Entre Realismo e Fantástico: A dualidade estética e temática em Guy de Maupassant

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Fabiane Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30461
Resumo: Esta pesquisa propõe a análise da presença de elementos realistas e fantásticos na produção do escritor francês Guy de Maupassant a partir de três narrativas curtas escolhidas, sendo elas O Horla, Luísa la Roque e A cabeleira. Em sua obra, desenvolvida durante a segunda metade do século XIX, o autor nos convida a desvendar diferentes modos de interpretação do real, em um embate epistemológico característico da literatura fantástica. Esta última, dividida entre crenças populares, religião e ciência, é responsável por questionar certezas em torno dos mistérios do universo, ganhando um espaço central na obra deste autor. Nesse sentido, é preciso notar que o grande progresso ocorrido na França do século XIX, ligado ao florescimento de novas ciências, assim como de determinados ramos da medicina, influenciaram a escrita fantástica de Maupassant, criando condições ideais para que o escritor renovasse o gênero. Representando um momento de transição para a literatura do século XX, Maupassant uniu o gênero fantástico ao estudo de patologias mentais. O indivíduo é a peça central em suas histórias, que o autor decifra aos poucos, em meio a alucinações de uma mente fragilizada por seres que se escondem ora nos cantos escuros de uma casa vazia, ora nas profundezas de uma mente que prega peças. Além disso, a influência de Maupassant para a literatura do século XX se revela no que David Roas chama de pseudo-fantásticos (ROAS, 2011, p. 45), diferentes expressões literárias que incorporam em sua base uma preocupação com o cientificismo visto durante o século anterior e a manutenção de uma estrutura fantástica.
id UFF-2_c86362e3a10be15bd27fb1e1dd2bf977
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30461
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Entre Realismo e Fantástico: A dualidade estética e temática em Guy de MaupassantMaupassantFantásticoRealismoCiênciaModernidadeLiteratura francesaFicção fantásticaRealismo na literaturaModernidadeMaupassant, Guy de 1850-1893 crítica e interpretaçãoMaupassantFantastiqueLe réalismeLa scienceLa modernitéEsta pesquisa propõe a análise da presença de elementos realistas e fantásticos na produção do escritor francês Guy de Maupassant a partir de três narrativas curtas escolhidas, sendo elas O Horla, Luísa la Roque e A cabeleira. Em sua obra, desenvolvida durante a segunda metade do século XIX, o autor nos convida a desvendar diferentes modos de interpretação do real, em um embate epistemológico característico da literatura fantástica. Esta última, dividida entre crenças populares, religião e ciência, é responsável por questionar certezas em torno dos mistérios do universo, ganhando um espaço central na obra deste autor. Nesse sentido, é preciso notar que o grande progresso ocorrido na França do século XIX, ligado ao florescimento de novas ciências, assim como de determinados ramos da medicina, influenciaram a escrita fantástica de Maupassant, criando condições ideais para que o escritor renovasse o gênero. Representando um momento de transição para a literatura do século XX, Maupassant uniu o gênero fantástico ao estudo de patologias mentais. O indivíduo é a peça central em suas histórias, que o autor decifra aos poucos, em meio a alucinações de uma mente fragilizada por seres que se escondem ora nos cantos escuros de uma casa vazia, ora nas profundezas de uma mente que prega peças. Além disso, a influência de Maupassant para a literatura do século XX se revela no que David Roas chama de pseudo-fantásticos (ROAS, 2011, p. 45), diferentes expressões literárias que incorporam em sua base uma preocupação com o cientificismo visto durante o século anterior e a manutenção de uma estrutura fantástica.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDans son œuvre, développée au cours de la seconde moitié du XIXe siècle, l'auteur nous invite à dévoiler de différentes manières d'interprétation du réel, dans un conflit épistémologique caractéristique de la littérature fantastique. Cette dernière, partagée entre les croyances populaires, la religion et la science, est chargée de remettre en question les certitudes entourant les mystères de l'univers, gagnant une place centrale dans l'œuvre de cet auteur. En ce sens, il convient de noter que le grand progrès qui a eu lieu en France au XIXe siècle, lié à l'épanouissement de nouvelles sciences, ainsi que de certaines branches de la médecine, ont influencé l'écriture fantastique de Maupassant, en créant des conditions idéales pour que l'écrivain renouvelle le genre. Représentant un moment de transition pour la littérature du XXe siècle, Maupassant a uni le genre fantastique à l'étude de pathologies mentales. L'individu est la pièce centrale de ses récits, que l'auteur décrypte peu à peu, parmi des