Os gêneros discursivos nas atividades de leitura dos livros didáticos de Espanhol: PNLD 2011 e 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Gabrielle Oliveira Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10167
Resumo: Este trabalho dedica-se a analisar a abordagem conceito de gênero do discurso nas atividades de leitura das coleções selecionadas pelos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD): Español ¡Entérate! (BRUNO et al, 2009) e Saludos – Curso de Lengua Española (MARTIN, 2010) , do PNLD 2011, e Cercanía ( COIMBRA et al, 2012) e Formación en Español – Lengua y Cultura (VILLALBA et al, 2012), do PNLD 201 4 . Pretende-se, em um primeiro momento, observar se há uma exposição conceitual sobre o gênero no Manual do Professor e, caso haja, a qual vertente dos estudos genéricos a coleção se filia. Em seguida, serão analisadas as propostas de atividades de leitura presentes no Livro do Aluno e de que forma o disposto no Manual do Professor se reflete efetivamente no volume destinado ao estudante. Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (MEC/SEF, 1998) defendem que a leitura em língua estrangeira, além de ser utilizada no contexto social imediato do aluno, atende às necessidades mais amplas da educação formal, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno. Entende-se aqui os gêneros discursivos como formadores de nosso discurso (BAKHTIN, 2011), logo seu amplo conhecimento e domínio são indispensáveis para a competência discursiva. Utiliza-se o estudo dos gêneros neste trabalho com o intuito de desestabilizar as práticas de ensino voltadas para a gramática normativa, como forma de fazer emergir o dialogismo do texto, mostrando as vozes presentes na construção dos sentidos (ROJO, 2008). A conclusão alcançada é que todas as coleções didáticas atendem aos critérios estabelecidos pelos Editais de 2011 (MEC/FNDE, 2008) e de 2014 (MEC/FNDE, 2011) em seus Manuais do Professor, no entanto, a configuração do Livro do Aluno é diversa. Necessário reiterar que somente as atividades que foram identificadas como de leitura pelas próprias coleções se encaixam nesta análise. Assim, em cerca de um terço das atividades identificadas como de leitura no Entérate não existe compreensão leitora. As atividades de compreensão leitora sem trabalho com gêneros completam a totalidade do Entérate, alcançam cerca da metade do Saludos e quase a totalidade do Formación en Español. No Saludos aproximadamente metade corresponde à atividade de compreensão leitora e trabalho com a estrutura do gênero. Por fim, as atividades de compreensão leitora e trabalho com diferentes aspectos dos gêneros compreendem a totalidade do Cercanía, um quinto do Formación e a sétima parte do Saludos. Tal investigação culmina com o notório avanço das coleções de 2011 para 2014, e conduz a uma grande expectativa para a próxima seleção, em 2017
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Em seguida, serão analisadas as propostas de atividades de leitura presentes no Livro do Aluno e de que forma o disposto no Manual do Professor se reflete efetivamente no volume destinado ao estudante. Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (MEC/SEF, 1998) defendem que a leitura em língua estrangeira, além de ser utilizada no contexto social imediato do aluno, atende às necessidades mais amplas da educação formal, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno. Entende-se aqui os gêneros discursivos como formadores de nosso discurso (BAKHTIN, 2011), logo seu amplo conhecimento e domínio são indispensáveis para a competência discursiva. Utiliza-se o estudo dos gêneros neste trabalho com o intuito de desestabilizar as práticas de ensino voltadas para a gramática normativa, como forma de fazer emergir o dialogismo do texto, mostrando as vozes presentes na construção dos sentidos (ROJO, 2008). A conclusão alcançada é que todas as coleções didáticas atendem aos critérios estabelecidos pelos Editais de 2011 (MEC/FNDE, 2008) e de 2014 (MEC/FNDE, 2011) em seus Manuais do Professor, no entanto, a configuração do Livro do Aluno é diversa. Necessário reiterar que somente as atividades que