores e egressos. A pesquisa foi aprovada pelo CEP - HUAP/UFF. RESULTADOS: A revisão de escopo selecionou nove artigos e diretrizes publicados e permitiu identificar lacunas de conhecimento compilando e comparando as estratégias utilizadas pelos programas de residência. O panorama dos programas de residência para farmacêuticos no Brasil identificou vagas em 216 cursos. O resultado mostra distribuição desigual dos cursos e vagas, concentrados na região sudeste. Os programas são financiados em sua maioria pelo sistema público de saúde, com predominância da rede federal (38,8 %). Independente do modelo de Programa de Residência, o principal cenário de prática é o hospital, estando distribuídos principalmente nas áreas de oncologia (9,6 %), terapia intensiva (9,1 %) e urgência e emergência (6,7 %). Na terceira etapa o questionário foi respondido por 32 (84,2 %) docentes e preceptores/tutores, enquanto para os egressos houve participação de 50 % (16) dos convidados. A avaliação mostrou que a maioria dos Objetivos Educacionais (OE) propostos foram considerados “Essenciais” ou “Importantes”, e que o nível “Pleno” pode ser alcançado ao final da Residência em 98 % dos OE. O último ponto avaliado mostrou que o nível de aprendizagem ao final do curso transita nos estágios da etapa “fazer”, relacionado de “Aplicar até Criar” da taxonomia de Bloom. CONCLUSÃO: A revisão de escopo identificou diretrizes sobre modelos de programas de residência em países com estratégias consolidadas. Embora considerar a realidade de uma instituição possa representar limitação da pesquisa, o mapeamento das residências para farmacêuticos no Brasil, apontou que os programas da UFF têm representatividade no cenário nacional, sugerindo que seja possível extrapolação futura dos resultados para outros programas. A proposta de identificação de competências foi fundamental ao identificar que os OE e Domínios indicados são “Essenciais” ou “Importantes”. Adicionalmente, fomentou a inovação ao apontar o desenvolvimento progressivo da autonomia de desempenho das competências, ao longo de curso, para execução das práticas do farmacêutico hospitalar.
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MÉTODOS: A pesquisa foi dividida nas etapas: (i) Discussão de competências em Farmácia Hospitalar na Residência por meio de revisão de escopo; (ii) Mapeamento do perfil das residências para farmacêuticos no Brasil; (iii) Construção de ferramenta de identificação dos períodos de formação de competências para Residência na área de farmácia hospitalar e (iv) Estudo de caso dos programas de Residência da Universidade Federal Fluminense para farmacêuticos para identificação da percepção de docentes, tutores/preceptores e egressos. A pesquisa foi aprovada pelo CEP - HUAP/UFF. RESULTADOS: A revisão de escopo selecionou nove artigos e diretrizes publicados e permitiu identificar lacunas de conhecimento compilando e comparando as estratégias utilizadas pelos programas de residência. O panorama dos programas de residência para farmacêuticos no Brasil identificou vagas em 216 cursos. O resultado mostra distribuição desigual dos cursos e vagas, concentrados na região sudeste. Os programas são financiados em sua maioria pelo sistema público de saúde, com predominância da rede federal (38,8 %). Independente do modelo de Programa de Residência, o principal cenário de prática é o hospital, estando distribuídos principalmente nas áreas de oncologia (9,6 %), terapia intensiva (9,1 %) e urgência e emergência (6,7 %). Na terceira etapa o questionário foi respondido por 32 (84,2 %) docentes e preceptores/tutores, enquanto para os egressos houve participação de 50 % (16) dos convidados. A avaliação mostrou que a maioria dos Objetivos Educacionais (OE) propostos foram considerados “Essenciais” ou “Importantes”, e que o nível “Pleno” pode ser alcançado ao final da Residência em 98 % dos OE. O último ponto avaliado mostrou que o nível de aprendizagem ao final do curso transita nos estágios da etapa “fazer”, relacionado de “Aplicar até Criar” da taxonomia de Bloom. CONCLUSÃO: A revisão de escopo identificou diretrizes sobre modelos de programas de residência em países com estratégias consolidadas. Embora considerar a realidade de uma instituição possa representar limitação da pesquisa, o mapeamento das residências para