Leitor autônomo: visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Paola Catrina Pitol
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14840
Resumo: No mundo contemporâneo, observa-se o uso de múltiplos recursos tecnológicos, como mídias digitais, hipermídias, dentre outros. Esses recursos estão presentes em uma grande parcela da sociedade e seu uso tem influenciado vários contextos dessa sociedade mediante as informações, conhecimentos e aprendizagem. Nesse aspecto, o contexto educacional é primordial para “aprender” a usar esses recursos em prol da aprendizagem e do conhecimento. Esta pesquisa justifica-se em razão desses fatos e tem como tema: formação do leitor autônomo na contemporaneidade: visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line. Procura-se responder à seguinte problemática: “As visualizações, leituras e pesquisas on-line contribuem para a prática de leitura na formação de leitores autônomos?”. Nesse sentido, o seu objetivo geral se concentra em compreender como as visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line contribuem para prática de leitura na formação do leitor autônomo. Tem como objetivos específicos: apresentar os conceitos de leitor, autonomia e formação de leitores; discutir as novas possiblidades de leitura no mundo contemporâneo, mediante as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs); e discutir a importância das práticas de visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line no processo de aquisição de conhecimento e aprendizagem. Esta pesquisa partiu dos seguintes pressupostos: o uso das TICs no contexto atual vem formando novos sujeitos leitores e interferindo nas preferências de leituras; e as visualizações não são uma forma de leitura, visto que visualizar de forma rápida não consiste em ler. Com a finalidade de responder à problemática desta pesquisa, foi aplicado um questionário impresso (com perguntas abertas e fechadas) em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, bem como definidos tópicos para uma melhor concentração das respostas e facilitar a análise destas. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos participantes da pesquisa possui acesso a smartphone, como também utiliza o aparelho para pesquisas e leitura de forma autônoma, e considera que as visualizações das imagens e vídeos contribuem para uma melhor interpretação dos assuntos. Em virtude do que foi apresentado através dos dados da pesquisa, compreende-se que os alunos usam o smartphone para realizar leitura, buscar conhecimentos que contribuam de forma significativa para o aprendizado, mas isso não isenta a importância de direcionar e enfatizar o uso do smartphone para o processo de leitura, conhecimentos e, por fim, de aprendizado, de forma consciente, objetiva e produtiva. Este trabalho contribui para compreender a autonomia dos leitores alunos da contemporaneidade no uso das tecnologias e especificamente do smartphone como um recurso tecnológico para a leitura on-line, o aprendizado e conhecimento tanto no ambiente escolar como fora deste
id UFF-2_ccb4cd704566f96d5cd3b693bd0bec54
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14840
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Leitor autônomo: visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-lineFormação do leitorLeitor autônomoVisualizaçõesLeituras on-linePesquisas on-lineLeitorVisualização de informaçãoLeitura on-linePesquisa on-lineReader trainingStandalone readerViewsOnline readingsOnline surveysNo mundo contemporâneo, observa-se o uso de múltiplos recursos tecnológicos, como mídias digitais, hipermídias, dentre outros. Esses recursos estão presentes em uma grande parcela da sociedade e seu uso tem influenciado vários contextos dessa sociedade mediante as informações, conhecimentos e aprendizagem. Nesse aspecto, o contexto educacional é primordial para “aprender” a usar esses recursos em prol da aprendizagem e do conhecimento. Esta pesquisa justifica-se em razão desses fatos e tem como tema: formação do leitor autônomo na contemporaneidade: visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line. Procura-se responder à seguinte problemática: “As visualizações, leituras e pesquisas on-line contribuem para a prática de leitura na formação de leitores autônomos?”. Nesse sentido, o seu objetivo geral se concentra em compreender como as visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line contribuem para prática de leitura na formação do leitor autônomo. Tem como objetivos específicos: apresentar os conceitos de leitor, autonomia e formação de leitores; discutir as novas possiblidades de leitura no mundo contemporâneo, mediante as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs); e discutir a importância das práticas de visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line no processo de aquisição de conhecimento e aprendizagem. Esta pesquisa partiu dos seguintes pressupostos: o uso das TICs no contexto atual vem formando novos sujeitos leitores e interferindo nas preferências de leituras; e as visualizações não são uma forma de leitura, visto que visualizar de forma rápida não consiste em ler. Com a finalidade de responder à problemática desta pesquisa, foi aplicado um questionário impresso (com perguntas abertas e fechadas) em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, bem como definidos tópicos para uma melhor concentração das respostas e facilitar a análise destas. