Experimentação contextualizada como estratégia didática para o ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Felipe Diniz de Araujo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6037
Resumo: O trabalho apresentado consiste em duas etapas fundamentadas nos conceitos de contextualização e experimentação, respectivamente. Na primeira, com objetivo de analisar se e como a contextualização dos artigos incluídos nessa seção vem sendo aplicada, examinou-se artigos publicados na seção “Experimentação no ensino de química” da Revista Química Nova na Escola entre 2008 e 2015. A análise dos artigos apurou: se apresentava alguma indicação de contextualização; qual a concepção de contextualização que estava sendo empregada; e se, durante esse período, houve oscilações na frequência e na concepção de contextualização proposta nos experimentos. Os resultados apontaram que a concepção de contextualização mais usual foi a de “exemplificação de fatos de do cotidiano”. Na segunda etapa, analisouse a utilização de experimentos ilustrativos x investigativos, utilizados como prática pedagógica e com o objetivo de auxiliar e complementar o ensino de química no ensino médio. Os experimentos foram realizados com indicadores naturais de pH e aplicados a alunos de uma escola da rede pública do estado do Rio de Janeiro. Os alunos responderam a uma diagnose e realizaram os experimentos; e, por fim, responderam ao questionário, a fim de verificar as ideias e opiniões sobre a utilização de experimentos durante as aulas. Com o resultado da análise dos artigos, com a realização dos experimentos e com as respostas do questionário foi possível concluir que a inserção de experimentos investigativos contextualizados nas aulas de química são de grande contribuição para a relação ensino-aprendizagem dos alunos
id UFF-2_c612020f6132604cf12e6c647926b921
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6037
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Experimentação contextualizada como estratégia didática para o ensino de químicaEnsino de químicaEnsino de ciênciaPrática pedagógicaEnsino de químicaEnsino da ciênciaPrática pedagógicaChemistry teachingScience teachingPedagogic practiceO trabalho apresentado consiste em duas etapas fundamentadas nos conceitos de contextualização e experimentação, respectivamente. Na primeira, com objetivo de analisar se e como a contextualização dos artigos incluídos nessa seção vem sendo aplicada, examinou-se artigos publicados na seção “Experimentação no ensino de química” da Revista Química Nova na Escola entre 2008 e 2015. A análise dos artigos apurou: se apresentava alguma indicação de contextualização; qual a concepção de contextualização que estava sendo empregada; e se, durante esse período, houve oscilações na frequência e na concepção de contextualização proposta nos experimentos. Os resultados apontaram que a concepção de contextualização mais usual foi a de “exemplificação de fatos de do cotidiano”. Na segunda etapa, analisouse a utilização de experimentos ilustrativos x investigativos, utilizados como prática pedagógica e com o objetivo de auxiliar e complementar o ensino de química no ensino médio. Os experimentos foram realizados com indicadores naturais de pH e aplicados a alunos de uma escola da rede pública do estado do Rio de Janeiro. Os alunos responderam a uma diagnose e realizaram os experimentos; e, por fim, responderam ao questionário, a fim de verificar as ideias e opiniões sobre a utilização de experimentos durante as aulas. Com o resultado da análise dos artigos, com a realização dos experimentos e com as respostas do questionário foi possível concluir que a inserção de experimentos investigativos contextualizados nas aulas de química são de grande contribuição para a relação ensino-aprendizagem dos alunosThe presented paper consists of two stages based on the concepts of contextualization and experimentation, respectively. At first, in order to analyze whether and how the contextualization has been applied in the articles included in this section, we examined the articles published in the section "Experimentation in chemistry teaching" from the journal Química Nova na Escola between 2008 and 2015. The analysis of the articles investigated: if it had some indication of contextualization; which conception of contextualization was being used; and if, during this period, there were fluctuations in the frequency and in the concept of contextualization proposed in the experiments. The results showed that the most usual conception of contextualization was the "exemplification of everyday facts." In the second stage, we analyzed the use of illustrative x investigative experiments, used as a pedagogical practice and with the goal to assist and complement the chemistry teaching in high school. The experiments were performed with natural indicators of pH and applied to students of a public school of the state of Rio de Janeiro. The students responded to a diagnosis and performed