hallucinations d'un esprit affaibli par des êtres qui se cachent tantôt dans les recoins sombres d'une maison vide, tantôt au fond d'un cerveau qui joue des tours. Par ailleurs, l'influence de Maupassant sur la littérature du XXe siècle se révèle dans ce que David Roas appelle les pseudo-fantastiques (ROAS, 2011, p. 45), différentes expressions littéraires qui intègrent à leur base une préoccupation du scientisme vu pendant le siècle antérieur et le maintien d'une structure fantastique.113 p.Leal, Paula GlenadelKempinska, Olga Donata GuerizoliCatharina, Pedro Paulo Garcia FerreiraMartins, Fabiane Alves2023-09-19T23:26:14Z2023-09-19T23:26:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, Fabiane Alves. Entre Realismo e Fantástico: A dualidade estética e temática em Guy de Maupassant. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30461CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-19T23:26:17Zoai:app.uff.br:1/30461Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-19T23:26:17Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre Realismo e Fantástico: A dualidade estética e temática em Guy de Maupassant
title Entre Realismo e Fantástico: A dualidade estética e temática em Guy de Maupassant
spellingShingle Entre Realismo e Fantástico: A dualidade estética e temática em Guy de Maupassant
Martins, Fabiane Alves
Maupassant
Fantástico
Realismo
Ciência
Modernidade
Literatura francesa
Ficção fantástica
Realismo na literatura
Modernidade
Maupassant, Guy de 1850-1893 crítica e interpretação
Maupassant
Fantastique
Le réalisme
La science
La modernité
title_short Entre Realismo e Fantástico: A dualidade estética e temática em Guy de Maupassant
title_full Entre Realismo e Fantástico: A dualidade estética e temática em Guy de Maupassant
title_fullStr Entre Realismo e Fantástico: A dualidade estética e temática em Guy de Maupassant
title_full_unstemmed Entre Realismo e Fantástico: A dualidade estética e temática em Guy de Maupassant
title_sort Entre Realismo e Fantástico: A dualidade estética e temática em Guy de Maupassant
author Martins, Fabiane Alves
author_facet Martins, Fabiane Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leal, Paula Glenadel
Kempinska, Olga Donata Guerizoli
Catharina, Pedro Paulo Garcia Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Fabiane Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Maupassant
Fantástico
Realismo
Ciência
Modernidade
Literatura francesa
Ficção fantástica
Realismo na literatura
Modernidade
Maupassant, Guy de 1850-1893 crítica e interpretação
Maupassant
Fantastique
Le réalisme
La science
La modernité
topic Maupassant
Fantástico
Realismo
Ciência
Modernidade
Literatura francesa
Ficção fantástica
Realismo na literatura
Modernidade
Maupassant, Guy de 1850-1893 crítica e interpretação
Maupassant
Fantastique
Le réalisme
La science
La modernité
description Esta pesquisa propõe a análise da presença de elementos realistas e fantásticos na produção do escritor francês Guy de Maupassant a partir de três narrativas curtas escolhidas, sendo elas O Horla, Luísa la Roque e A cabeleira. Em sua obra, desenvolvida durante a segunda metade do século XIX, o autor nos convida a desvendar diferentes modos de interpretação do real, em um embate epistemológico característico da literatura fantástica. Esta última, dividida entre crenças populares, religião e ciência, é responsável por questionar certezas em torno dos mistérios do universo, ganhando um espaço central na obra deste autor. Nesse sentido, é preciso notar que o grande progresso ocorrido na França do século XIX, ligado ao florescimento de novas ciências, assim como de determinados ramos da medicina, influenciaram a escrita fantástica de Maupassant, criando condições ideais para que o escritor renovasse o gênero. Representando um momento de transição para a literatura do século XX, Maupassant uniu o gênero fantástico ao estudo de patologias mentais. O indivíduo é a peça central em suas histórias, que o autor decifra aos poucos, em meio a alucinações de uma mente fragilizada por seres que se escondem ora nos cantos escuros de uma casa vazia, ora nas profundezas de uma mente que prega peças. Além disso, a influência de Maupassant para a literatura do século XX se revela no que David Roas chama de pseudo-fantásticos (ROAS, 2011, p. 45), diferentes expressões literárias que incorporam em sua base uma preocupação com o cientificismo visto durante o século anterior e a manutenção de uma estrutura fantástica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-19T23:26:14Z
2023-09-19T23:26:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Fabiane Alves. Entre Realismo e Fantástico: A dualidade estética e temática em Guy de Maupassant. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30461
identifier_str_mv MARTINS, Fabiane Alves. Entre Realismo e Fantástico: A dualidade estética e temática em Guy de Maupassant. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838829249298432