Original Olinda style: a construção de um terrítorio simbólico afetivo pela cena musical olindense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreson Henrique da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22440
Resumo: As práticas que caracterizam uma cena musical procuram transformar espaços geográficos específicos em lugares significantes. A cena musical olindense cria uma Olinda “imaginária” construída através de uma afetividade despertada pela cidade. Com uma musicalidade singular, as bandas da cena misturam gêneros musicais pernambucanos fortemente enraizados na urbe com sonoridades de outros contextos que também estão intimamente ligadas à cultura local. Em suas composições contam histórias sobre a cidade, seu carnaval, logradouros famosos e suas paisagens. Acionam visualmente em capas de álbuns temas que fazem menção à cidade e seu cotidiano. Todos esses elementos contribuem para a construção de um “território simbólico”. O objetivo desta dissertação é interpretar de que forma a cena musical olindense opera a construção de uma cidade “mítica” através de suas influências estéticas, lúdicas, carnavalescas e sonoras. Nesta “comunidade territorial imaginada” os participantes da cena são autores e atores de um “território simbólico” no qual a cidade é, ao mesmo tempo, palco e personagem de um construto que os nutre e inspiram através de uma relação afetiva com a cena local, diferenciando-a de outras cenas.
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