Os avanços tecnológicos e os recursos midiáticos e a sua inserção nas escolas brasileiras: o impacto nas aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Luis Felipe Kassa Mattoso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9674
Resumo: Esse artigo tem como objetivo elucidar a reflexão a respeito do uso da tecnologia e da mídia no contexto escolar, principalmente nas aulas de educação física. Através de autores que dissertam sobre a temática, de professores entrevistados da rede pública de ensino e do conhecimento empírico adquirido sobre o tema em questão. Em um rápido momento, este trabalho vai apresentar alguns conceitos que são referentes à mídia e tecnologia passando por um breve período histórico que remete a criação de alguns recursos midiáticos e tecnológicos, seguidamente ele vai tratar sobre a questão da mídia e a educação, discorrendo sobre a importância do papel do professor nesse processo, como um mediador. Posteriormente será abordado a complexidade em que é a educação física escolar lidar com esses avanços do mundo contemporâneo e como transpor a barreira da virtualização do esporte, podendo parecer um paradoxo algumas ideias que serão abordadas ao longo deste trabalho
id UFF-2_cc7f656e3739ff09f40de2d8bd1fd1d3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9674
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Os avanços tecnológicos e os recursos midiáticos e a sua inserção nas escolas brasileiras: o impacto nas aulas de educação físicaEducação física escolarMídiaTecnologiaMídiaTecnologiaEducação físicaSchool physical educationMediaTechnologyEsse artigo tem como objetivo elucidar a reflexão a respeito do uso da tecnologia e da mídia no contexto escolar, principalmente nas aulas de educação física. Através de autores que dissertam sobre a temática, de professores entrevistados da rede pública de ensino e do conhecimento empírico adquirido sobre o tema em questão. Em um rápido momento, este trabalho vai apresentar alguns conceitos que são referentes à mídia e tecnologia passando por um breve período histórico que remete a criação de alguns recursos midiáticos e tecnológicos, seguidamente ele vai tratar sobre a questão da mídia e a educação, discorrendo sobre a importância do papel do professor nesse processo, como um mediador. Posteriormente será abordado a complexidade em que é a educação física escolar lidar com esses avanços do mundo contemporâneo e como transpor a barreira da virtualização do esporte, podendo parecer um paradoxo algumas ideias que serão abordadas ao longo deste trabalhoThis article aims to elucidate the reflection on the use of technology and media in the school context, especially in gym class. By authors who lecture on the subject, interviewed teachers from the public school system and the empirical knowledge acquired on the subject in question. In one swift moment, this paper will present some concepts that are related to media and technology through a brief historical period which refers to the creation of some media and technological resources, then it will treat the issue of media and education, discussing the importance of the teacher's role in this process as a mediator. After that will be addressed is the complexity that the school physical education deal with these advances of the modern world and how the barrier of virtualization sport, may seem paradoxical some ideas that will be discussed throughout this paper.Terra, Dinah VasconcellosDutra, Sérgio Ricardo AboudCosta Júnior, Edson Farret daMaia, Luis Felipe Kassa Mattoso2019-05-24T15:56:29Z2019-05-24T15:56:29Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMAIA, Luis Felipe Kassa Mattoso. Os avanços tecnológicos e os recursos midiáticos e a sua inserção nas escolas brasileiras: o impacto nas aulas de educação física. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9674http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T22:12:56Zoai:app.uff.br:1/9674Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-25T22:12:56Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os avanços tecnológicos e os recursos midiáticos e a sua inserção nas escolas brasileiras: o impacto nas aulas de educação física
title Os avanços tecnológicos e os recursos midiáticos e a sua inserção nas escolas brasileiras: o impacto nas aulas de educação física
spellingShingle Os avanços tecnológicos e os recursos midiáticos e a sua inserção nas escolas brasileiras: o impacto nas aulas de educação física
Maia, Luis Felipe Kassa Mattoso
Educação física escolar
Mídia
Tecnologia
Mídia
Tecnologia
Educação física
School physical education
Media
Technology
title_short Os avanços tecnológicos e os recursos midiáticos e a sua inserção nas escolas brasileiras: o impacto nas aulas de educação física
title_full Os avanços tecnológicos e os recursos midiáticos e a sua inserção nas escolas brasileiras: o impacto nas aulas de educação física
title_fullStr Os avanços tecnológicos e os recursos midiáticos e a sua inserção nas escolas brasileiras: o impacto nas aulas de educação física
title_full_unstemmed Os avanços tecnológicos e os recursos midiáticos e a sua inserção nas escolas brasileiras: o impacto nas aulas de educação física
title_sort Os avanços tecnológicos e os recursos midiáticos e a sua inserção nas escolas brasileiras: o impacto nas aulas de educação física
author Maia, Luis Felipe Kassa Mattoso
author_facet Maia, Luis Felipe Kassa Mattoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Terra, Dinah Vasconcellos
Dutra, Sérgio Ricardo Aboud
Costa Júnior, Edson Farret da
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Luis Felipe Kassa Mattoso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Mídia
Tecnologia
Mídia
Tecnologia
Educação física
School physical education
Media
Technology
topic Educação física escolar
Mídia
Tecnologia
Mídia
Tecnologia
Educação física
School physical education
Media
Technology
description Esse artigo tem como objetivo elucidar a reflexão a respeito do uso da tecnologia e da mídia no contexto escolar, principalmente nas aulas de educação física. Através de autores que dissertam sobre a temática, de professores entrevistados da rede pública de ensino e do conhecimento empírico adquirido sobre o tema em questão. Em um rápido momento, este trabalho vai apresentar alguns conceitos que são referentes à mídia e tecnologia passando por um breve período histórico que remete a criação de alguns recursos midiáticos e tecnológicos, seguidamente ele vai tratar sobre a questão da mídia e a educação, discorrendo sobre a importância do papel do professor nesse processo, como um mediador. Posteriormente será abordado a complexidade em que é a educação física escolar lidar com esses avanços do mundo contemporâneo e como transpor a barreira da virtualização do esporte, podendo parecer um paradoxo algumas ideias que serão abordadas ao longo deste trabalho
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-05-24T15:56:29Z
2019-05-24T15:56:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAIA, Luis Felipe Kassa Mattoso. Os avanços tecnológicos e os recursos midiáticos e a sua inserção nas escolas brasileiras: o impacto nas aulas de educação física. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9674
identifier_str_mv MAIA, Luis Felipe Kassa Mattoso. Os avanços tecnológicos e os recursos midiáticos e a sua inserção nas escolas brasileiras: o impacto nas aulas de educação física. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053642306551808