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos participantes da pesquisa possui acesso a smartphone, como também utiliza o aparelho para pesquisas e leitura de forma autônoma, e considera que as visualizações das imagens e vídeos contribuem para uma melhor interpretação dos assuntos. Em virtude do que foi apresentado através dos dados da pesquisa, compreende-se que os alunos usam o smartphone para realizar leitura, buscar conhecimentos que contribuam de forma significativa para o aprendizado, mas isso não isenta a importância de direcionar e enfatizar o uso do smartphone para o processo de leitura, conhecimentos e, por fim, de aprendizado, de forma consciente, objetiva e produtiva. Este trabalho contribui para compreender a autonomia dos leitores alunos da contemporaneidade no uso das tecnologias e especificamente do smartphone como um recurso tecnológico para a leitura on-line, o aprendizado e conhecimento tanto no ambiente escolar como fora desteIn the contemporary world, there is the use of multiple technological resources, such as digital media, hypermedia, among others. These resources are present in a large part of society and their use has influenced various contexts of that society through information, knowledge and learning. In this respect, the educational context is essential to “learn” how to use these resources for the benefit of learning and knowledge. This research is justified due to these facts and has as its theme: training the autonomous reader in contemporary times: visualizations, readings and research in an online environment. We seek to answer the following problem: “Do online views, readings and research contribute to the practice of reading in the training of independent readers?”. In this sense, its general objective is to understand how visualizations, readings and research in an online environment contribute to the practice of reading in the formation of the autonomous reader. It has the following objectives: to present the reader concepts, autonomy and training of players; discuss the new possibilities of reading in the contemporary world, through Information and Communication Technologies (ICTs); and discuss the importance of visualization, reading and research practices in an online environment in the process of acquiring knowledge and learning. This research was based on the following assumptions: the use of ICTs in the current context has been forming new reading subjects and interfering with reading preferences; and visualizations are not a form of reading, since viewing quickly does not consist of reading. In order to answer the problem of this research, a printed questionnaire (with open and closed questions) was applied in classes of the 9th grade of Elementary School, as well as defined topics for a better concentration of answers and to facilitate their analysis. The results showed that most students participating in the research have access to smartphones, as well as using the device for research and reading independently, and considers that the visualization of images and videos contribute to a better interpretation of the subjects. Due to what was presented through the research data, it is understood that students use the smartphone to read, seek knowledge that significantly contributes to learning, but this does not exempt the importance of directing and emphasizing the use of the smartphone for the process of reading, knowledge and, finally, learning, in a conscious, objective and productive way. This work contributes to understand the autonomy of contemporary student readers in the use of technologies and specifically the smartphone as a technological resource for online reading, learning and knowledge both in the school environment and outside it117 f.Juvêncio, Carlos HenriqueSouza, Elisabete Gonçalves deAraujo, Andre Vieira de FreitasMoraes, Marielle Barros deFonseca, Vitor Manoel Marques daCataldo, FabianoCarvalho, Paola Catrina Pitol2020-09-01T19:17:59Z2020-09-01T19:17:59Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Paola Catrina Pitol. Leitor autônomo: visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto de Artes e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14840Aluno de mestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-16T20:55:13Zoai:app.uff.br:1/14840Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-16T20:55:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitor autônomo: visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line
title Leitor autônomo: visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line
spellingShingle Leitor autônomo: visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line