foram identificadas como de leitura pelas próprias coleções se encaixam nesta análise. Assim, em cerca de um terço das atividades identificadas como de leitura no Entérate não existe compreensão leitora. As atividades de compreensão leitora sem trabalho com gêneros completam a totalidade do Entérate, alcançam cerca da metade do Saludos e quase a totalidade do Formación en Español. No Saludos aproximadamente metade corresponde à atividade de compreensão leitora e trabalho com a estrutura do gênero. Por fim, as atividades de compreensão leitora e trabalho com diferentes aspectos dos gêneros compreendem a totalidade do Cercanía, um quinto do Formación e a sétima parte do Saludos. Tal investigação culmina com o notório avanço das coleções de 2011 para 2014, e conduz a uma grande expectativa para a próxima seleção, em 2017Este trabajo está dedicado a analizar el enfoque del concepto de género discursivo en las actividades de lectura de las colecciones seleccionadas por el “Programa Nacional do Livro Didático” (PNLD): Español ¡Entérate! (BRUNO et al, 2009) y Saludos – Curso de Lengua Española (MARTIN, 2010), del PNLD 2011, y Cercanía (COIMBRA et al, 2012) y Formación en Español – Lengua y Cultura (VILLALBA et al, 2012), del PNLD 2014. Se pretende, en un primer momento, ver si hay una exposición conceptual sobre género en la Guía Didáctica y, si es así, qué aspecto de los estudios sobre el género la colección sigue. A continuación, analizar las propuestas de actividades de lectura presentes en el libro y cómo lo dispuesto en la Guía Didáctica se refleja efectivamente en el volumen asignado al estudiante. Los “Parâmetros Curriculares Nacionais” - PCN (MEC/SEF, 1998) sostienen que la lectura en una lengua extranjera, además de ser utilizada en el contexto social inmediato del estudiante, satisface las necesidades más amplias de la educación reglada, lo que contribuye al desarrollo integral del estudiante. Se entiende aquí géneros como formadores de nuestro discurso (BAKHTIN, 2011), así que su amplio conocimiento y dominio son esenciales para la competencia discursiva. Se utiliza el estudio del género en este trabajo con el fin de desestabilizar a las prácticas de enseñanza que se sostienen en la gramática normativa como una forma de hacer emerger el dialogismo del texto, mostrando las voces presentes en la construcción de los sentidos (ROJO, 2008). La conclusión es que todas las colecciones de enseñanza cumplen los criterios establecidos por las convocatorias de 2011 (MEC/FNDE, 2008) y 2014 (MEC/FNDE, 2011) en sus Guías Didácticas, sin embargo, el ajuste en el Libro del Alumno es diverso. Necesario reiterar que sólo las actividades que han sido identificadas como de lectura por las propias colecciones encajan en este análisis. Así, alrededor de un tercio de las actividades identificadas como de lectura en Entérate no existe comprensión lectora. Las actividades de comprensión lectora sin trabajo con géneros completan la totalidad de Entérate, alcanzan aproximadamente la mitad de Saludos y casi la totalidad de Formación en Español. En Saludos aproximadamente la mitad corresponde a la actividad de comprensión lectora y el trabajo con la estructura de género. Por último, las actividades de comprensión de la lectura y el trabajo con diferentes aspectos de los géneros comprenden la totalidad de Cercanía, y una quinta parte de Formación y la séptima parte de Saludos. Esta investigación culminó con el avance notorio de las colecciones del año 2011 para el 2014, y lleva a la gran expectativa a la siguiente selección en el 2017113 f.Freitas, Luciana Maria Almeida deCosta, Elzimar Goettenauer de MarinsVazquez, Renato PazosAlmeida, Ricardo Luiz Teixeira deNeves, Rogerio da CostaVargens, Dayala Paiva de MedeirosMartins, Gabrielle Oliveira Rodrigues2019-06-28T14:20:04Z2019-06-28T14:20:04Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10167openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-28T19:54:17Zoai:app.uff.br:1/10167Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-28T19:54:17Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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