Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10404 http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.05411509793 |
Resumo: | O trabalho a seguir consiste em uma proposta de sequência didática sobre o conceito de energia, tema inserido no currículo mínimo da 2a série do ensino médio para alunos da rede estadual do Rio de Janeiro. A fim de realizar este trabalho, foram levadas em consideração a legislação educacional e algumas teorias de aprendizagem, aplicadas à física que serviram de alicerce no desenvolvimento da sequência e nortearam a aplicação em sala de aula da sequência didática. O tema escolhido foca no ensino de energia, envolvendo energia mecânica e sua conversão em energia elétrica. Para enriquecer a discussão ilustrou-se a conversão de energia térmica em elétrica, estimulando uma discussão acerca do uso de outras formas de energia, assim como energias renováveis. Como produto associado a esta dissertação, elaborou-se um documento à parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para aplicar essa proposta em sala de aula |
id |
UFF-2_c8bf9c93edfe52d2d50af1d059925414 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/10404 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversãoEnsino de físicaAprendizagem significativaEnergiaO trabalho a seguir consiste em uma proposta de sequência didática sobre o conceito de energia, tema inserido no currículo mínimo da 2a série do ensino médio para alunos da rede estadual do Rio de Janeiro. A fim de realizar este trabalho, foram levadas em consideração a legislação educacional e algumas teorias de aprendizagem, aplicadas à física que serviram de alicerce no desenvolvimento da sequência e nortearam a aplicação em sala de aula da sequência didática. O tema escolhido foca no ensino de energia, envolvendo energia mecânica e sua conversão em energia elétrica. Para enriquecer a discussão ilustrou-se a conversão de energia térmica em elétrica, estimulando uma discussão acerca do uso de outras formas de energia, assim como energias renováveis. Como produto associado a esta dissertação, elaborou-se um documento à parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para aplicar essa proposta em sala de aulaThe following thesis consists of a proposal for a didactic sequence on the concept of energy, a theme inserted in the minimum curriculum of the 2nd grade of high school for students of the state network of Rio de Janeiro. In order to carry out this work, educational legislation and some theories of learning, applied to physics that served as a foundation in the development of the sequence and guided the application in the classroom of the didactic sequence were taken into account. The chosen theme focuses on the teaching of energy, involving mechanical energy and its conversion to electric energy. To enrich the discussion, the conversion of thermal energy into electrical energy was illustrated, stimulating a discussion about the use of other forms of energy, as well as renewable energies. As a product associated with this dissertation, a separate document was prepared, capable of being used by teachers of the basic education to apply this proposal in the classroom125f.Silva, Ladário daZarro, Carlos Augusto DominguesCarvalhohttp://lattes.cnpq.br/5071361070279561http://lattes.cnpq.br/3743563498830737http://lattes.cnpq.br/4207417342090177http://lattes.cnpq.br/8148904322500734Oliveira Junior, Glauco Cesar Nogueira de2019-07-11T17:27:12Z2019-07-11T17:27:12Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA JUNIOR, Glauco Cesar Nogueira de. Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10404Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.05411509793http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T14:08:07Zoai:app.uff.br:1/10404Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:47.088247Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão |
title |
Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão |
spellingShingle |
Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão Oliveira Junior, Glauco Cesar Nogueira de Ensino de física Aprendizagem significativa Energia |
title_short |
Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão |
title_full |
Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão |
title_fullStr |
Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão |
title_sort |
Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão |
author |
Oliveira Junior, Glauco Cesar Nogueira de |
author_facet |
Oliveira Junior, Glauco Cesar Nogueira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Ladário da Zarro, Carlos Augusto Domingues Carvalho http://lattes.cnpq.br/5071361070279561 http://lattes.cnpq.br/3743563498830737 http://lattes.cnpq.br/4207417342090177 http://lattes.cnpq.br/8148904322500734 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Junior, Glauco Cesar Nogueira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Aprendizagem significativa Energia |
topic |
Ensino de física Aprendizagem significativa Energia |
description |
O trabalho a seguir consiste em uma proposta de sequência didática sobre o conceito de energia, tema inserido no currículo mínimo da 2a série do ensino médio para alunos da rede estadual do Rio de Janeiro. A fim de realizar este trabalho, foram levadas em consideração a legislação educacional e algumas teorias de aprendizagem, aplicadas à física que serviram de alicerce no desenvolvimento da sequência e nortearam a aplicação em sala de aula da sequência didática. O tema escolhido foca no ensino de energia, envolvendo energia mecânica e sua conversão em energia elétrica. Para enriquecer a discussão ilustrou-se a conversão de energia térmica em elétrica, estimulando uma discussão acerca do uso de outras formas de energia, assim como energias renováveis. Como produto associado a esta dissertação, elaborou-se um documento à parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para aplicar essa proposta em sala de aula |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-11T17:27:12Z 2019-07-11T17:27:12Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA JUNIOR, Glauco Cesar Nogueira de. Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/10404 Aluno de Mestrado http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.05411509793 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA JUNIOR, Glauco Cesar Nogueira de. Uma proposta de sequência de ensino sobre energia: algumas formas e conversão. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10404 http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.05411509793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823658453172224 |