O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Matheus Moraes de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27489
Resumo: O trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática investigativa para o aprendizado de ondas eletromagnéticas, em específico os raios X, utilizando o Laboratório de Difração de Raios X da Universidade Federal Fluminense. O laboratório foi proposto, sendo um espaço de educação não formal, como um auxílio ao debate iniciado em sala de aula. A sequência didática possui três encontros, sendo dois escolares e um laboratorial. A abordagem investigativa foi escolhida pois permite ao estudante ser o protagonista do próprio aprendizado, além de contribuir na qualidade do ensino, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular. A sequência foi testada e o relato dos alunos sobre a experiência no laboratório foi positivo, porém, a adesão entre os alunos foi abaixo do esperado, por motivos que serão discutidos neste trabalho. Esperamos aplicá-la novamente em trabalhos futuros, com maior apoio das Instituições participantes.
id UFF-2_cb4285a3ae7ae5ccf15a4deb0c00c06a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27489
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médioraios XFísica Moderna e Contemporâneaensino por investigaçãoraios XFísica Modernaensino médioensino por investigaçãoprodução intelectualX-raymodern and contemporary physicsresearch teachingO trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática investigativa para o aprendizado de ondas eletromagnéticas, em específico os raios X, utilizando o Laboratório de Difração de Raios X da Universidade Federal Fluminense. O laboratório foi proposto, sendo um espaço de educação não formal, como um auxílio ao debate iniciado em sala de aula. A sequência didática possui três encontros, sendo dois escolares e um laboratorial. A abordagem investigativa foi escolhida pois permite ao estudante ser o protagonista do próprio aprendizado, além de contribuir na qualidade do ensino, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular. A sequência foi testada e o relato dos alunos sobre a experiência no laboratório foi positivo, porém, a adesão entre os alunos foi abaixo do esperado, por motivos que serão discutidos neste trabalho. Esperamos aplicá-la novamente em trabalhos futuros, com maior apoio das Instituições participantes.The objective of this work is to present an investigative didactic sequence for learning electromagnetic waves, specifically X-rays, using the X-ray Diffraction Laboratory of the Fluminense Federal University. The laboratory was proposed, as a non-formal education space, as an aid to the debate initiated in the classroom. The didactic sequence has three meetings, two school and one laboratory. The investigative approach was chosen because it allows the student to be the protagonist of his own learning, in addition to contributing to the quality of education in line with the National Common Curricular Base. The sequence was tested and the students' report about the experience in the laboratory was positive, however, the adherence among the students was lower than expected, for reasons that will be discussed in this work. We hope to apply it again in future works, with greater support from participating Institutions.35pFreitas, Daniele Cristina Silva deSouza, Carlos Eduardo Rodrigues deSanchez Candela, Dalber RubenAlmeida, Matheus Moraes de2023-01-06T13:53:35Z2023-01-06T13:53:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALMEIDA, Matheus Moraes de. O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27489CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-06T13:53:39Zoai:app.uff.br:1/27489Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:55:51.147602Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio
title O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio
spellingShingle O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio
Almeida, Matheus Moraes de
raios X
Física Moderna e Contemporânea
ensino por investigação
raios X
Física Moderna
ensino médio
ensino por investigação
produção intelectual
X-ray
modern and contemporary physics
research teaching
title_short O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio
title_full O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio
title_fullStr O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio
title_full_unstemmed O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio
title_sort O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio
author Almeida, Matheus Moraes de
author_facet Almeida, Matheus Moraes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Daniele Cristina Silva de
Souza, Carlos Eduardo Rodrigues de
Sanchez Candela, Dalber Ruben
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Matheus Moraes de
dc.subject.por.fl_str_mv raios X
Física Moderna e Contemporânea
ensino por investigação
raios X
Física Moderna
ensino médio
ensino por investigação
produção intelectual
X-ray
modern and contemporary physics
research teaching
topic raios X
Física Moderna e Contemporânea
ensino por investigação
raios X
Física Moderna
ensino médio
ensino por investigação
produção intelectual
X-ray
modern and contemporary physics
research teaching
description O trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática investigativa para o aprendizado de ondas eletromagnéticas, em específico os raios X, utilizando o Laboratório de Difração de Raios X da Universidade Federal Fluminense. O laboratório foi proposto, sendo um espaço de educação não formal, como um auxílio ao debate iniciado em sala de aula. A sequência didática possui três encontros, sendo dois escolares e um laboratorial. A abordagem investigativa foi escolhida pois permite ao estudante ser o protagonista do próprio aprendizado, além de contribuir na qualidade do ensino, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular. A sequência foi testada e o relato dos alunos sobre a experiência no laboratório foi positivo, porém, a adesão entre os alunos foi abaixo do esperado, por motivos que serão discutidos neste trabalho. Esperamos aplicá-la novamente em trabalhos futuros, com maior apoio das Instituições participantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-06T13:53:35Z
2023-01-06T13:53:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Matheus Moraes de. O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27489
identifier_str_mv ALMEIDA, Matheus Moraes de. O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823611082702848