Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2025 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36608 |
Resumo: | Este projeto se propõe a desenvolver um objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino. O objetivo é auxiliar as crianças no entendimento dos números no início da vida escolar, além de estimular a criatividade e o raciocínio lógico através de uma forma prática de estudo. Para ser possível a realização do projeto, foram feitas entrevistas com pais, professores e pedagogos de crianças de 4 a 6 anos de idade, a fim de identificar os possíveis problemas a serem solucionados. O problema identificado foi a falta de brinquedos e atividades lúdicas para as crianças que estão iniciando o contato com a matemática. Para solucionar este problema, foi desenvolvido a Caixa Matemática: descobrindo os números, um objeto de aprendizagem que possui um quadro magnético dupla-face, palitos de contagem e cards imantados, possibilitando uma série de experimentações que contribuem para o desenvolvimento, tornando o aprendizado lúdico e divertido. |
id |
UFF-2_ccb5e8a1cc8c3e0d20e429059ce74ecc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/36608 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensinoMontessoriDesignObjeto de aprendizagemEducação infantilBrinquedo educativoEnsino de matemáticaDesenho (Projeto)Learning objectChild educationEste projeto se propõe a desenvolver um objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino. O objetivo é auxiliar as crianças no entendimento dos números no início da vida escolar, além de estimular a criatividade e o raciocínio lógico através de uma forma prática de estudo. Para ser possível a realização do projeto, foram feitas entrevistas com pais, professores e pedagogos de crianças de 4 a 6 anos de idade, a fim de identificar os possíveis problemas a serem solucionados. O problema identificado foi a falta de brinquedos e atividades lúdicas para as crianças que estão iniciando o contato com a matemática. Para solucionar este problema, foi desenvolvido a Caixa Matemática: descobrindo os números, um objeto de aprendizagem que possui um quadro magnético dupla-face, palitos de contagem e cards imantados, possibilitando uma série de experimentações que contribuem para o desenvolvimento, tornando o aprendizado lúdico e divertido.The propose of this project is develope a learning object inspired by the Montessori method of teaching. The goal is help children understand the numbers in the beginning of school life, besides of stimulating the creativity and the logical reasoning through a practice study way. In order to make this project possible, interviews were made with parents, teachers and pedagogues of children from 4 to 6 years, in order to identify the possible issues to be fix. The problem that was identified was the lack of toys and playful activities for children who are starting the contact with Mathematics. To fix this issue was developed the Mathematical Box: discovering numbers, a learning object that has a double side magnetic board, counting sticks and magnetized cards, enabling a series of experiments which contribute to the development, making learning playful and fun.130 f.Lima, Renata VilanovaRebello, Luiza Helena BoueriGonçalves, Ricardo PereiraAlves, Ana Elisa Rodrigues2025-02-17T14:16:13Z2025-02-17T14:16:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALVES, Ana Elisa Rodrigues. Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino. 2020. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/36608CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2025-02-17T14:16:13Zoai:app.uff.br:1/36608Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202025-02-17T14:16:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino |
title |
Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino |
spellingShingle |
Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino Alves, Ana Elisa Rodrigues Montessori Design Objeto de aprendizagem Educação infantil Brinquedo educativo Ensino de matemática Desenho (Projeto) Learning object Child education |
title_short |
Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino |
title_full |
Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino |
title_fullStr |
Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino |
title_full_unstemmed |
Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino |
title_sort |
Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino |
author |
Alves, Ana Elisa Rodrigues |
author_facet |
Alves, Ana Elisa Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Renata Vilanova Rebello, Luiza Helena Boueri Gonçalves, Ricardo Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Ana Elisa Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Montessori Design Objeto de aprendizagem Educação infantil Brinquedo educativo Ensino de matemática Desenho (Projeto) Learning object Child education |
topic |
Montessori Design Objeto de aprendizagem Educação infantil Brinquedo educativo Ensino de matemática Desenho (Projeto) Learning object Child education |
description |
Este projeto se propõe a desenvolver um objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino. O objetivo é auxiliar as crianças no entendimento dos números no início da vida escolar, além de estimular a criatividade e o raciocínio lógico através de uma forma prática de estudo. Para ser possível a realização do projeto, foram feitas entrevistas com pais, professores e pedagogos de crianças de 4 a 6 anos de idade, a fim de identificar os possíveis problemas a serem solucionados. O problema identificado foi a falta de brinquedos e atividades lúdicas para as crianças que estão iniciando o contato com a matemática. Para solucionar este problema, foi desenvolvido a Caixa Matemática: descobrindo os números, um objeto de aprendizagem que possui um quadro magnético dupla-face, palitos de contagem e cards imantados, possibilitando uma série de experimentações que contribuem para o desenvolvimento, tornando o aprendizado lúdico e divertido. |
publishDate |
2025 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2025-02-17T14:16:13Z 2025-02-17T14:16:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Ana Elisa Rodrigues. Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino. 2020. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. https://app.uff.br/riuff/handle/1/36608 |
identifier_str_mv |
ALVES, Ana Elisa Rodrigues. Caixa matemática Descobrindo os Números: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino. 2020. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/36608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1825433153555136512 |