Unidade de pronto atendimento (UPA) e a articulação com os diversos níveis de atenção às urgências e emergências: um estudo de caso na UPA Tijuca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2022 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar como se dá a articulação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) com a rede de Atenção às Urgências e Emergências, partindo-se da hipótese de que a UPA realiza atendimentos que não se relacionam diretamente com a sua proposta de atender apenas urgências e emergências. Com isso, busca-se responder à questão de pesquisa “Quais são os maiores desafios para que haja uma boa articulação da rede de atenção às urgências e emergências e quais as possíveis soluções para esses desafios?”. Para tanto, se elegeu a UPA Tijuca como campo de investigação, dividindo a pesquisa em duas fases: uma quantitativa e outra qualitativa. A realização da primeira fase possibilitou confirmar a hipótese da pesquisa de que a UPA, apesar de possuir um alto grau de resolutividade, atende majoritariamente casos que poderiam ser resolvidos na atenção básica. A segunda fase possibilitou constatar que a cobertura da atenção básica à saúde na região para qual a UPA Tijuca é referência (AP 2.2) é insuficiente e identificar alguns desafios à articulação da rede, tais como: o fato da rede ser mista; o fato da UPA estar ocupando atualmente a função de “porta de entrada” para o sistema de saúde; o fato dos sistemas de informação não serem integrados; e a falta de comprometimento de alguns gestores com a boa articulação da rede. Nesse sentido, foram identificadas quatro variáveis que devem ser levadas em consideração como os principais desafios para que haja uma boa articulação na rede de atenção às urgências e emergências, são elas: gestão, comunicação, sistemas de informação e recursos humanos, físicos e financeiros. Tais variáveis são de extrema relevância para que haja uma boa articulação da rede e consequentemente, para que sejam oferecidos serviços de melhor qualidade aos cidadãos. |
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Unidade de pronto atendimento (UPA) e a articulação com os diversos níveis de atenção às urgências e emergências: um estudo de caso na UPA TijucaUnidade de Pronto Atendimento (UPA)Rede de atenção às urgências e emergênciasSistema Único de Saúde (SUS)Unidade Básica de Saúde (UBS)Unidades hospitalaresUnidade de Pronto Atendimento (UPA)Unidade Básica de Saúde (UBS)Sistema Único de Saúde (SUS)Atenção à saúdeHospitalUrgênciaEmergênciaEmergency unitNetwork emergency careUnified Health SystemBasic healthHospital unitsEste trabalho tem por objetivo analisar como se dá a articulação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) com a rede de Atenção às Urgências e Emergências, partindo-se da hipótese de que a UPA realiza atendimentos que não se relacionam diretamente com a sua proposta de atender apenas urgências e emergências. Com isso, busca-se responder à questão de pesquisa “Quais são os maiores desafios para que haja uma boa articulação da rede de atenção às urgências e emergências e quais as possíveis soluções para esses desafios?”. Para tanto, se elegeu a UPA Tijuca como campo de investigação, dividindo a pesquisa em duas fases: uma quantitativa e outra qualitativa. A realização da primeira fase possibilitou confirmar a hipótese da pesquisa de que a UPA, apesar de possuir um alto grau de resolutividade, atende majoritariamente casos que poderiam ser resolvidos na atenção básica. A segunda fase possibilitou constatar que a cobertura da atenção básica à saúde na região para qual a UPA Tijuca é referência (AP 2.2) é insuficiente e identificar alguns desafios à articulação da rede, tais como: o fato da rede ser mista; o fato da UPA estar ocupando atualmente a função de “porta de entrada” para o sistema de saúde; o fato dos sistemas de informação não serem integrados; e a falta de comprometimento de alguns gestores com a boa articulação da rede. Nesse sentido, foram identificadas quatro variáveis que devem ser levadas em consideração como os principais desafios para que haja uma boa articulação na rede de atenção às urgências e emergências, são elas: gestão, comunicação, sistemas de informação e recursos humanos, físicos e financeiros. Tais variáveis são de extrema relevância para que haja uma boa articulação da rede e consequentemente, para que sejam oferecidos serviços de melhor qualidade aos cidadãos.This work aims to analyze how is the articulation of the UPA (Emergency Unit) with network emergency care, starting from the hypothesis that UPA realizes medical services that do not directly relate to your proposed, that is realize only emergency care. Thus, we seek to answer the research question “What are the biggest challenges so there is a good articulation of emergency care and what are possible solutions to the challenges of network?”. So, we chose the UPA Tijuca as research field, dividing research in two phases: a quantitative and a qualitative. The completion of the first phase enabled this research to confirm the hypothesis that the UPA, despite having a high degree of resolution, caters mostly cases that could be resolved in primary care. The second phase allowed to note, that the coverage of primary health care in the region for which the UPA is reference Tijuca (AP 2.2) is insufficient and identify some challenges to the articulation of network, such as the fact that the network is mixed; the fact that the UPA is currently occupying the role of "gateway " to the health care system; the fact that information systems are not integrated; and the lack of commitment of some managers with good articulation of the network. Accordingly, it was found four variables that must be taken into account as the main challenges to have a good articulation in the emergency care network, they are: management; communication; information systems; and human resources, physical resources and financial resources. These variables are very important so that there is good articulation of the network and consequently, to offer better quality services to citizens.Tatiana, RammingerAbreu, Júlio Cesar Andrade deViana Neto, AmaroHernandez, Pillar Felipe2016-07-26T21:30:13Z2016-07-26T21:30:13Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2022http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-27T21:45:38Zoai:app.uff.br:1/2022Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:52.713261Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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