Carvalho, Paola Catrina Pitol
Formação do leitor
Leitor autônomo
Visualizações
Leituras on-line
Pesquisas on-line
Leitor
Visualização de informação
Leitura on-line
Pesquisa on-line
Reader training
Standalone reader
Views
Online readings
Online surveys
title_short Leitor autônomo: visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line
title_full Leitor autônomo: visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line
title_fullStr Leitor autônomo: visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line
title_full_unstemmed Leitor autônomo: visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line
title_sort Leitor autônomo: visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line
author Carvalho, Paola Catrina Pitol
author_facet Carvalho, Paola Catrina Pitol
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Juvêncio, Carlos Henrique
Souza, Elisabete Gonçalves de
Araujo, Andre Vieira de Freitas
Moraes, Marielle Barros de
Fonseca, Vitor Manoel Marques da
Cataldo, Fabiano
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Paola Catrina Pitol
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do leitor
Leitor autônomo
Visualizações
Leituras on-line
Pesquisas on-line
Leitor
Visualização de informação
Leitura on-line
Pesquisa on-line
Reader training
Standalone reader
Views
Online readings
Online surveys
topic Formação do leitor
Leitor autônomo
Visualizações
Leituras on-line
Pesquisas on-line
Leitor
Visualização de informação
Leitura on-line
Pesquisa on-line
Reader training
Standalone reader
Views
Online readings
Online surveys
description No mundo contemporâneo, observa-se o uso de múltiplos recursos tecnológicos, como mídias digitais, hipermídias, dentre outros. Esses recursos estão presentes em uma grande parcela da sociedade e seu uso tem influenciado vários contextos dessa sociedade mediante as informações, conhecimentos e aprendizagem. Nesse aspecto, o contexto educacional é primordial para “aprender” a usar esses recursos em prol da aprendizagem e do conhecimento. Esta pesquisa justifica-se em razão desses fatos e tem como tema: formação do leitor autônomo na contemporaneidade: visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line. Procura-se responder à seguinte problemática: “As visualizações, leituras e pesquisas on-line contribuem para a prática de leitura na formação de leitores autônomos?”. Nesse sentido, o seu objetivo geral se concentra em compreender como as visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line contribuem para prática de leitura na formação do leitor autônomo. Tem como objetivos específicos: apresentar os conceitos de leitor, autonomia e formação de leitores; discutir as novas possiblidades de leitura no mundo contemporâneo, mediante as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs); e discutir a importância das práticas de visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line no processo de aquisição de conhecimento e aprendizagem. Esta pesquisa partiu dos seguintes pressupostos: o uso das TICs no contexto atual vem formando novos sujeitos leitores e interferindo nas preferências de leituras; e as visualizações não são uma forma de leitura, visto que visualizar de forma rápida não consiste em ler. Com a finalidade de responder à problemática desta pesquisa, foi aplicado um questionário impresso (com perguntas abertas e fechadas) em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, bem como definidos tópicos para uma melhor concentração das respostas e facilitar a análise destas. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos participantes da pesquisa possui acesso a smartphone, como também utiliza o aparelho para pesquisas e leitura de forma autônoma, e considera que as visualizações das imagens e vídeos contribuem para uma melhor interpretação dos assuntos. Em virtude do que foi apresentado através dos dados da pesquisa, compreende-se que os alunos usam o smartphone para realizar leitura, buscar conhecimentos que contribuam de forma significativa para o aprendizado, mas isso não isenta a importância de direcionar e enfatizar o uso do smartphone para o processo de leitura, conhecimentos e, por fim, de aprendizado, de forma consciente, objetiva e produtiva. Este trabalho contribui para compreender a autonomia dos leitores alunos da contemporaneidade no uso das tecnologias e especificamente do smartphone como um recurso tecnológico para a leitura on-line, o aprendizado e conhecimento tanto no ambiente escolar como fora deste
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-01T19:17:59Z
2020-09-01T19:17:59Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Paola Catrina Pitol. Leitor autônomo: visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto de Artes e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14840
Aluno de mestrado
identifier_str_mv CARVALHO, Paola Catrina Pitol. Leitor autônomo: visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto de Artes e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Aluno de mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135243101044736