A trajetória brasileira dos estudos de computação afetiva na área de educação, na subárea de aprendizado de programação, a partir de picard
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30890 |
Resumo: | A Computação Afetiva (CA) é uma subárea da Inteligência Artificial (IA) que busca captar, expressar e impactar estados afetivos utilizando sistemas computacionais. A sua aplicação vem sendo investigada em diversas áreas incluindo saúde, automação, indústria e comércio. Potenciais também são observados na área de educação, pois a efetivação de personalizações nas interações homem-máquina pode impactar positivamente em processos de aprendizado. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar as principais características relacionadas à CA, descrevendo também a sua trajetória em estudos nacionais realizados na subárea de aprendizado de programação com algoritmos |
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A trajetória brasileira dos estudos de computação afetiva na área de educação, na subárea de aprendizado de programação, a partir de picardAprendizado de programaçãoComputação afetivaProgramação (Computação)Computação afetivaAprendizado de máquinaA Computação Afetiva (CA) é uma subárea da Inteligência Artificial (IA) que busca captar, expressar e impactar estados afetivos utilizando sistemas computacionais. A sua aplicação vem sendo investigada em diversas áreas incluindo saúde, automação, indústria e comércio. Potenciais também são observados na área de educação, pois a efetivação de personalizações nas interações homem-máquina pode impactar positivamente em processos de aprendizado. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar as principais características relacionadas à CA, descrevendo também a sua trajetória em estudos nacionais realizados na subárea de aprendizado de programação com algoritmos45 p.Moratori, Patrick Barbosahttp://lattes.cnpq.br/8159033398966321Soares, Marilson Duartehttp://lattes.cnpq.br/5142258103367050Vianna, Marcilene de Fatima Dianinhttp://lattes.cnpq.br/7702402344957598Soares, Marilson Duartehttp://lattes.cnpq.br/5142258103367050Moura, Gustavo de Azevedo CarvalhoGonçalves, Wallace Montela2023-10-23T14:10:02Z2023-10-23T14:10:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMOURA, Gustavo de Azevedo Carvalho; GONÇALVES, Wallace Montela. A trajetória brasileira dos estudos de computação afetiva na área de educação, na subárea de aprendizado de programação, a partir de picard. 2020. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30890CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-10-23T14:10:06Zoai:app.uff.br:1/30890Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:00.123650Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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A Computação Afetiva (CA) é uma subárea da Inteligência Artificial (IA) que busca captar, expressar e impactar estados afetivos utilizando sistemas computacionais. A sua aplicação vem sendo investigada em diversas áreas incluindo saúde, automação, indústria e comércio. Potenciais também são observados na área de educação, pois a efetivação de personalizações nas interações homem-máquina pode impactar positivamente em processos de aprendizado. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar as principais características relacionadas à CA, descrevendo também a sua trajetória em estudos nacionais realizados na subárea de aprendizado de programação com algoritmos |
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