Geometria espacial em estéreo utilizando o software GeoGebra 2D
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25558 |
Resumo: | A presente monografia aborda algumas das principais dificuldades observadas em cursos teóricos tradicionais de Geometria Espacial, que se referem à exigência de habilidades de visualização espacial abstrata de objetos tridimensionais, raciocínio espacial e a necessidade de utilizar novos recursos tecnológicos educacionais para incrementar metodologias de ensino. Tem como objetivo principal mostrar um método dinâmico de trabalhar com os sólidos geométricos e visualizá - los em estéreo, por meio de óculos anaglífi cos. Estudos apontam para o potencial de sistemas digitais de visualização estereoscópica, como ferramenta s de ensino, usadas para aprimorar o desenvolvimento do raciocínio espacial de alunos. Fundamentando - se na teoria de Van Hiele, procuramos explorar a s maneiras pelas quais os sólidos geométricos podem ser trabalhados de maneira adequada e estimulante para os alunos imersos em tecnologias acessíveis e disponíveis do século 21. É feita uma breve análise de verificação do grande potencial de utilização do GeoGebra como dispositivo facilitador no processo de ensino - aprendizagem de Geometria, em especial dos sólidos geométricos, tanto na realidade da sala de aula presencial quanto na atual conjuntura das aulas remotas em função da pandemia do Coronavírus . O trabalho propõe um novo método computacional com visualização estereoscópica, usando óculos anaglíficos, cuja perspectiva axonométrica cilíndrica ortogonal binocular é obtida a partir das projeções ortogonais do objeto, utilizando o software GeoGebra 2D. Ao fim do trabalho, faremos uma breve comparação entre o método proposto de visualização estereoscópica com aquele do GeoGebra 3D, de modo a evidenciar as diferenças de metodologia e das figuras geradas pelos dois métodos |
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Geometria espacial em estéreo utilizando o software GeoGebra 2DGeometria espacialComputação gráficaGeoGebraEstéreoPerspectiva axonométrica ortogonalTecnologia educacionalGeometria espacialComputação gráficaEnsino de geometriaSpatial geometryGraphics computerStereoOrthogonal axonometric perspectiveA presente monografia aborda algumas das principais dificuldades observadas em cursos teóricos tradicionais de Geometria Espacial, que se referem à exigência de habilidades de visualização espacial abstrata de objetos tridimensionais, raciocínio espacial e a necessidade de utilizar novos recursos tecnológicos educacionais para incrementar metodologias de ensino. Tem como objetivo principal mostrar um método dinâmico de trabalhar com os sólidos geométricos e visualizá - los em estéreo, por meio de óculos anaglífi cos. Estudos apontam para o potencial de sistemas digitais de visualização estereoscópica, como ferramenta s de ensino, usadas para aprimorar o desenvolvimento do raciocínio espacial de alunos. Fundamentando - se na teoria de Van Hiele, procuramos explorar a s maneiras pelas quais os sólidos geométricos podem ser trabalhados de maneira adequada e estimulante para os alunos imersos em tecnologias acessíveis e disponíveis do século 21. É feita uma breve análise de verificação do grande potencial de utilização do GeoGebra como dispositivo facilitador no processo de ensino - aprendizagem de Geometria, em especial dos sólidos geométricos, tanto na realidade da sala de aula presencial quanto na atual conjuntura das aulas remotas em função da pandemia do Coronavírus . O trabalho propõe um novo método computacional com visualização estereoscópica, usando óculos anaglíficos, cuja perspectiva axonométrica cilíndrica ortogonal binocular é obtida a partir das projeções ortogonais do objeto, utilizando o software GeoGebra 2D. Ao fim do trabalho, faremos uma breve comparação entre o método proposto de visualização estereoscópica com aquele do GeoGebra 3D, de modo a evidenciar as diferenças de metodologia e das figuras geradas pelos dois métodosInstituto de Matemática e EstatísticaThis monograph addresses some of the main difficulties observed in Spatial Geometry traditional theoretical courses, which refer of three - dimensional objects abstract, spatial visualization skills requirement, spatial reasoning and the need to use new educational technological resources to increase teaching methodologies. Its main objective is to show geometric solids, dynamic working method, viewing them in stereo, thro ugh anaglyphic glasses. Studies point to digital stereoscopic visualization systems potential, as a teaching tool, used to improve the students' spatial reasoning development. Basing on Van Hiele's theory, we seek to explore the ways in which geometric sol ids can be worked, in an appropriate and stimulating way for students immersed in accessible and affordable 21st century technologies. A brief analysis is made to verify the great potential of using GeoGebra as a facilitating device in Geometry teaching - le arning process, especially geometric solids, both in the reality of the presential classroom and in the current situation of remote classes due to the Coronavirus pandemic. The work proposes a new stereoscopic visualization computational method, wearing an aglyphic glasses, whose binocular orthogonal cylindrical axonometric perspective is obtained from the object orthogonal projections, in GeoGebra 2D software. At the end of the work, we will do a brief comparison between the proposed stereoscopic visualizat ion method with that of GeoGebra 3D, in order to highlight the methodology differences and the two methods figures generated56 f.Guedes, Karla BastosMéxa, José Geraldo FrancoCunha, Anderson Mayrink daFanaee, MohammadTavares, Ronaldo da Silva2022-07-05T13:18:33Z2022-07-05T13:18:33Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfTAVARES, Ronaldo da Silva. Geometria espacial em estéreo utilizando o software GeoGebra 2D. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25558Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-25T22:28:50Zoai:app.uff.br:1/25558Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-25T22:28:50Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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