O ensino remoto na experiência familiar de estudantes do ensino fundamental II de uma escola municipal de Apiacá/ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mansur, Geórgia Santana da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27779
Resumo: Em vista do atual cenário vivenciado mundialmente, a saber, a pandemia provocada pelo novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que acomete a doença conceituada como COVID-19, uma nova ordem foi estabelecida para a humanidade, necessitando de mudanças no cotidiano de todos, rotinas foram alteradas, e na educação isso ocorreu de maneira rápida e brusca; escolas sendo fechadas, na busca de minimizar a propagação do vírus, gerando incertezas, inquietações e angústias, e assim a dinâmica do processo educacional foi sendo reestruturada, diante da indefinição do período de duração do isolamento social. Foi necessária a reestruturação de práticas pedagógicas para dar prosseguimento ao processo de ensino e aprendizagem. A inserção de tecnologias digitais para realização de ensino remoto foi uma alternativa utilizada por muitas instituições de ensino como uma possibilidade para dar sequência ao processo de ensino e aprendizagem de milhões de estudantes, permitindo assim a continuidade do ano letivo. Nestes tempos de pandemia, em que a educação foi transferida em seu espaço físico para os lares dos discentes e docentes, mais do que nunca, convoca-se a participação/envolvimento de pais/responsáveis no processo educacional das crianças/adolescentes. E nesse panorama insurgem novos vocábulos, novas significâncias, que também serão desenvolvidos ao longo deste trabalho, objetivando elucidar o contexto que se apresenta, e oportunizando desta forma um envolvimento mais ativo e consciente destas transformações. Deste modo este trabalho busca mapear o ensino remoto no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino fundamental II, da Escola Municipal Maria de Lourdes Alves, desenvolvido durante a pandemia, na percepção de seus responsáveis, observando sua efetividade ou não, bem como suas possíveis dificuldades e resistências quanto à implementação deste. Como resultados foi possível levantar dados demográficos obtidos da população estudada; realizar uma análise sobre o engajamento familiar na rotina dos estudantes e do relacionamento da família para com a escola, comparativamente, antes do período da pandemia e durante a pandemia; apresentar as estratégias educacionais mais utilizadas para a promoção do ensino e as percepções e experiências das famílias acerca da utilização do modelo de ensino remoto e observado a relevante participação feminina no contexto educacional dos estudantes. Ao final, são apresentadas conclusões, contribuições, sugestões e perspectivas para trabalhos futuros.
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A inserção de tecnologias digitais para realização de ensino remoto foi uma alternativa utilizada por muitas instituições de ensino como uma possibilidade para dar sequência ao processo de ensino e aprendizagem de milhões de estudantes, permitindo assim a continuidade do ano letivo. Nestes tempos de pandemia, em que a educação foi transferida em seu espaço físico para os lares dos discentes e docentes, mais do que nunca, convoca-se a participação/envolvimento de pais/responsáveis no processo educacional das crianças/adolescentes. E nesse panorama insurgem novos vocábulos, novas significâncias, que também serão desenvolvidos ao longo deste trabalho, objetivando elucidar o contexto que se apresenta, e oportunizando desta forma um envolvimento mais ativo e consciente destas transformações. Deste modo este trabalho busca mapear o ensino remoto no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino fundamental II, da Escola Municipal Maria de Lourdes Alves, desenvolvido durante a pandemia, na percepção de seus responsáveis, observando sua efetividade ou não, bem como suas possíveis dificuldades e resistências quanto à implementação deste. Como resultados foi possível levantar dados demográficos obtidos da população estudada; realizar uma análise sobre o engajamento familiar na rotina dos estudantes e do relacionamento da família para com a escola, comparativamente, antes do período da pandemia e durante a pandemia; apresentar as estratégias educacionais mais utilizadas para a promoção do ensino e as percepções e experiências das famílias acerca da utilização do modelo de ensino remoto e observado a relevante participação feminina no contexto educacional dos estudantes. Ao final, são apresentadas conclusões, contribuições, sugestões e perspectivas para trabalhos futuros.In view of the current scenario experienced worldwide, namely, the pandemic caused by the new coronavirus, called SARS-CoV-2, which affects the disease conceptualized as COVID19, a new order has been established for humanity, requiring changes in the daily lives of people. All, routines were changed, and in education this happened quickly and abruptly; schools being closed, in the quest to minimize the spread of the virus, generating uncertainties, concerns and anguish, and thus the dynamics of the educational process was being restructured, given the uncertainty of the duration of social isolation. It was necessary to restructure pedagogical practices to continue the teaching and learning process. The insertion of digital technologies to carry out remote teaching was an alternative used by many educational institutions as a possibility to continue the teaching and learning process of millions of students, thus allowing the continuity of the school year. In these times of pandemic, in which education has been transferred from its physical space to the homes of students and teachers, more than ever, the participation/involvement of parents/guardians in the educational process of children/adolescents is called for. And in this panorama, new words emerge, new meanings, which will also be developed throughout this work, aiming to elucidate the context that is presented, and thus providing an opportunity for a more active and conscious involvement of these transformations. In this way, this work seeks to map remote teaching in the teaching and learning process of elementary school II students, from Escola Municipal Maria de Lourdes Alves, developed during the pandemic, in the perception of those responsible, observing its effectiveness or not, as well as its consequences. Possible difficulties and resistances regarding its implementation. As a result, it was possible to collect demographic data obtained from the population studied; carry out an analysis on family engagement in students' routine and the family's relationship with school, comparatively, before the pandemic period and during the pandemic; to present the educational strategies most used to promote teaching and the perceptions and experiences of families regarding the use of the remote teaching model and observing the relevant female participation in the educational context of students. At the end, conclusions, contributions, suggestions and perspectives for future work are presented.132 f.Gomes, Georgia Regina RodriguesLacerda, Mitsi Pinheiro deSouza, Cristiana Callai deVasconcelos, Aline Pires Vieira deMansur, Geórgia Santana da Silva2023-02-01T18:16:53Z2023-02-01T18:16:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27779CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-01T18:16:56Zoai:app.uff.br:1/27779Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:27.479008Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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