Reflexos dos documentos oficiais orientadores da educação brasileira na prova de espanhol do ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Priscylla Cygainski da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/156942
Resumo: Considerando a valorização da Língua Espanhola no contexto educacional brasileiro, principalmente a partir da implementação da Lei Nº 11.161/2005; considerando ainda a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – exame que tem dentre seus objetivos selecionar candidatos para o ensino superior e mensurar os conhecimentos aprendidos no Ensino Médio – o presente trabalho de conclusão de curso se propõe a analisar como a competência leitora é avaliada nas provas de espanhol do ENEM. À luz dos aportes teóricos sobre a compreensão leitora apresentados por Kleiman (1997; 2008), Schlatter (2009) e Martins (1986), entre outros pesquisadores, e dos pressupostos constantes a respeito do conceito de leitura nos documentos oficiais orientadores da educação brasileira, como os PCN Língua Estrangeira (1998), PCNEM (2000), PCN+ (2002a) e OCEM (2006), procedeu-se à análise do objeto de estudo. Para compor o corpus analisado, utilizaram-se as provas de espanhol do ENEM dos anos de 2014 e 2015. A partir da análise realizada, foi possível constatar que a prova de espanhol do ENEM avalia a competência leitora do participante através da ativação de seu conhecimento prévio. Constatou-se, ainda, a não existência de questões que privilegiem o domínio de regras gramaticais e do léxico de forma descontextualizada; no entanto, foi possível perceber que algumas questões podem ser respondidas a partir somente da compreensão do enunciado redigido em português. As problematizações feitas neste trabalho têm o objetivo de contribuir para uma discussão sobre a prova de espanhol do ENEM e de reiterar a necessidade de se refletir acerca das práticas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem de língua espanhola e de avaliação da Língua Estrangeira (LE) no ENEM.
id UFRGS-2_c9f665d41ccbf45e50c17bf1d5226d9f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156942
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Priscylla Cygainski daSchoffen, Juliana Roquele2017-04-21T02:34:39Z2016http://hdl.handle.net/10183/156942001018026Considerando a valorização da Língua Espanhola no contexto educacional brasileiro, principalmente a partir da implementação da Lei Nº 11.161/2005; considerando ainda a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – exame que tem dentre seus objetivos selecionar candidatos para o ensino superior e mensurar os conhecimentos aprendidos no Ensino Médio – o presente trabalho de conclusão de curso se propõe a analisar como a competência leitora é avaliada nas provas de espanhol do ENEM. À luz dos aportes teóricos sobre a compreensão leitora apresentados por Kleiman (1997; 2008), Schlatter (2009) e Martins (1986), entre outros pesquisadores, e dos pressupostos constantes a respeito do conceito de leitura nos documentos oficiais orientadores da educação brasileira, como os PCN Língua Estrangeira (1998), PCNEM (2000), PCN+ (2002a) e OCEM (2006), procedeu-se à análise do objeto de estudo. Para compor o corpus analisado, utilizaram-se as provas de espanhol do ENEM dos anos de 2014 e 2015. A partir da análise realizada, foi possível constatar que a prova de espanhol do ENEM avalia a competência leitora do participante através da ativação de seu conhecimento prévio. Constatou-se, ainda, a não existência de questões que privilegiem o domínio de regras gramaticais e do léxico de forma descontextualizada; no entanto, foi possível perceber que algumas questões podem ser respondidas a partir somente da compreensão do enunciado redigido em português. As problematizações feitas neste trabalho têm o objetivo de contribuir para uma discussão sobre a prova de espanhol do ENEM e de reiterar a necessidade de se refletir acerca das práticas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem de língua espanhola e de avaliação da Língua Estrangeira (LE) no ENEM.Teniendo en cuenta la valoración de la Lengua Española en el contexto educacional brasileño, principalmente a partir de la implementación de la Ley Nº 11.161/2005; teniendo en cuenta aún la importancia del Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – examen que tiene entre sus objetivos seleccionar candidatos para la enseñanza superior y medir los conocimientos aprendidos en la enseñanza secundaria – la presente tesis de grado se propone analizar como la competencia lectora es evaluada en las pruebas de español del ENEM. A la luz de los aportes teóricos sobre la comprensión lectora propuestos por Kleiman (1997; 2008), Schlatter (2009) y Martins (1986), entre otros investigadores, y de los presupuestos constantes con respecto al concepto de lectura en los documentos oficiales orientadores de la educación brasileña, como los PCN Lengua Extranjera (1998), PCNEM (2000), PCN+ (2002a) y OCEM (2006), se procedió al análisis del objeto de estudio. Para componer el corpus analizado, fueron utilizadas las pruebas de español del ENEM de los años 2014 y 2015. A partir del análisis realizado, fue posible comprobar que la prueba de español del ENEM evalúa la competencia lectora del participante a través de la activación de su conocimiento previo. Además, se comprobó que no hay cuestiones que privilegian el dominio de reglas gramaticales y del léxico de manera descontextualizada. Sin embargo, fue posible percibir que algunas cuestiones pueden ser contestadas solamente a partir de la comprensión del enunciado redactado en