Um estudo sobre a desigualdade no acesso às Instituições de Ensino Superior públicas e privadas em 2013 no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ulisses Carlos Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14431
Resumo: O acesso a cursos de graduação no Brasil é notadamente desigual, seja pela criação tardia de universidades no país, seja pela demora na criação de políticas para tratar desse problema, tanto nas universidades públicas quanto nas universidades privadas. Esse trabalho analisa a desigualdade de acesso a instituições públicas e privadas em 2013 no Brasil. Para isso utiliza o Modelo de Regressão Logística para estimar a probabilidade de homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres de todas as regiões do país em 2013 ingressarem em cursos de nível superior. Em seguida calcula o Índice de Oportunidades Humanas (IOH) desenvolvido por Barros et al (2009).Os resultados indicam que a desigualdade de acesso aos cursos de graduação é maior nas instituições públicas do que nas instituições privadas. Em 2013 o IOH para cursos de graduação públicos foi de 0,1225 e nos cursos privados foi de 0,2462. IOH mostra a cobertura de acesso a um bem ou serviço, este índice será 1 quando o acesso a universidade for universal, ou seja, não há desigualdade para ingressar em cursos de graduação
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