Original Olinda style: a construção de um terrítorio simbólico afetivo pela cena musical olindense
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22440 |
Resumo: | As práticas que caracterizam uma cena musical procuram transformar espaços geográficos específicos em lugares significantes. A cena musical olindense cria uma Olinda “imaginária” construída através de uma afetividade despertada pela cidade. Com uma musicalidade singular, as bandas da cena misturam gêneros musicais pernambucanos fortemente enraizados na urbe com sonoridades de outros contextos que também estão intimamente ligadas à cultura local. Em suas composições contam histórias sobre a cidade, seu carnaval, logradouros famosos e suas paisagens. Acionam visualmente em capas de álbuns temas que fazem menção à cidade e seu cotidiano. Todos esses elementos contribuem para a construção de um “território simbólico”. O objetivo desta dissertação é interpretar de que forma a cena musical olindense opera a construção de uma cidade “mítica” através de suas influências estéticas, lúdicas, carnavalescas e sonoras. Nesta “comunidade territorial imaginada” os participantes da cena são autores e atores de um “território simbólico” no qual a cidade é, ao mesmo tempo, palco e personagem de um construto que os nutre e inspiram através de uma relação afetiva com a cena local, diferenciando-a de outras cenas. |
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Original Olinda style: a construção de um terrítorio simbólico afetivo pela cena musical olindenseoriginal Olinda style: the construction of an affective symbolic territory through the olindense musical sceneAfetoCena musicalComunidade territorial imaginadaMúsica e cidadeOlindaTerritorialidadeMúsica brasileiraOlinda (PE)Símbolos nacionaisTerritórioAfetoAffectionMusic sceneImagined territorial communityMusic and cityOlindaTerritorialityAs práticas que caracterizam uma cena musical procuram transformar espaços geográficos específicos em lugares significantes. A cena musical olindense cria uma Olinda “imaginária” construída através de uma afetividade despertada pela cidade. Com uma musicalidade singular, as bandas da cena misturam gêneros musicais pernambucanos fortemente enraizados na urbe com sonoridades de outros contextos que também estão intimamente ligadas à cultura local. Em suas composições contam histórias sobre a cidade, seu carnaval, logradouros famosos e suas paisagens. Acionam visualmente em capas de álbuns temas que fazem menção à cidade e seu cotidiano. Todos esses elementos contribuem para a construção de um “território simbólico”. O objetivo desta dissertação é interpretar de que forma a cena musical olindense opera a construção de uma cidade “mítica” através de suas influências estéticas, lúdicas, carnavalescas e sonoras. Nesta “comunidade territorial imaginada” os participantes da cena são autores e atores de um “território simbólico” no qual a cidade é, ao mesmo tempo, palco e personagem de um construto que os nutre e inspiram através de uma relação afetiva com a cena local, diferenciando-a de outras cenas.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoThe practices that characterize a music scene seek to transform specific geographical spaces into significant places. The Olindean music scene creates an “imaginary” Olinda built through an affection aroused by the city. With a singular musicality, the bands of the scene mix musical genres from Pernambuco strongly rooted in the city with sounds from other contexts that are also closely linked to the local culture. In their compositions they tell stories about the city, its carnival, famous places and its landscapes. Visually trigger themes that mention the city and its everyday life on album covers. All of these elements contribute to the construction of a “symbolic territory”. The aim of this dissertation is to interpret how the Olindean music scene operates the construction of a “mythical” city through its aesthetic, playful, carnivalesque and sonorous influences. In this “imagined territorial community” the participants of the scene are authors and actors of a “symbolic territory” a in which the city is, at the same time, the stage and character of a construct that nourishes and inspires them through an affective relationship with the local scene, differentiating it from other scenes.111f.Trotta, Felipe da CostaSá, Simone Pereira deHerschmann, MicaelSilva, Andreson Henrique da2021-06-30T17:31:38Z2021-06-30T17:31:38Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Andreson Henrique da. Original Olinda style: a construção de um terrítorio simbólico afetivo pela cena musical olindense. 2021. 111f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22440Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T20:31:58Zoai:app.uff.br:1/22440Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:32.497840Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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