portugués. Las problematizaciones hechas en esta investigación tienen el objetivo de contribuir para una discusión sobre la prueba de español del ENEM y de reiterar la necesidad de reflexionar acerca de las prácticas involucradas en el proceso de enseñanza-aprendizaje de lengua española y de evaluación de Lengua Extranjera (LE) en el ENEM.application/pdfporExame Nacional do Ensino MédioLíngua espanholaCompreensão de textoLeituraAvaliação da aprendizagemEnemEvaluaciónComprensión lectoraLengua españolaReflexos dos documentos oficiais orientadores da educação brasileira na prova de espanhol do ENEMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Português e Espanhol: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018026.pdf001018026.pdfTexto completoapplication/pdf1374831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156942/1/001018026.pdf9aa0170aae3f0ae95ca685713c818e6eMD51TEXT001018026.pdf.txt001018026.pdf.txtExtracted Texttext/plain118980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156942/2/001018026.pdf.txt4a34dc40f66fc0c007fa02114e8533aeMD52THUMBNAIL001018026.pdf.jpg001018026.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156942/3/001018026.pdf.jpg6a037df727589cfa99cd350b534d48f4MD5310183/1569422018-10-29 08:42:32.082oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156942Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:42:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexos dos documentos oficiais orientadores da educação brasileira na prova de espanhol do ENEM
title Reflexos dos documentos oficiais orientadores da educação brasileira na prova de espanhol do ENEM
spellingShingle Reflexos dos documentos oficiais orientadores da educação brasileira na prova de espanhol do ENEM
Rosa, Priscylla Cygainski da
Exame Nacional do Ensino Médio
Língua espanhola
Compreensão de texto
Leitura
Avaliação da aprendizagem
Enem
Evaluación
Comprensión lectora
Lengua española
title_short Reflexos dos documentos oficiais orientadores da educação brasileira na prova de espanhol do ENEM
title_full Reflexos dos documentos oficiais orientadores da educação brasileira na prova de espanhol do ENEM
title_fullStr Reflexos dos documentos oficiais orientadores da educação brasileira na prova de espanhol do ENEM
title_full_unstemmed Reflexos dos documentos oficiais orientadores da educação brasileira na prova de espanhol do ENEM
title_sort Reflexos dos documentos oficiais orientadores da educação brasileira na prova de espanhol do ENEM
author Rosa, Priscylla Cygainski da
author_facet Rosa, Priscylla Cygainski da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Priscylla Cygainski da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schoffen, Juliana Roquele
contributor_str_mv Schoffen, Juliana Roquele
dc.subject.por.fl_str_mv Exame Nacional do Ensino Médio
Língua espanhola
Compreensão de texto
Leitura
Avaliação da aprendizagem
topic Exame Nacional do Ensino Médio
Língua espanhola
Compreensão de texto
Leitura
Avaliação da aprendizagem
Enem
Evaluación
Comprensión lectora
Lengua española
dc.subject.spa.fl_str_mv Enem
Evaluación
Comprensión lectora
Lengua española
description Considerando a valorização da Língua Espanhola no contexto educacional brasileiro, principalmente a partir da implementação da Lei Nº 11.161/2005; considerando ainda a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – exame que tem dentre seus objetivos selecionar candidatos para o ensino superior e mensurar os conhecimentos aprendidos no Ensino Médio – o presente trabalho de conclusão de curso se propõe a analisar como a competência leitora é avaliada nas provas de espanhol do ENEM. À luz dos aportes teóricos sobre a compreensão leitora apresentados por Kleiman (1997; 2008), Schlatter (2009) e Martins (1986), entre outros pesquisadores, e dos pressupostos constantes a respeito do conceito de leitura nos documentos oficiais orientadores da educação brasileira, como os PCN Língua Estrangeira (1998), PCNEM (2000), PCN+ (2002a) e OCEM (2006), procedeu-se à análise do objeto de estudo. Para compor o corpus analisado, utilizaram-se as provas de espanhol do ENEM dos anos de 2014 e 2015. A partir da análise realizada, foi possível constatar que a prova de espanhol do ENEM avalia a competência leitora do participante através da ativação de seu conhecimento prévio. Constatou-se, ainda, a não existência de questões que privilegiem o domínio de regras gramaticais e do léxico de forma descontextualizada; no entanto, foi possível perceber que algumas questões podem ser respondidas a partir somente da compreensão do enunciado redigido em português. As problematizações feitas neste trabalho têm o objetivo de contribuir para uma discussão sobre a prova de espanhol do ENEM e de reiterar a necessidade de se refletir acerca das práticas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem de língua espanhola e de avaliação da Língua Estrangeira (LE) no ENEM.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-21T02:34:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/156942
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001018026
url http://hdl.handle.net/10183/156942
identifier_str_mv 001018026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156942/1/001018026.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156942/2/001018026.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156942/3/001018026.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9aa0170aae3f0ae95ca685713c818e6e
4a34dc40f66fc0c007fa02114e8533ae
6a037df727589cfa99cd350b534d48f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224527038906368