farmacêuticos no Brasil, apontou que os programas da UFF têm representatividade no cenário nacional, sugerindo que seja possível extrapolação futura dos resultados para outros programas. A proposta de identificação de competências foi fundamental ao identificar que os OE e Domínios indicados são “Essenciais” ou “Importantes”. Adicionalmente, fomentou a inovação ao apontar o desenvolvimento progressivo da autonomia de desempenho das competências, ao longo de curso, para execução das práticas do farmacêutico hospitalar.INTRODUCTION: Pharmacy residency programs emerged in the hospital scenario to reorganize health services focused on integrated practice. Competency-based curricula must align teaching-learning methodologies, pedagogical approaches, different learning contexts and scenarios, assessment methods, and research activities with curriculum organization principles. OBJECTIVE: To discuss competency-based training by Pharmacy Residency Programs, focusing on the hospital area. METHODS: The research was divided into stages: (i) Establishment of an overview of pharmacy residency programs' competency framework through a scoping review; (ii) Characterization of the profile of residencies for pharmacists in Brazil; (iii) Construction of a tool to identify the training periods for pharmacy residency; and (iv) Case study of the Fluminense Federal University residency programs for pharmacists. At this stage, the perception of teachers, tutors/preceptors and graduates about professional activities and educational goals was identified. The research was approved by CEP - HUAP/UFF. RESULTS: The scoping review selected nine articles and guidelines published from February 2011 to March 2020. It allowed the identification of knowledge gaps, despite the scarcity of published literature compiling and comparing the strategies used by residency programs. The panorama of residency programs identified 216 courses with vacancies for pharmacists in Brazil. The results show an unequal distribution of courses. The courses are more concentrated in the southeast region, especially in the state of São Paulo. Programs are supported mainly by the public health system, predominantly through federal funding (38.8%). Regardless of the residency program model, the practice setting being the hospital, the programs are distributed mainly in the concentration areas: oncology (9.6%), intensive care (9.1%), and urgency and emergency (6.7%). In the third stage, the questionnaire was answered by 32 (84.2%) professors and preceptors/tutors, while of the invited graduates, 50% (16) participated. The evaluation of five Domains showed that most of the Educational Objectives (EO) proposed were considered “Essential” or “Important” and that the “Full” level could be attained at the end of the residency by fulfilling 98% of the EO. The last point evaluated showed that the level of learning at the end of the course transitions through of the “Do” step related to “Apply until Create” from Bloom's taxonomy. CONCLUSION: The scoping review identified guidelines on residency program models from countries with consolidated strategies. Although considering the educational realities of an institution may represent a limitation of the research, the mapping of residency programs for pharmacists in Brazil highlighted that UFF programs are representative of the national scene. This suggests that it is possible to extrapolate the results to other programs in the future. The proposal to identify competencies was instrumental in identifying that the EOs and Domains indicated are “Essential” or “Important.” Additionally, it fostered innovation by pointing to the progressive development of the competences autonomy throughout the course for carrying out hospital pharmacist practices.218p.Castilho, Selma Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/2212869015707673Néri, Eugenie Desirèe Rabelohttp://lattes.cnpq.br/2399187249187978Souza, Sônia Regina dehttp://lattes.cnpq.br/8543534166970830Cavaco, Afonso Miguel das NevesBueno, Denisehttp://lattes.cnpq.br/2413108146059860http://lattes.cnpq.br/1269037828958174Gonsalves, Zilda de Santana2023-01-19T11:10:45Z2023-01-19T11:10:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGONSALVES, Zilda de Santana. 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