Entre o outro e eu: práticas instituintes do orientador educacional na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Jéssica de Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9700
Resumo: O presente trabalho visa articular reflexões acerca do papel do orientador educacional na instituição pública municipal de uma determinada cidade localizada no Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Tenho como caminho as trilhas do cotidiano para compreender acerca do seguinte tema de pesquisa: Quais são as práticas instituintes do orientador educacional dentro da escola que contribuem para o desenvolvimento educativo? Neste sentido, o movimento de pesquisa é caracterizado pelo processo de associação entre teoria e prática na atuação de pedagogos, interesse e necessidade da pesquisadora de abarcar a formação institucional deste profissional e a compreensão da ação dinâmica educacional que recaem no cotidiano da escola. Assim como, repensar o papel da escola como protagonista na formação de sujeitos atuantes e participativos, capazes de respeitar o processo de humanização um dos outros. A abordagem teórico-metodológica de pesquisa é a etnometodologia, que visa investigar o método que o outro sujeito faz cotidianamente em sua prática, pensando assim como o indivíduo se organiza e pensa suas atividades. Essa metodologia de pesquisa aguça a compreender como a construção deste mundo social se organiza; e a partir de então, conhecendo como esses membros constroem suas atividades, investigando empiricamente os métodos que os orientadores educacionais produzem e utilizam para realizar ações cotidianas, buscando compreender os sentidos a partir dos quais estes métodos são criados
id UFF-2_c6adccd2b81e318aa8c4bf01998d27e6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9700
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Entre o outro e eu: práticas instituintes do orientador educacional na educação infantilOrientação educacionalPráticas instituintes e escolaEscolaPedagogiaEducational orientationPractices institutesSchoolO presente trabalho visa articular reflexões acerca do papel do orientador educacional na instituição pública municipal de uma determinada cidade localizada no Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Tenho como caminho as trilhas do cotidiano para compreender acerca do seguinte tema de pesquisa: Quais são as práticas instituintes do orientador educacional dentro da escola que contribuem para o desenvolvimento educativo? Neste sentido, o movimento de pesquisa é caracterizado pelo processo de associação entre teoria e prática na atuação de pedagogos, interesse e necessidade da pesquisadora de abarcar a formação institucional deste profissional e a compreensão da ação dinâmica educacional que recaem no cotidiano da escola. Assim como, repensar o papel da escola como protagonista na formação de sujeitos atuantes e participativos, capazes de respeitar o processo de humanização um dos outros. A abordagem teórico-metodológica de pesquisa é a etnometodologia, que visa investigar o método que o outro sujeito faz cotidianamente em sua prática, pensando assim como o indivíduo se organiza e pensa suas atividades. Essa metodologia de pesquisa aguça a compreender como a construção deste mundo social se organiza; e a partir de então, conhecendo como esses membros constroem suas atividades, investigando empiricamente os métodos que os orientadores educacionais produzem e utilizam para realizar ações cotidianas, buscando compreender os sentidos a partir dos quais estes métodos são criadosThis paper aims to articulate reflections about the role of the educational orientation in the municipal public institution of a certain city located in the Northwest Fluminense of the state of Rio de Janeiro. Having as a way the daily perspective, I try to understand about the following research topic: What are the instituting practices of the educational supervisor within the school that contribute to the educational development? In this sense, the research movement is characterized by the association between theory and practice in the pedagogues' performance, interest and necessity of the researcher to include the institutional formation of this professional and the understanding of the dynamic educational action that falls on the daily life of the school, as well as , To rethink the role of the school as a protagonist in the formation of active and participatory subjects capable of respecting the humanization process of one another. The theoretical-methodological approach of research is the ETNOMETODOLOGIA, which aims to investigate the method that the other subject does daily in their practice, thinking as well as the individual organizes and thinks their activities. This research methodology sharpens understanding of how the construction of this social world is organized; And from then on, knowing how these members construct their activities, investigating empirically the methods that the educational advisors produce and use to carry out daily actions, seeking to understand the senses from which these methods are createdBenedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda LeiteBorges, Jéssica de Souza2019-05-27T17:51:59Z2019-05-27T17:51:59Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9700http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-04T14:09:11Zoai:app.uff.br:1/9700Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-04T14:09:11Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o outro e eu: práticas instituintes do orientador educacional na educação infantil
title Entre o outro e eu: práticas instituintes do orientador educacional na educação infantil
spellingShingle Entre o outro e eu: práticas instituintes do orientador educacional na educação infantil
Borges, Jéssica de Souza
Orientação educacional
Práticas instituintes e escola
Escola
Pedagogia
Educational orientation
Practices institutes
School
title_short Entre o outro e eu: práticas instituintes do orientador educacional na educação infantil
title_full Entre o outro e eu: práticas instituintes do orientador educacional na educação infantil
title_fullStr Entre o outro e eu: práticas instituintes do orientador educacional na educação infantil
title_full_unstemmed Entre o outro e eu: práticas instituintes do orientador educacional na educação infantil
title_sort Entre o outro e eu: práticas instituintes do orientador educacional na educação infantil
author Borges, Jéssica de Souza
author_facet Borges, Jéssica de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Benedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Jéssica de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação educacional
Práticas instituintes e escola
Escola
Pedagogia
Educational orientation
Practices institutes
School
topic Orientação educacional
Práticas instituintes e escola
Escola
Pedagogia
Educational orientation
Practices institutes
School
description O presente trabalho visa articular reflexões acerca do papel do orientador educacional na instituição pública municipal de uma determinada cidade localizada no Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Tenho como caminho as trilhas do cotidiano para compreender acerca do seguinte tema de pesquisa: Quais são as práticas instituintes do orientador educacional dentro da escola que contribuem para o desenvolvimento educativo? Neste sentido, o movimento de pesquisa é caracterizado pelo processo de associação entre teoria e prática na atuação de pedagogos, interesse e necessidade da pesquisadora de abarcar a formação institucional deste profissional e a compreensão da ação dinâmica educacional que recaem no cotidiano da escola. Assim como, repensar o papel da escola como protagonista na formação de sujeitos atuantes e participativos, capazes de respeitar o processo de humanização um dos outros. A abordagem teórico-metodológica de pesquisa é a etnometodologia, que visa investigar o método que o outro sujeito faz cotidianamente em sua prática, pensando assim como o indivíduo se organiza e pensa suas atividades. Essa metodologia de pesquisa aguça a compreender como a construção deste mundo social se organiza; e a partir de então, conhecendo como esses membros constroem suas atividades, investigando empiricamente os métodos que os orientadores educacionais produzem e utilizam para realizar ações cotidianas, buscando compreender os sentidos a partir dos quais estes métodos são criados
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-05-27T17:51:59Z
2019-05-27T17:51:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9700
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838688965558272