the experiments; and finally answered the questionnaire in order to check the ideas and opinions on the use of experiments during the classes. With the result of the analysis of the articles, with the experiments and the questionnaire responses we were able to conclude that the inclusion of contextualized investigative experiments in chemistry classes are great contribution to the students’ teaching-learning relationshipSá, Sonia Regina Alves Nogueira deSouza, Nelson Ângelo deAlves, Odivaldo CambraiaGama, Felipe Diniz de Araujo2018-03-27T20:11:43Z2018-03-27T20:11:43Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGAMA, Felipe Diniz de Araújo. Experimentação contextualizada como estratégia didática para o ensino de química. Niterói, 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Curso de Licenciatura em Química - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/6037http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T15:22:12Zoai:app.uff.br:1/6037Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:20.594502Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentação contextualizada como estratégia didática para o ensino de química
title Experimentação contextualizada como estratégia didática para o ensino de química
spellingShingle Experimentação contextualizada como estratégia didática para o ensino de química
Gama, Felipe Diniz de Araujo
Ensino de química
Ensino de ciência
Prática pedagógica
Ensino de química
Ensino da ciência
Prática pedagógica
Chemistry teaching
Science teaching
Pedagogic practice
title_short Experimentação contextualizada como estratégia didática para o ensino de química
title_full Experimentação contextualizada como estratégia didática para o ensino de química
title_fullStr Experimentação contextualizada como estratégia didática para o ensino de química
title_full_unstemmed Experimentação contextualizada como estratégia didática para o ensino de química
title_sort Experimentação contextualizada como estratégia didática para o ensino de química
author Gama, Felipe Diniz de Araujo
author_facet Gama, Felipe Diniz de Araujo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Sonia Regina Alves Nogueira de
Souza, Nelson Ângelo de
Alves, Odivaldo Cambraia
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Felipe Diniz de Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Ensino de ciência
Prática pedagógica
Ensino de química
Ensino da ciência
Prática pedagógica
Chemistry teaching
Science teaching
Pedagogic practice
topic Ensino de química
Ensino de ciência
Prática pedagógica
Ensino de química
Ensino da ciência
Prática pedagógica
Chemistry teaching
Science teaching
Pedagogic practice
description O trabalho apresentado consiste em duas etapas fundamentadas nos conceitos de contextualização e experimentação, respectivamente. Na primeira, com objetivo de analisar se e como a contextualização dos artigos incluídos nessa seção vem sendo aplicada, examinou-se artigos publicados na seção “Experimentação no ensino de química” da Revista Química Nova na Escola entre 2008 e 2015. A análise dos artigos apurou: se apresentava alguma indicação de contextualização; qual a concepção de contextualização que estava sendo empregada; e se, durante esse período, houve oscilações na frequência e na concepção de contextualização proposta nos experimentos. Os resultados apontaram que a concepção de contextualização mais usual foi a de “exemplificação de fatos de do cotidiano”. Na segunda etapa, analisouse a utilização de experimentos ilustrativos x investigativos, utilizados como prática pedagógica e com o objetivo de auxiliar e complementar o ensino de química no ensino médio. Os experimentos foram realizados com indicadores naturais de pH e aplicados a alunos de uma escola da rede pública do estado do Rio de Janeiro. Os alunos responderam a uma diagnose e realizaram os experimentos; e, por fim, responderam ao questionário, a fim de verificar as ideias e opiniões sobre a utilização de experimentos durante as aulas. Com o resultado da análise dos artigos, com a realização dos experimentos e com as respostas do questionário foi possível concluir que a inserção de experimentos investigativos contextualizados nas aulas de química são de grande contribuição para a relação ensino-aprendizagem dos alunos
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-03-27T20:11:43Z
2018-03-27T20:11:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GAMA, Felipe Diniz de Araújo. Experimentação contextualizada como estratégia didática para o ensino de química. Niterói, 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Curso de Licenciatura em Química - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6037
identifier_str_mv GAMA, Felipe Diniz de Araújo. Experimentação contextualizada como estratégia didática para o ensino de química. Niterói, 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Curso de Licenciatura em Química - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823575420633088