Erros conceituais e concepções espontâneas em Física: uma abordagem contextualizada nas aulas para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Rafael Gomes Coelho da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11625
Resumo: Apesar do grande esforço despendido pelas instituições governamentais e por uma parcela expressiva de professores, com o objetivo de produzir mudanças no sistema educacional brasileiro, o ensino de Física ainda se encontra, por diversos motivos, insuficiente quando se trata da formação dos alunos do nível médio. As diretrizes governamentais, que priorizam a acessibilidade à educação, deixando em segundo plano a qualidade do que é ensinado e a qualificação docente, resultam num cenário em que os alunos concluem o ensino médio sem uma visão crítica dos conteúdos de física ou, até mesmo, incapazes de identificar sua relação com o cotidiano. Na tentativa de encontrar uma solução para esse problema, o professor reflexivo se vê estimulado a repensar sua prática docente, buscando metodologias educacionais que privilegiem a contextualização, levando em conta as experiências do dia a dia dos estudantes. Diante desta realidade e na expectativa de contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem de Física, propomos neste trabalho algumas sugestões de atividades que possam servir de suporte ao professor na elaboração de suas aulas. As atividades, fundamentadas na teoria construtivista e na utilização das concepções alternativas e erros conceituais de Física, foram idealizadas de modo a favorecer a participação direta dos alunos, individualmente ou em grupos. Esperamos, dessa forma, promover a construção do conhecimento científico, do pensamento crítico e da habilidade de análise e observação dos alunos
id UFF-2_cba952221941742a2999576e50a3129d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11625
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Erros conceituais e concepções espontâneas em Física: uma abordagem contextualizada nas aulas para o ensino médioEnsino de FísicaErros conceituaisConcepções alternativasConstrutivismoEnsino de físicaConstrutivismoPhysics teachingTechnology errorsAlternative conceptionsConstructivismApesar do grande esforço despendido pelas instituições governamentais e por uma parcela expressiva de professores, com o objetivo de produzir mudanças no sistema educacional brasileiro, o ensino de Física ainda se encontra, por diversos motivos, insuficiente quando se trata da formação dos alunos do nível médio. As diretrizes governamentais, que priorizam a acessibilidade à educação, deixando em segundo plano a qualidade do que é ensinado e a qualificação docente, resultam num cenário em que os alunos concluem o ensino médio sem uma visão crítica dos conteúdos de física ou, até mesmo, incapazes de identificar sua relação com o cotidiano. Na tentativa de encontrar uma solução para esse problema, o professor reflexivo se vê estimulado a repensar sua prática docente, buscando metodologias educacionais que privilegiem a contextualização, levando em conta as experiências do dia a dia dos estudantes. Diante desta realidade e na expectativa de contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem de Física, propomos neste trabalho algumas sugestões de atividades que possam servir de suporte ao professor na elaboração de suas aulas. As atividades, fundamentadas na teoria construtivista e na utilização das concepções alternativas e erros conceituais de Física, foram idealizadas de modo a favorecer a participação direta dos alunos, individualmente ou em grupos. Esperamos, dessa forma, promover a construção do conhecimento científico, do pensamento crítico e da habilidade de análise e observação dos alunosDespite the great effort expended by government institutions and a significant portion of teachers with the goal of producing changes in the Brazilian educational system, teaching physics is still, for various reasons, insufficient when referring to the formation of middle school students. Government guidelines that prioritize accessibility to education, leaving in the background the quality of what is taught and teaching qualification, resulting in a scenario where students finish high school without a critical view of the contents of physical or even unable to identify its relationship with everyday experiences. In an attempt to find a solution to this problem, the reflective teacher finds himself stimulated to rethink his teaching practice, searching for educational methodologies that emphasize the contextualization, taking into account the experiences of everyday life of students. On this reality and with the expectation to contribute to improving the teaching and learning of physics, we propose in this paper some suggestions for activities that may provide support to the teacher in preparing their lessons. The activities based on constructivist theory and the use of spontaneous conceptions and misconceptions of Physics, were designed to favor the direct participation of the students, individually or in groups. We hope, therefore, to promote the construction of scientific knowledge, critical thinking and the ability of analysis and observation of studentsBruno, RuthCosta, IsaAlmeida, Lucia da Cruz deRocha, Rafael Gomes Coelho da2019-10-08T19:44:41Z2019-10-08T19:44:41Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfROCHA, Rafael Gomes Coelho da. Erros conceituais e concepções espontâneas em Física: uma abordagem contextualizada nas aulas para o ensino médio. