O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27489 |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática investigativa para o aprendizado de ondas eletromagnéticas, em específico os raios X, utilizando o Laboratório de Difração de Raios X da Universidade Federal Fluminense. O laboratório foi proposto, sendo um espaço de educação não formal, como um auxílio ao debate iniciado em sala de aula. A sequência didática possui três encontros, sendo dois escolares e um laboratorial. A abordagem investigativa foi escolhida pois permite ao estudante ser o protagonista do próprio aprendizado, além de contribuir na qualidade do ensino, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular. A sequência foi testada e o relato dos alunos sobre a experiência no laboratório foi positivo, porém, a adesão entre os alunos foi abaixo do esperado, por motivos que serão discutidos neste trabalho. Esperamos aplicá-la novamente em trabalhos futuros, com maior apoio das Instituições participantes. |
id |
UFF-2_cb4285a3ae7ae5ccf15a4deb0c00c06a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/27489 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médioraios XFísica Moderna e Contemporâneaensino por investigaçãoraios XFísica Modernaensino médioensino por investigaçãoprodução intelectualX-raymodern and contemporary physicsresearch teachingO trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática investigativa para o aprendizado de ondas eletromagnéticas, em específico os raios X, utilizando o Laboratório de Difração de Raios X da Universidade Federal Fluminense. O laboratório foi proposto, sendo um espaço de educação não formal, como um auxílio ao debate iniciado em sala de aula. A sequência didática possui três encontros, sendo dois escolares e um laboratorial. A abordagem investigativa foi escolhida pois permite ao estudante ser o protagonista do próprio aprendizado, além de contribuir na qualidade do ensino, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular. A sequência foi testada e o relato dos alunos sobre a experiência no laboratório foi positivo, porém, a adesão entre os alunos foi abaixo do esperado, por motivos que serão discutidos neste trabalho. Esperamos aplicá-la novamente em trabalhos futuros, com maior apoio das Instituições participantes.The objective of this work is to present an investigative didactic sequence for learning electromagnetic waves, specifically X-rays, using the X-ray Diffraction Laboratory of the Fluminense Federal University. The laboratory was proposed, as a non-formal education space, as an aid to the debate initiated in the classroom. The didactic sequence has three meetings, two school and one laboratory. The investigative approach was chosen because it allows the student to be the protagonist of his own learning, in addition to contributing to the quality of education in line with the National Common Curricular Base. The sequence was tested and the students' report about the experience in the laboratory was positive, however, the adherence among the students was lower than expected, for reasons that will be discussed in this work. We hope to apply it again in future works, with greater support from participating Institutions.35pFreitas, Daniele Cristina Silva deSouza, Carlos Eduardo Rodrigues deSanchez Candela, Dalber RubenAlmeida, Matheus Moraes de2023-01-06T13:53:35Z2023-01-06T13:53:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALMEIDA, Matheus Moraes de. O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27489CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-06T13:53:39Zoai:app.uff.br:1/27489Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:55:51.147602Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio |
title |
O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio |
spellingShingle |
O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio Almeida, Matheus Moraes de raios X Física Moderna e Contemporânea ensino por investigação raios X Física Moderna ensino médio ensino por investigação produção intelectual X-ray modern and contemporary physics research teaching |
title_short |
O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio |
title_full |
O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio |
title_fullStr |
O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio |
title_sort |
O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio |
author |
Almeida, Matheus Moraes de |
author_facet |
Almeida, Matheus Moraes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Daniele Cristina Silva de Souza, Carlos Eduardo Rodrigues de Sanchez Candela, Dalber Ruben |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Matheus Moraes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
raios X Física Moderna e Contemporânea ensino por investigação raios X Física Moderna ensino médio ensino por investigação produção intelectual X-ray modern and contemporary physics research teaching |
topic |
raios X Física Moderna e Contemporânea ensino por investigação raios X Física Moderna ensino médio ensino por investigação produção intelectual X-ray modern and contemporary physics research teaching |
description |
O trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática investigativa para o aprendizado de ondas eletromagnéticas, em específico os raios X, utilizando o Laboratório de Difração de Raios X da Universidade Federal Fluminense. O laboratório foi proposto, sendo um espaço de educação não formal, como um auxílio ao debate iniciado em sala de aula. A sequência didática possui três encontros, sendo dois escolares e um laboratorial. A abordagem investigativa foi escolhida pois permite ao estudante ser o protagonista do próprio aprendizado, além de contribuir na qualidade do ensino, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular. A sequência foi testada e o relato dos alunos sobre a experiência no laboratório foi positivo, porém, a adesão entre os alunos foi abaixo do esperado, por motivos que serão discutidos neste trabalho. Esperamos aplicá-la novamente em trabalhos futuros, com maior apoio das Instituições participantes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-06T13:53:35Z 2023-01-06T13:53:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Matheus Moraes de. O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/27489 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Matheus Moraes de. O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823611082702848 |