Canibais em Palmitos: arte e anarquia no cinema independente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jahnke, Morgana Elisha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2622
Resumo: Na presente monografia abordamos a produção artística da Canibal Filmes, uma produtora de cinema independente, localizada no município de Palmitos, Santa Catarina. A pesquisa é desenvolvida a partir da análise teórico-metodológica sob a narrativa fílmica em relação aos usos da ficção para a historiografia. As fontes estudadas no trabalho envolvem os filmes O Monstro Legume Do Espaço (1995) e Gore Gore Gays (1998), além do livro escrito por Petter Baiestorf e Cesar Souza, o Manifesto Canibal: Uma declaração de guerra dos que nada têm e tudo fazem contra os que tudo têm e nada fazem (2002). Buscamos em nossa análise, inserir a Canibal Filmes na história do cinema nacional, investigar os referenciais teóricos, políticos e artísticos da produtora de cinema, identificar as técnicas de produção artesanais e refletir a representação das críticas sociais, políticas e religiosas. Verificamos, ao longo do estudo, que a Canibal Filmes comporta influência anarquista, dadaísta e antropófaga. A produtora de cinema constitui uma estética caótica que transgride a ordem dos valores sociais através, sobretudo, da imagem.
id UFFS_e70e1737adda394c660cfd8caee7a401
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/2622
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Machado, RicardoJahnke, Morgana Elisha20182019-03-15T19:22:45Z20192019-03-15T19:22:45Z2018https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2622Na presente monografia abordamos a produção artística da Canibal Filmes, uma produtora de cinema independente, localizada no município de Palmitos, Santa Catarina. A pesquisa é desenvolvida a partir da análise teórico-metodológica sob a narrativa fílmica em relação aos usos da ficção para a historiografia. As fontes estudadas no trabalho envolvem os filmes O Monstro Legume Do Espaço (1995) e Gore Gore Gays (1998), além do livro escrito por Petter Baiestorf e Cesar Souza, o Manifesto Canibal: Uma declaração de guerra dos que nada têm e tudo fazem contra os que tudo têm e nada fazem (2002). Buscamos em nossa análise, inserir a Canibal Filmes na história do cinema nacional, investigar os referenciais teóricos, políticos e artísticos da produtora de cinema, identificar as técnicas de produção artesanais e refletir a representação das críticas sociais, políticas e religiosas. Verificamos, ao longo do estudo, que a Canibal Filmes comporta influência anarquista, dadaísta e antropófaga. A produtora de cinema constitui uma estética caótica que transgride a ordem dos valores sociais através, sobretudo, da imagem.En la presente monografía abordamos la producción artística de la Canibal Filmes, una productora de cine independiente, situada en el municipio de Palmitos, Santa Catarina. La investigación se desarrolla a partir del análisis teórico-metodológico bajo a la narrativa fílmica en relación a los usos de la ficción para la historiografía. Las fuentes investigadas en el trabajo incluyen las películas O Monstro Legume do Espaço (1995) y Gore Gore Gays (1998), además del libro escrito por Petter Baiestrof y Cesar Souza, o Manifesto Canibal: Uma declaração de guerra dos que nada têm e tudo fazem contra os que tudo têm e nada fazem (2002). Buscamos en nuestra análisis, insertar la Canibal Filmes en la historia del cine nacional, investigar los puntos de las referencias teóricas, políticas y artísticas de la productora del cine, identificar las técnicas de producción artesanales y reflejar la representación de las críticas sociales, políticas y religiosas. Comprobamos, a lo largo del estudio, que la Canibal Filmes comporta influencia anarquista, dadaísta y antropófaga. La productora del cine constituye una estética caótica que transgrede el orden de los valores sociales, a través, sobretodo, de la imagen.Submitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-03-15T13:02:49Z No. of bitstreams: 1 JAHNKE.pdf: 1332059 bytes, checksum: f4c6855ce501ae7ea4002e17524e1410 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-15T19:22:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JAHNKE.pdf: 1332059 bytes, checksum: f4c6855ce501ae7ea4002e17524e1410 (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-15T19:22:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAHNKE.pdf: 1332059 bytes, checksum: f4c6855ce501ae7ea4002e17524e1410 (MD5) Previous issue date: 2018porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóCinema independenteHistóriaCanibais em Palmitos: arte e anarquia no cinema independenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2622/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALJAHNKE.pdfJAHNKE.pdfapplication/pdf1332059https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2622/1/JAHNKE.pdff4c6855ce501ae7ea4002e17524e1410MD51prefix/26222019-03-15 16:22:45.475oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242019-03-15T19:22:45Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Canibais em Palmitos: arte e anarquia no cinema independente
title Canibais em Palmitos: arte e anarquia no cinema independente
spellingShingle Canibais em Palmitos: arte e anarquia no cinema independente
Jahnke, Morgana Elisha
Cinema independente
História
title_short Canibais em Palmitos: arte e anarquia no cinema independente
title_full Canibais em Palmitos: arte e anarquia no cinema independente
title_fullStr Canibais em Palmitos: arte e anarquia no cinema independente
title_full_unstemmed Canibais em Palmitos: arte e anarquia no cinema independente
title_sort Canibais em Palmitos: arte e anarquia no cinema independente
author Jahnke, Morgana Elisha
author_facet Jahnke, Morgana Elisha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Jahnke, Morgana Elisha
contributor_str_mv Machado, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema independente
História
topic Cinema independente
História
description Na presente monografia abordamos a produção artística da Canibal Filmes, uma produtora de cinema independente, localizada no município de Palmitos, Santa Catarina. A pesquisa é desenvolvida a partir da análise teórico-metodológica sob a narrativa fílmica em relação aos usos da ficção para a historiografia. As fontes estudadas no trabalho envolvem os filmes O Monstro Legume Do Espaço (1995) e Gore Gore Gays (1998), além do livro escrito por Petter Baiestorf e Cesar Souza, o Manifesto Canibal: Uma declaração de guerra dos que nada têm e tudo fazem contra os que tudo têm e nada fazem (2002). Buscamos em nossa análise, inserir a Canibal Filmes na história do cinema nacional, investigar os referenciais teóricos, políticos e artísticos da produtora de cinema, identificar as técnicas de produção artesanais e refletir a representação das críticas sociais, políticas e religiosas. Verificamos, ao longo do estudo, que a Canibal Filmes comporta influência anarquista, dadaísta e antropófaga. A produtora de cinema constitui uma estética caótica que transgride a ordem dos valores sociais através, sobretudo, da imagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-15T19:22:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2019-03-15T19:22:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2622
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Chapecó
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2622/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2622/1/JAHNKE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
f4c6855ce501ae7ea4002e17524e1410
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799765392457990144