Registro de lições aprendidas em projetos: uma proposta de modelagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25954 |
Resumo: | Embora diferentes organizações dedicadas à pesquisa e divulgação da gestão de projetos a reconheçam como fator relevante para o aprimoramento dessa atividade, o registro das lições aprendidas é comumente negligenciado durante ou após o ciclo de vida dos projetos. Apesar destas lições representarem conhecimentos obtidos na vivência de experiências significativas, diversos estudos mostram que o excesso de informações, as dificuldades em estabelecer um formato de registro adequado e procedimentos para avaliá-los e implementá-los e, em última análise, as limitações de tempo - por falta de ou baixa prioridade - dificultam seu registro. Neste cenário e considerando as possibilidades trazidas pelas tecnologias de informação e comunicação com viés semântico, acredita-se que a modelagem desse registro por meio de metadados pode contribuir para sua eficiência e eficácia, valorizando-o como meio de aprendizagem organizacional. Desta forma, o primeiro passo desta pesquisa com abordagem qualitativa, natureza aplicada, objetivos exploratórios, procedimentos bibliográficos e documentais e método indutivo foi obter uma amostra de 54 registros de lições aprendidas em projetos de organizações públicas ou privadas, nacionais ou internacionais. . e com origem em 11 países, totalizando 169 atributos. Depois de analisados, esses atributos fundaram-se em um conjunto de 28 representados por metadados e avaliados pelo Método de Cochran (para determinar sua representatividade) e pelo Teste de Kuden-Richardson 21 (para determinar sua confiabilidade). Os resultados obtidos com essas avaliações revelaram que o conjunto é estatisticamente representativo (permitindo fazer uma inferência estatística a partir dele) e confiável. Por conta disso, a segunda etapa consistiu em realizar a modelagem conceitual, que, a partir desse conjunto, identificou 11 entidades e 12 relacionamentos entre elas, representando-as por meio de um Modelo Entidade-Relacionamento que pode servir para estruturar um banco de dados de lições aprendidas com o projetos. |
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Registro de lições aprendidas em projetos: uma proposta de modelagemGestão do conhecimentoGestão de projetoLições aprendidasModelagem computacionalRepresentação do conhecimentoGestão de projetoGestão do conhecimentoModelagem computacionalRepresentação do conhecimento (Teoria da Informação)Computational modelingKnowledge managementProject managementLessons learnedKnowledge representationEmbora diferentes organizações dedicadas à pesquisa e divulgação da gestão de projetos a reconheçam como fator relevante para o aprimoramento dessa atividade, o registro das lições aprendidas é comumente negligenciado durante ou após o ciclo de vida dos projetos. Apesar destas lições representarem conhecimentos obtidos na vivência de experiências significativas, diversos estudos mostram que o excesso de informações, as dificuldades em estabelecer um formato de registro adequado e procedimentos para avaliá-los e implementá-los e, em última análise, as limitações de tempo - por falta de ou baixa prioridade - dificultam seu registro. Neste cenário e considerando as possibilidades trazidas pelas tecnologias de informação e comunicação com viés semântico, acredita-se que a modelagem desse registro por meio de metadados pode contribuir para sua eficiência e eficácia, valorizando-o como meio de aprendizagem organizacional. Desta forma, o primeiro passo desta pesquisa com abordagem qualitativa, natureza aplicada, objetivos exploratórios, procedimentos bibliográficos e documentais e método indutivo foi obter uma amostra de 54 registros de lições aprendidas em projetos de organizações públicas ou privadas, nacionais ou internacionais. . e com origem em 11 países, totalizando 169 atributos. Depois de analisados, esses atributos fundaram-se em um conjunto de 28 representados por metadados e avaliados pelo Método de Cochran (para determinar sua representatividade) e pelo Teste de Kuden-Richardson 21 (para determinar sua confiabilidade). Os resultados obtidos com essas avaliações revelaram que o conjunto é estatisticamente representativo (permitindo fazer uma inferência estatística a partir dele) e confiável. Por conta disso, a segunda etapa consistiu em realizar a modelagem conceitual, que, a partir desse conjunto, identificou 11 entidades e 12 relacionamentos entre elas, representando-as por meio de um Modelo Entidade-Relacionamento que pode servir para estruturar um banco de dados de lições aprendidas com o projetos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorAlthough different organizations dedicated to research and dissemination of project management recognize it as a relevant factor for improving this activity, recording lessons learned is commonly neglected during or after the life cycle of projects. Although these lessons represent knowledge obtained in living significant experiences, several studies show that excess of information, difficulties in establishing an adequate record format and procedures to evaluate and implement them, and, ultimately, time constraints – because of their lack of or low priority - make difficult this record. In this scenario and considering the possibilities brought by information and communication technologies with a semantic bias, it is believe that modeling this record through metadata can contribute to its efficiency and effectiveness, valuing it as a means of organizational learning. Thus, the first step of this qualitative approach research, applied nature, exploratory objectives, bibliographic and documentary procedures, and inductive method was to obtain a sample of 54 registration forms of lessons learned in projects of organizations of a public or private nature, national or international and originating in 11 countries, totaling 169 attributes. After being analyzed, these attributes funded themselves into a set of 28 represented by metadata and evaluated using the Cochran Method (to determine its representativeness) and the Kuden-Richardson Test 21 (to determine its reliability). The results obtained with these evaluations revealed that the set is statistically representative (allowing us to make a statistical inference from it) and reliable. Because of this, the second step consisted in carrying out conceptual modeling, which, from this set, identified 11 entities and 12 relationships between them, representing them through an Entity-Relationship Model that can serve to structure a database of lessons learned from projects.165 f.Marcondes, Carlos HenriqueAganette, Elisângela CristinaTognoli, Natália BolfariniCianconi, Regina de BarrosMartins, Sérgio de CastroRamos Júnior, Maurício Augusto Cabral2022-08-02T16:03:20Z2022-08-02T16:03:20Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25954CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-26T18:34:25Zoai:app.uff.br:1/25954Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:05.325996Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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