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2014.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11625openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-17T17:44:53Zoai:app.uff.br:1/11625Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-17T17:44:53Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Erros conceituais e concepções espontâneas em Física: uma abordagem contextualizada nas aulas para o ensino médio
title Erros conceituais e concepções espontâneas em Física: uma abordagem contextualizada nas aulas para o ensino médio
spellingShingle Erros conceituais e concepções espontâneas em Física: uma abordagem contextualizada nas aulas para o ensino médio
Rocha, Rafael Gomes Coelho da
Ensino de Física
Erros conceituais
Concepções alternativas
Construtivismo
Ensino de física
Construtivismo
Physics teaching
Technology errors
Alternative conceptions
Constructivism
title_short Erros conceituais e concepções espontâneas em Física: uma abordagem contextualizada nas aulas para o ensino médio
title_full Erros conceituais e concepções espontâneas em Física: uma abordagem contextualizada nas aulas para o ensino médio
title_fullStr Erros conceituais e concepções espontâneas em Física: uma abordagem contextualizada nas aulas para o ensino médio
title_full_unstemmed Erros conceituais e concepções espontâneas em Física: uma abordagem contextualizada nas aulas para o ensino médio
title_sort Erros conceituais e concepções espontâneas em Física: uma abordagem contextualizada nas aulas para o ensino médio
author Rocha, Rafael Gomes Coelho da
author_facet Rocha, Rafael Gomes Coelho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bruno, Ruth
Costa, Isa
Almeida, Lucia da Cruz de
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Rafael Gomes Coelho da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Erros conceituais
Concepções alternativas
Construtivismo
Ensino de física
Construtivismo
Physics teaching
Technology errors
Alternative conceptions
Constructivism
topic Ensino de Física
Erros conceituais
Concepções alternativas
Construtivismo
Ensino de física
Construtivismo
Physics teaching
Technology errors
Alternative conceptions
Constructivism
description Apesar do grande esforço despendido pelas instituições governamentais e por uma parcela expressiva de professores, com o objetivo de produzir mudanças no sistema educacional brasileiro, o ensino de Física ainda se encontra, por diversos motivos, insuficiente quando se trata da formação dos alunos do nível médio. As diretrizes governamentais, que priorizam a acessibilidade à educação, deixando em segundo plano a qualidade do que é ensinado e a qualificação docente, resultam num cenário em que os alunos concluem o ensino médio sem uma visão crítica dos conteúdos de física ou, até mesmo, incapazes de identificar sua relação com o cotidiano. Na tentativa de encontrar uma solução para esse problema, o professor reflexivo se vê estimulado a repensar sua prática docente, buscando metodologias educacionais que privilegiem a contextualização, levando em conta as experiências do dia a dia dos estudantes. Diante desta realidade e na expectativa de contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem de Física, propomos neste trabalho algumas sugestões de atividades que possam servir de suporte ao professor na elaboração de suas aulas. As atividades, fundamentadas na teoria construtivista e na utilização das concepções alternativas e erros conceituais de Física, foram idealizadas de modo a favorecer a participação direta dos alunos, individualmente ou em grupos. Esperamos, dessa forma, promover a construção do conhecimento científico, do pensamento crítico e da habilidade de análise e observação dos alunos
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-10-08T19:44:41Z
2019-10-08T19:44:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Rafael Gomes Coelho da. Erros conceituais e concepções espontâneas em Física: uma abordagem contextualizada nas aulas para o ensino médio. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2014.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11625
identifier_str_mv ROCHA, Rafael Gomes Coelho da. Erros conceituais e concepções espontâneas em Física: uma abordagem contextualizada nas aulas para o ensino médio. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2014.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135383145709568