O clown como política de humanização da saúde pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Leonardo Corrêa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/17020
Resumo: A Política Nacional de Humanização (PNH), como política transversal ao SUS perpassa diferentes ações, políticas públicas foi constituída em 2003 e tem como foco a efetivação dos princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil. Portanto, o presente estudo tem por objetivo descrever e discutir prática do clown como ação interdisciplinar no atendimento prestado nos serviços de saúde acerca da política de humanização. Como justificativa para o desenvolvimento do presente estudo, entende-se que, dentro da sociedade atual, existe um grande esforço voltado para a humanização da saúde, onde várias inciativas estão sendo tomadas e que abrangem diversos tipos de profissionais, e uma delas é a introdução do clown como política de humanização. Para tanto, inicialmente, a metodologia utilizada para o desenvolvimento do presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica. Esta revisão bibliográfica se deu por meio de artigos científicos e publicações. Após a fase de levantamento bibliográfico, foi realizada uma triagem de todo o material que aborda em específico o assunto em estudo. A pesquisa é do tipo exploratória-descritiva, caracterizando-se como qualitativa.
id UFF-2_cde740f3f0c625b3cb7b258db6cb0135
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/17020
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O clown como política de humanização da saúde públicaClownHumanizaçãoSaúdeSaúde públicaHumanização dos serviços de saúdeA Política Nacional de Humanização (PNH), como política transversal ao SUS perpassa diferentes ações, políticas públicas foi constituída em 2003 e tem como foco a efetivação dos princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil. Portanto, o presente estudo tem por objetivo descrever e discutir prática do clown como ação interdisciplinar no atendimento prestado nos serviços de saúde acerca da política de humanização. Como justificativa para o desenvolvimento do presente estudo, entende-se que, dentro da sociedade atual, existe um grande esforço voltado para a humanização da saúde, onde várias inciativas estão sendo tomadas e que abrangem diversos tipos de profissionais, e uma delas é a introdução do clown como política de humanização. Para tanto, inicialmente, a metodologia utilizada para o desenvolvimento do presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica. Esta revisão bibliográfica se deu por meio de artigos científicos e publicações. Após a fase de levantamento bibliográfico, foi realizada uma triagem de todo o material que aborda em específico o assunto em estudo. A pesquisa é do tipo exploratória-descritiva, caracterizando-se como qualitativa.Thielmann, RicardoConejero, Marco AntônioMaria, Marcio EustáquioNogueira, Leonardo Corrêa2021-03-04T18:46:23Z2021-03-04T18:46:23Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfNOGUEIRA, Leonardo Corrêa. O clown como política de humanização da saúde pública. 2019. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/17020http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-25T20:36:01Zoai:app.uff.br:1/17020Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-25T20:36:01Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O clown como política de humanização da saúde pública
title O clown como política de humanização da saúde pública
spellingShingle O clown como política de humanização da saúde pública
Nogueira, Leonardo Corrêa
Clown
Humanização
Saúde
Saúde pública
Humanização dos serviços de saúde
title_short O clown como política de humanização da saúde pública
title_full O clown como política de humanização da saúde pública
title_fullStr O clown como política de humanização da saúde pública
title_full_unstemmed O clown como política de humanização da saúde pública
title_sort O clown como política de humanização da saúde pública
author Nogueira, Leonardo Corrêa
author_facet Nogueira, Leonardo Corrêa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thielmann, Ricardo
Conejero, Marco Antônio
Maria, Marcio Eustáquio
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Leonardo Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Clown
Humanização
Saúde
Saúde pública
Humanização dos serviços de saúde
topic Clown
Humanização
Saúde
Saúde pública
Humanização dos serviços de saúde
description A Política Nacional de Humanização (PNH), como política transversal ao SUS perpassa diferentes ações, políticas públicas foi constituída em 2003 e tem como foco a efetivação dos princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil. Portanto, o presente estudo tem por objetivo descrever e discutir prática do clown como ação interdisciplinar no atendimento prestado nos serviços de saúde acerca da política de humanização. Como justificativa para o desenvolvimento do presente estudo, entende-se que, dentro da sociedade atual, existe um grande esforço voltado para a humanização da saúde, onde várias inciativas estão sendo tomadas e que abrangem diversos tipos de profissionais, e uma delas é a introdução do clown como política de humanização. Para tanto, inicialmente, a metodologia utilizada para o desenvolvimento do presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica. Esta revisão bibliográfica se deu por meio de artigos científicos e publicações. Após a fase de levantamento bibliográfico, foi realizada uma triagem de todo o material que aborda em específico o assunto em estudo. A pesquisa é do tipo exploratória-descritiva, caracterizando-se como qualitativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-03-04T18:46:23Z
2021-03-04T18:46:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOGUEIRA, Leonardo Corrêa. O clown como política de humanização da saúde pública. 2019. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/17020
identifier_str_mv NOGUEIRA, Leonardo Corrêa. O clown como política de humanização da saúde pública. 2019. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/17020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838770147360768