Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ana Elisa Rodrigues
Data de Publicação: 2025
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/36608
Resumo: Este projeto se propõe a desenvolver um objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino. O objetivo é auxiliar as crianças no entendimento dos números no início da vida escolar, além de estimular a criatividade e o raciocínio lógico através de uma forma prática de estudo. Para ser possível a realização do projeto, foram feitas entrevistas com pais, professores e pedagogos de crianças de 4 a 6 anos de idade, a fim de identificar os possíveis problemas a serem solucionados. O problema identificado foi a falta de brinquedos e atividades lúdicas para as crianças que estão iniciando o contato com a matemática. Para solucionar este problema, foi desenvolvido a Caixa Matemática: descobrindo os números, um objeto de aprendizagem que possui um quadro magnético dupla-face, palitos de contagem e cards imantados, possibilitando uma série de experimentações que contribuem para o desenvolvimento, tornando o aprendizado lúdico e divertido.
id UFF-2_ccb5e8a1cc8c3e0d20e429059ce74ecc
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/36608
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensinoMontessoriDesignObjeto de aprendizagemEducação infantilBrinquedo educativoEnsino de matemáticaDesenho (Projeto)Learning objectChild educationEste projeto se propõe a desenvolver um objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino. O objetivo é auxiliar as crianças no entendimento dos números no início da vida escolar, além de estimular a criatividade e o raciocínio lógico através de uma forma prática de estudo. Para ser possível a realização do projeto, foram feitas entrevistas com pais, professores e pedagogos de crianças de 4 a 6 anos de idade, a fim de identificar os possíveis problemas a serem solucionados. O problema identificado foi a falta de brinquedos e atividades lúdicas para as crianças que estão iniciando o contato com a matemática. Para solucionar este problema, foi desenvolvido a Caixa Matemática: descobrindo os números, um objeto de aprendizagem que possui um quadro magnético dupla-face, palitos de contagem e cards imantados, possibilitando uma série de experimentações que contribuem para o desenvolvimento, tornando o aprendizado lúdico e divertido.The propose of this project is develope a learning object inspired by the Montessori method of teaching. The goal is help children understand the numbers in the beginning of school life, besides of stimulating the creativity and the logical reasoning through a practice study way. In order to make this project possible, interviews were made with parents, teachers and pedagogues of children from 4 to 6 years, in order to identify the possible issues to be fix. The problem that was identified was the lack of toys and playful activities for children who are starting the contact with Mathematics. To fix this issue was developed the Mathematical Box: discovering numbers, a learning object that has a double side magnetic board, counting sticks and magnetized cards, enabling a series of experiments which contribute to the development, making learning playful and fun.130 f.Lima, Renata VilanovaRebello, Luiza Helena BoueriGonçalves, Ricardo PereiraAlves, Ana Elisa Rodrigues2025-02-17T14:16:13Z2025-02-17T14:16:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALVES, Ana Elisa Rodrigues. Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino. 2020. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/36608CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2025-02-17T14:16:13Zoai:app.uff.br:1/36608Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202025-02-17T14:16:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino
title Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino
spellingShingle Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino
Alves, Ana Elisa Rodrigues
Montessori
Design
Objeto de aprendizagem
Educação infantil
Brinquedo educativo
Ensino de matemática
Desenho (Projeto)
Learning object
Child education
title_short Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino
title_full Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino
title_fullStr Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino
title_full_unstemmed Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino
title_sort Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino
author Alves, Ana Elisa Rodrigues
author_facet Alves, Ana Elisa Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Renata Vilanova
Rebello, Luiza Helena Boueri
Gonçalves, Ricardo Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ana Elisa Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Montessori
Design
Objeto de aprendizagem
Educação infantil
Brinquedo educativo
Ensino de matemática
Desenho (Projeto)
Learning object
Child education
topic Montessori
Design
Objeto de aprendizagem
Educação infantil
Brinquedo educativo
Ensino de matemática
Desenho (Projeto)
Learning object
Child education
description Este projeto se propõe a desenvolver um objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino. O objetivo é auxiliar as crianças no entendimento dos números no início da vida escolar, além de estimular a criatividade e o raciocínio lógico através de uma forma prática de estudo. Para ser possível a realização do projeto, foram feitas entrevistas com pais, professores e pedagogos de crianças de 4 a 6 anos de idade, a fim de identificar os possíveis problemas a serem solucionados. O problema identificado foi a falta de brinquedos e atividades lúdicas para as crianças que estão iniciando o contato com a matemática. Para solucionar este problema, foi desenvolvido a Caixa Matemática: descobrindo os números, um objeto de aprendizagem que possui um quadro magnético dupla-face, palitos de contagem e cards imantados, possibilitando uma série de experimentações que contribuem para o desenvolvimento, tornando o aprendizado lúdico e divertido.
publishDate 2025
dc.date.none.fl_str_mv 2025-02-17T14:16:13Z
2025-02-17T14:16:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Ana Elisa Rodrigues. Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino. 2020. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/36608
identifier_str_mv ALVES, Ana Elisa Rodrigues. Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino. 2020. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/36608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1825433153555136512