“Cinema independente”: produção, distribuição e exibição no Rio de Janeiro (1948-1954)
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30341 |
Resumo: | O objetivo desta tese é estudar as concepções de “cinema independente” aplicadas ao contexto brasileiro, especificamente o do Rio de Janeiro, no período que cobre os anos de 1948 a 1954. Serão analisadas as tensas relações entre os três setores básicos da atividade cinematográfica – produção, distribuição e exibição –, bem como a relação entre o campo cinematográfico e o campo do poder na formulação de políticas para o setor. A tese estuda algumas das práticas predominantes na “produção independente” de filmes no Brasil, dentro do período enfocado, tais como a produção associada, o sistema de cotas e a produção planificada, buscando estabelecer relações entre essas práticas, os filmes realizados e a forma como eles eram distribuídos e exibidos. Para tanto, a pesquisa toma como referências centrais a trajetória de algumas produtoras cariocas como a Cine-Produções Fenelon, a Cinédia e a Flama - Produtora Cinematográfica, e a formação de um “circuito independente” de produção, distribuição e exibição, durante a primeira metade dos anos 1950 |
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“Cinema independente”: produção, distribuição e exibição no Rio de Janeiro (1948-1954)História do cinemaCinema brasileiroCinema independenteCinema brasileiro - aspecto históricoCinema - história e críticaO objetivo desta tese é estudar as concepções de “cinema independente” aplicadas ao contexto brasileiro, especificamente o do Rio de Janeiro, no período que cobre os anos de 1948 a 1954. Serão analisadas as tensas relações entre os três setores básicos da atividade cinematográfica – produção, distribuição e exibição –, bem como a relação entre o campo cinematográfico e o campo do poder na formulação de políticas para o setor. A tese estuda algumas das práticas predominantes na “produção independente” de filmes no Brasil, dentro do período enfocado, tais como a produção associada, o sistema de cotas e a produção planificada, buscando estabelecer relações entre essas práticas, os filmes realizados e a forma como eles eram distribuídos e exibidos. Para tanto, a pesquisa toma como referências centrais a trajetória de algumas produtoras cariocas como a Cine-Produções Fenelon, a Cinédia e a Flama - Produtora Cinematográfica, e a formação de um “circuito independente” de produção, distribuição e exibição, durante a primeira metade dos anos 1950422 f.Moura, Roberto Marchon Lemos dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787883U7http://lattes.cnpq.br/8204578732983408Melo, Luís Alberto Rocha2023-09-14T14:51:28Z2023-09-14T14:51:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMELO, Luís Alberto Rocha. “Cinema independente”: produção, distribuição e exibição no rio de janeiro (1948-1954). 2011. 422 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30341CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-14T14:51:32Zoai:app.uff.br:1/30341Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:36.597863Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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