A formação de professores alfabetizadores de jovens e adultos trabalhadores no município de Itaboraí (2013-2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Isabela Lemos da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15222
Resumo: O estudo se insere na linha de pesquisa Linguagem, Cultura e Processos Formativos e tem como objetivo geral compreender os sentidos da formação continuada para professores alfabetizadores na Educação de Jovens e Adultos trabalhadores, após a implantação do novo Referencial Curricular na rede municipal de Itaboraí e suas repercussões na atuação alfabetizadora dos professores. Diante do objetivo traçado para este trabalho de pesquisa, destacamos a relevância do tema proposto perante o atual cenário político e histórico frente ao desafio de um expressivo número de pessoas analfabetas no município. O problema da pesquisa está ligado à necessidade de compreensão das experiências das professoras, dos sentidos construídos e compartilhados e/ou disputados, como forma de contribuir para o estudo sobre formação continuada. Nesta tarefa, assumimos a perspectiva metodológica dialógica de Bakhtin (2011), utilizando como referência alguns princípios/conceitos que são centrais na concepção de linguagem, expressa pelo autor. A entrevista constitui-se como principal instrumento de inserção no campo. Investimos na condução dos procedimentos baseados no aporte teórico de Kaufmann (2013) e suas contribuições da metodologia compreensiva. Entrevistamos quatro professoras alfabetizadoras da EJA e analisamos seus discursos, buscando perceber os sentidos da experiência de formação continuada ofertada pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Itaboraí-RJ nos anos de 2013 e 2014. A análise do material de pesquisa foi organizada a partir dos seguintes eixos: a formação inicial dos docentes para atuar na EJA e como os professores chegam a EJA; formação e trabalho docente; alfabetização de jovens e adultos: concepções e saberes. Os resultados obtidos permitem afirmar que persistem velhos desafios na formação dos professores da EJA, ressaltando a emergência de que essa modalidade se constitua como campo pedagógico, principalmente, na formação inicial. As ações de formação em serviço tornam-se ainda mais importantes na perspectiva de problematizar os diferentes modos de sentir, pensar e agir na profissão. Os enunciados das professoras mostram o movimento alteritário, a presença do outro, e revelam suas crenças e incertezas referentes à formação e prática docente. Com isso, ao resgatar a iniciativa de formação continuada no âmbito da rede municipal, a destacamos como parte de um repertório de lutas pela garantia do direito à educação
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O problema da pesquisa está ligado à necessidade de compreensão das experiências das professoras, dos sentidos construídos e compartilhados e/ou disputados, como forma de contribuir para o estudo sobre formação continuada. Nesta tarefa, assumimos a perspectiva metodológica dialógica de Bakhtin (2011), utilizando como referência alguns princípios/conceitos que são centrais na concepção de linguagem, expressa pelo autor. A entrevista constitui-se como principal instrumento de inserção no campo. Investimos na condução dos procedimentos baseados no aporte teórico de Kaufmann (2013) e suas contribuições da metodologia compreensiva. Entrevistamos quatro professoras alfabetizadoras da EJA e analisamos seus discursos, buscando perceber os sentidos da experiência de formação continuada ofertada pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Itaboraí-RJ nos anos de 2013 e 2014. A análise do material de pesquisa foi organizada a partir dos seguintes eixos: a formação inicial dos docentes para atuar na EJA e como os professores chegam a EJA; formação e trabalho docente; alfabetização de jovens e adultos: concepções e saberes. Os resultados obtidos permitem afirmar que persistem velhos desafios na formação dos professores da EJA, ressaltando a emergência de que essa modalidade se constitua como campo pedagógico, principalmente, na formação inicial. As ações de formação em serviço tornam-se ainda mais importantes na perspectiva de problematizar os diferentes modos de sentir, pensar e agir na profissão. Os enunciados das professoras mostram o movimento alteritário, a presença do outro, e revelam suas crenças e incertezas referentes à formação e prática docente. Com isso, ao resgatar a iniciativa de formação continuada no âmbito da rede municipal, a destacamos como parte de um repertório de lutas pela garantia do direito à educaçãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe study is part of the line of research on Language, Culture and Formative Processes and has the general objective of understanding the meanings of continuing education for literacy teachers in the Education of Young and Adult Workers, after the implementation of the new Curricular Framework in the municipal network of Itaboraí and its Repercussions on teachers' literacy. In view of the objective set out for this research, we highlight the relevance of the proposed theme before the current political and historical scenario in front of the challenge of an expressive number of illiterate people in the municipality. The research problem is related to the need to understand the teachers' experiences, the constructed and shared and / or disputed senses, as a way to contribute to the study on continuing education. In this task, we assume the dialogical methodological perspective of Bakhtin (2011), using as reference some principles / concepts that are central in the conception of language, expressed by the author. The interview constitutes the main instrument of insertion in the field. We invested in the conduct of the procedures based on the theoretical contribution of Kaufmann (2013) and his contributions of the comprehensive methodology. We interviewed four EJA literacy teachers and analyzed their speeches, seeking to understand the meanings of the continuing education experience offered by the Municipal Department of Education of the Municipality of Itaboraí-RJ in the years of 2013 and 2014. The analysis of the research material was organized from the Following: the initial training of teachers to work in the EJA and how the teachers arrive at the EJA; Training and teaching work; Literacy of young people and adults: conceptions and knowledge. The results obtained allow us to affirm that old challenges persist in the training of teachers of the EJA, emphasizing the emergence that this modality is constituted as a pedagogical field, mainly in the initial formation. In-service training actions become even more important in the perspective of problematizing the different ways of feeling, thinking and acting in the profession. The teachers' statements show the alteritary movement, the presence of the other, and reveal their beliefs and uncertainties regarding teacher training and practice. With this in mind, by rescuing the ongoing training initiative within the municipal network, we highlight it as part of a repertoire of struggles to guarantee the right to education168 f.Goulart, Cecília Maria AldigueriVentura, Jaqueline PereiraSouza, Marta Lima deSilva, Alessandra Nicodemos Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/9816217616837494http://lattes.cnpq.br/7013025607404092Coutinho, Isabela Lemos da Costa2020-10-13T18:16:12Z2020-10-13T18:16:12Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOUTINHO, Isabela Lemos da Costa. A formação de professores alfabetizadores de jovens e adultos trabalhadores no município de Itaboraí (2013-2014). 2017. 168 f. 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