Software educacional como ferramenta no ensino-aprendizagem de crianças no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29058 |
Resumo: | Este trabalho monográfico apresenta um estudo sobre o uso das novas tecnologias como ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. A tecnologia está cada vez mais presente na vida cotidiana das pessoas, está presente no mercado de trabalho, nos meios de produção, em praticamente todas as instituições sociais, e a escola responsável pela formação do cidadão não poderia ficar à margem desse acontecimento. Para tanto, o objetivo é gerar uma reflexão sobre o uso consciente de softwares educacionais como recursos auxiliadores da pratica pedagógica. Para isso, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfico, em que investigou-se, por meio de livros e outros materiais de estudo, o emprego das novas tecnologias na educação. Desenvolveu-se também, a pesquisa-ação, realizada em uma escola pública localizada no município de Santo Antônio de Pádua interior do estado do Rio de Janeiro, onde foi aplicado o software educacional TuxMath em duas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Com esses dados foi possível observar uma melhoria significativa na motivação e interesse dos alunos, e consequentemente na aprendizagem de conteúdos de Matemática, trabalhados com o software aplicado. E também que o software pôde atrair a atenção do aluno, proporcionando maior assimilação de conteúdos, tornando o ato de aprender uma atividade mais prazerosa. |
id |
UFF-2_c8b216720747a592be0b9f6eb5aaf489 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/29058 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Software educacional como ferramenta no ensino-aprendizagem de crianças no ensino fundamentalsoftwares educacionaisnovas tecnologias e ensino aprendizagemComputaçãoeducational softwarenew technologies and teaching learningEste trabalho monográfico apresenta um estudo sobre o uso das novas tecnologias como ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. A tecnologia está cada vez mais presente na vida cotidiana das pessoas, está presente no mercado de trabalho, nos meios de produção, em praticamente todas as instituições sociais, e a escola responsável pela formação do cidadão não poderia ficar à margem desse acontecimento. Para tanto, o objetivo é gerar uma reflexão sobre o uso consciente de softwares educacionais como recursos auxiliadores da pratica pedagógica. Para isso, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfico, em que investigou-se, por meio de livros e outros materiais de estudo, o emprego das novas tecnologias na educação. Desenvolveu-se também, a pesquisa-ação, realizada em uma escola pública localizada no município de Santo Antônio de Pádua interior do estado do Rio de Janeiro, onde foi aplicado o software educacional TuxMath em duas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Com esses dados foi possível observar uma melhoria significativa na motivação e interesse dos alunos, e consequentemente na aprendizagem de conteúdos de Matemática, trabalhados com o software aplicado. E também que o software pôde atrair a atenção do aluno, proporcionando maior assimilação de conteúdos, tornando o ato de aprender uma atividade mais prazerosa.This monograph presents a study on the use of new technologies as tools in the teaching-learning process. Technology is increasingly present in the daily lives of people, is present in the labor market, the means of production in virtually all social institutions, and the school responsible for training of citizens could not sit on the sidelines of this event. Therefore, the goal is to generate a reflection on the conscious use of educational software as helpers resources of pedagogical practice. For this, we used the bibliographical research method, which was investigated by means of books and other study materials, the use of new technologies in education. It also developed, action research, carried out in a public school located in Santo Antônio de Padua in the state of Rio de Janeiro, where it was applied educational software TuxMath in two divisions of the early years of elementary school. With this data we observed a significant improvement in motivation and interest of students, and consequently in learning mathematics content, worked with the applied software. And the software could attract the attention of the student, providing greater assimilation of content, making the act of learning a more pleasurable activity.60 f.Pacheco, Margarida dos SantosFernandes, Ana Paula Silveira2023-06-05T18:21:54Z2023-06-05T18:21:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29058CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-06-05T18:21:58Zoai:app.uff.br:1/29058Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:53.700960Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Software educacional como ferramenta no ensino-aprendizagem de crianças no ensino fundamental |
title |
Software educacional como ferramenta no ensino-aprendizagem de crianças no ensino fundamental |
spellingShingle |
Software educacional como ferramenta no ensino-aprendizagem de crianças no ensino fundamental Fernandes, Ana Paula Silveira softwares educacionais novas tecnologias e ensino aprendizagem Computação educational software new technologies and teaching learning |
title_short |
Software educacional como ferramenta no ensino-aprendizagem de crianças no ensino fundamental |
title_full |
Software educacional como ferramenta no ensino-aprendizagem de crianças no ensino fundamental |
title_fullStr |
Software educacional como ferramenta no ensino-aprendizagem de crianças no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Software educacional como ferramenta no ensino-aprendizagem de crianças no ensino fundamental |
title_sort |
Software educacional como ferramenta no ensino-aprendizagem de crianças no ensino fundamental |
author |
Fernandes, Ana Paula Silveira |
author_facet |
Fernandes, Ana Paula Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pacheco, Margarida dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Ana Paula Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
softwares educacionais novas tecnologias e ensino aprendizagem Computação educational software new technologies and teaching learning |
topic |
softwares educacionais novas tecnologias e ensino aprendizagem Computação educational software new technologies and teaching learning |
description |
Este trabalho monográfico apresenta um estudo sobre o uso das novas tecnologias como ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. A tecnologia está cada vez mais presente na vida cotidiana das pessoas, está presente no mercado de trabalho, nos meios de produção, em praticamente todas as instituições sociais, e a escola responsável pela formação do cidadão não poderia ficar à margem desse acontecimento. Para tanto, o objetivo é gerar uma reflexão sobre o uso consciente de softwares educacionais como recursos auxiliadores da pratica pedagógica. Para isso, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfico, em que investigou-se, por meio de livros e outros materiais de estudo, o emprego das novas tecnologias na educação. Desenvolveu-se também, a pesquisa-ação, realizada em uma escola pública localizada no município de Santo Antônio de Pádua interior do estado do Rio de Janeiro, onde foi aplicado o software educacional TuxMath em duas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Com esses dados foi possível observar uma melhoria significativa na motivação e interesse dos alunos, e consequentemente na aprendizagem de conteúdos de Matemática, trabalhados com o software aplicado. E também que o software pôde atrair a atenção do aluno, proporcionando maior assimilação de conteúdos, tornando o ato de aprender uma atividade mais prazerosa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-05T18:21:54Z 2023-06-05T18:21:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29058 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823650139013120 |