Fazer o possível e o impossível: redes, tecnologias e políticas públicas a partir do lean-in das mulheres
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25079 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado buscará compreender alguns aspectos relacionados às dinâmicas e recursos encontrados por mulheres para incluir na agenda pública e na política governamental o reconhecimento da violência doméstica contra a mulher enquanto problema público, culminando na ação direta de diferentes atores institucionais. Para analisar esse processo, parte-se das construções conceituais analíticas sobre a ecologia dos problemas públicos da escola de Chicago, observando as diferentes etapas pela qual as afetações sociais ganham visibilidade e legitimidade até tornarem-se problema público e ingressarem na agenda pública. A partir do ciclo das políticas públicas, analiso como se dá o ingresso do problema na agenda política, transformando-os em objeto de intervenção direta do Estado, suas instituições e seus agentes. Ao reunir o ciclo do problema público com o ciclo das políticas públicas para analisar as políticas públicas para as mulheres em situação de violência doméstica, torna-se notável como seus processos se retroalimentam. Por meio da pesquisa documental e observações de campo, realizadas entre 2017 e 2020, analiso os percursos da cultura Lean-in (faça acontecer) que atribui às mulheres o papel de centralidade na ação e as incute a responsabilidade de sua atuação frente as adversidades, associados aqui à solidariedade e ao ativismo feminista e pró-mulher. Nesse processo, as empreendedoras de políticas públicas possuem um papel central de transformação de demandas oriundas das arenas públicas em ação institucional do setor público. Por fim, apresento, a partir da implementação de políticas públicas expressas pela Lei Maria da Penha, como as demandas das instituições públicas podem divergir das demandas para a efetivação das políticas públicas, bem como a sua efetivação estará atrelada à estrutura burocrática dos organismos que as recepcionam e ao senso prático de seus operadores e às sensibilidades dos agentes públicos que encontram-se entre o fazer o possível e o impossível para atender a mulher que busca atendimento junto aos serviços especializados. |
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Fazer o possível e o impossível: redes, tecnologias e políticas públicas a partir do lean-in das mulheresMulherPolíticas PúblicasProblemas PúblicosLei Maria da PenhaViolência contra a MulherViolência contra a mulherLei Maria da PenhaWomenPublic PoliciesPublic ProblemsMaria da Penha LawViolence against WomenA presente dissertação de mestrado buscará compreender alguns aspectos relacionados às dinâmicas e recursos encontrados por mulheres para incluir na agenda pública e na política governamental o reconhecimento da violência doméstica contra a mulher enquanto problema público, culminando na ação direta de diferentes atores institucionais. Para analisar esse processo, parte-se das construções conceituais analíticas sobre a ecologia dos problemas públicos da escola de Chicago, observando as diferentes etapas pela qual as afetações sociais ganham visibilidade e legitimidade até tornarem-se problema público e ingressarem na agenda pública. A partir do ciclo das políticas públicas, analiso como se dá o ingresso do problema na agenda política, transformando-os em objeto de intervenção direta do Estado, suas instituições e seus agentes. Ao reunir o ciclo do problema público com o ciclo das políticas públicas para analisar as políticas públicas para as mulheres em situação de violência doméstica, torna-se notável como seus processos se retroalimentam. Por meio da pesquisa documental e observações de campo, realizadas entre 2017 e 2020, analiso os percursos da cultura Lean-in (faça acontecer) que atribui às mulheres o papel de centralidade na ação e as incute a responsabilidade de sua atuação frente as adversidades, associados aqui à solidariedade e ao ativismo feminista e pró-mulher. Nesse processo, as empreendedoras de políticas públicas possuem um papel central de transformação de demandas oriundas das arenas públicas em ação institucional do setor público. Por fim, apresento, a partir da implementação de políticas públicas expressas pela Lei Maria da Penha, como as demandas das instituições públicas podem divergir das demandas para a efetivação das políticas públicas, bem como a sua efetivação estará atrelada à estrutura burocrática dos organismos que as recepcionam e ao senso prático de seus operadores e às sensibilidades dos agentes públicos que encontram-se entre o fazer o possível e o impossível para atender a mulher que busca atendimento junto aos serviços especializados.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis master's thesis will seek some aspects related to the dynamics and resources found by women to include in the public agenda and in government policy the recognition of domestic violence against women as a public problem, culminating in the direct action of different institutional actors. To analyze this process, we start from the analytical conceptual constructions on the ecology of public problems of the Chicago school, observing how different stages of quality, such as social affectations, gain visibility and legitimacy until they become the public problem and enter the public agenda. From the cycle of public policies, I analyze how the problem enters the political agenda, transforming them into an object of direct intervention by the State, its institutions and its agents. By bringing together the cycle of the public problem with the cycle of public policies to analyze public policies for women in situations of domestic violence, it becomes remarkable how their processes feed back on each other. Through documental and field-examined research, carried out between 2017 and 2020, I analyze the pathways of the Lean-in culture (make it happen) that assigns women the central role in action and how it instills the responsibility of their performance in the face of adversity, associated here with feminist and pro-women solidarity and activism. In this process, as public policy entrepreneurs, they play a central role in transforming demands from public arenas into institutional action in the public sector. Finally, from the implementation of public policies expressed by the Maria da Penha Law, I present how the demands of public institutions can diverge from the demands for the implementation of public policies, as well as their implementation of public policies, being linked to the bureaucratic structure the organizations that receive them and the practical sense of their operators and the sensitivities of public agents who need to do what is possible and what is impossible to assist women who seek assistance from specialized services.183 p.Pires, Lenin dos SantosAlbernaz, Elizabete RibeiroLima, Juliana VinutoVasconcellos, Fernanda BesttetiPaula, Karina de2022-05-24T12:22:19Z2022-05-24T12:22:19Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAULA, Karina de. Fazer o Possível e o Impossível: redes, tecnologias e políticas públicas a partir do lean-in das mulheres. 2021. 183f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25079CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-05-24T12:22:24Zoai:app.uff.br:1/25079Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:01.208945Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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