Geometria espacial em estéreo utilizando o software GeoGebra 2D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Ronaldo da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25558
Resumo: A presente monografia aborda algumas das principais dificuldades observadas em cursos teóricos tradicionais de Geometria Espacial, que se referem à exigência de habilidades de visualização espacial abstrata de objetos tridimensionais, raciocínio espacial e a necessidade de utilizar novos recursos tecnológicos educacionais para incrementar metodologias de ensino. Tem como objetivo principal mostrar um método dinâmico de trabalhar com os sólidos geométricos e visualizá - los em estéreo, por meio de óculos anaglífi cos. Estudos apontam para o potencial de sistemas digitais de visualização estereoscópica, como ferramenta s de ensino, usadas para aprimorar o desenvolvimento do raciocínio espacial de alunos. Fundamentando - se na teoria de Van Hiele, procuramos explorar a s maneiras pelas quais os sólidos geométricos podem ser trabalhados de maneira adequada e estimulante para os alunos imersos em tecnologias acessíveis e disponíveis do século 21. É feita uma breve análise de verificação do grande potencial de utilização do GeoGebra como dispositivo facilitador no processo de ensino - aprendizagem de Geometria, em especial dos sólidos geométricos, tanto na realidade da sala de aula presencial quanto na atual conjuntura das aulas remotas em função da pandemia do Coronavírus . O trabalho propõe um novo método computacional com visualização estereoscópica, usando óculos anaglíficos, cuja perspectiva axonométrica cilíndrica ortogonal binocular é obtida a partir das projeções ortogonais do objeto, utilizando o software GeoGebra 2D. Ao fim do trabalho, faremos uma breve comparação entre o método proposto de visualização estereoscópica com aquele do GeoGebra 3D, de modo a evidenciar as diferenças de metodologia e das figuras geradas pelos dois métodos
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