Me Inclua Nessa: uma análise do programa através das considerações de Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30193 |
Resumo: | Após anos de construção estrutural e debates a respeito da função que as instituições museológicas devem exercer perante a sociedade brasileira, têm-se hoje um solido entendimento do direcionamento que esses espaços devem tomar. Além da preservação e salvaguarda do patrimônio, é necessário que haja um diálogo com o seu meio e contribuição para com a formação social. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo refletir acerca das reverberações das ideias do pedagogo Paulo Freire na museologia, buscando compreender a importância de sua metodologia para a educação em museus por meio do estudo de caso do programa Me Inclua Nessa, desenvolvido pelo Museu Janete Costa de Arte Popular, na cidade de Niterói no estado do Rio de Janeiro |
id |
UFF-2_cd08c0a1b7872896b965d7986d10fe75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30193 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Me Inclua Nessa: uma análise do programa através das considerações de Paulo FreirePaulo FreireMuseuArte educaçãoMuseu Janete CostaMuseologiaMuseoEducacíon ArtísticaMuseo Janete CostaApós anos de construção estrutural e debates a respeito da função que as instituições museológicas devem exercer perante a sociedade brasileira, têm-se hoje um solido entendimento do direcionamento que esses espaços devem tomar. Além da preservação e salvaguarda do patrimônio, é necessário que haja um diálogo com o seu meio e contribuição para com a formação social. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo refletir acerca das reverberações das ideias do pedagogo Paulo Freire na museologia, buscando compreender a importância de sua metodologia para a educação em museus por meio do estudo de caso do programa Me Inclua Nessa, desenvolvido pelo Museu Janete Costa de Arte Popular, na cidade de Niterói no estado do Rio de JaneiroDespués de años de construcción estructural y debates sobre el papel que las instituciones museológicas deben jugar en la sociedad brasileña, ahora hay una comprensión sólida de la dirección que deben tomar estos espacios. Además de la preservación y salvaguardia del patrimonio, es necesario el diálogo con su entorno y el aporte a la formación social. Por lo tanto, este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre las repercusiones de las ideas del pedagogo Paulo Freire en la museología, buscando comprender la importancia de su metodología para la educación en los museos a través del estudio de caso del programa Me Inclua Nessa, desarrollado por el Museo Janete Costa de Arte Popular, en la ciudad de Niterói en el estado de Río de Janeiro45 p.Mello, Adriana Russi Tavares deRocha, GilmarVillar, Flávia Savana da SilvaSilvares, Isabela Brito Jeronimo2023-09-02T20:57:02Z2023-09-02T20:57:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVARES, Isabela Brito Jeronimo. Me Inclua Nessa: uma análise do programa através das considerações de Paulo Freire. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Produção Cultural) - Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30193CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-02T20:57:07Zoai:app.uff.br:1/30193Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:58.666941Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Me Inclua Nessa: uma análise do programa através das considerações de Paulo Freire |
title |
Me Inclua Nessa: uma análise do programa através das considerações de Paulo Freire |
spellingShingle |
Me Inclua Nessa: uma análise do programa através das considerações de Paulo Freire Silvares, Isabela Brito Jeronimo Paulo Freire Museu Arte educação Museu Janete Costa Museologia Museo Educacíon Artística Museo Janete Costa |
title_short |
Me Inclua Nessa: uma análise do programa através das considerações de Paulo Freire |
title_full |
Me Inclua Nessa: uma análise do programa através das considerações de Paulo Freire |
title_fullStr |
Me Inclua Nessa: uma análise do programa através das considerações de Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
Me Inclua Nessa: uma análise do programa através das considerações de Paulo Freire |
title_sort |
Me Inclua Nessa: uma análise do programa através das considerações de Paulo Freire |
author |
Silvares, Isabela Brito Jeronimo |
author_facet |
Silvares, Isabela Brito Jeronimo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mello, Adriana Russi Tavares de Rocha, Gilmar Villar, Flávia Savana da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silvares, Isabela Brito Jeronimo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paulo Freire Museu Arte educação Museu Janete Costa Museologia Museo Educacíon Artística Museo Janete Costa |
topic |
Paulo Freire Museu Arte educação Museu Janete Costa Museologia Museo Educacíon Artística Museo Janete Costa |
description |
Após anos de construção estrutural e debates a respeito da função que as instituições museológicas devem exercer perante a sociedade brasileira, têm-se hoje um solido entendimento do direcionamento que esses espaços devem tomar. Além da preservação e salvaguarda do patrimônio, é necessário que haja um diálogo com o seu meio e contribuição para com a formação social. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo refletir acerca das reverberações das ideias do pedagogo Paulo Freire na museologia, buscando compreender a importância de sua metodologia para a educação em museus por meio do estudo de caso do programa Me Inclua Nessa, desenvolvido pelo Museu Janete Costa de Arte Popular, na cidade de Niterói no estado do Rio de Janeiro |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-02T20:57:02Z 2023-09-02T20:57:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVARES, Isabela Brito Jeronimo. Me Inclua Nessa: uma análise do programa através das considerações de Paulo Freire. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Produção Cultural) - Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30193 |
identifier_str_mv |
SILVARES, Isabela Brito Jeronimo. Me Inclua Nessa: uma análise do programa através das considerações de Paulo Freire. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Produção Cultural) - Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823577344770048 |