Um framework para integração de plataformas de aprendizado de programação e computação desplugada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sebastião Ricardo Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27972
Resumo: O mundo contemporâneo tem exigido indivíduos cada vez mais capacitados quanto ao uso das tecnologias digitais, independentemente da área de atuação. O ensino de programação tem sido um alvo de investigação recorrente na comunidade científica. Diversas abordagens de ensino de programação, como os jogos digitais, paradigmas de programação (visual baseada em blocos), plataformas gamificadas, robótica, entre outras, têm sido propostas em muitos países ainda mesmo em níveis mais básicos de ensino. No Brasil, principalmente na rede pública de ensino, onde há diversos problemas de infraestrutura tecnológica, como a falta de computadores, laboratórios e Internet, há dificuldades em realizar intervenções voltadas ao aprendizado de programação. Este trabalho tem como objetivo apresentar um framework que possibilite a integração de objetos tangíveis à plataformas de ensino de programação existentes através de técnicas de Visão Computacional e abordagens baseadas em Computação Desplugada. Para tanto, foram realizados estudos que buscaram evidências que pudessem fornecer respostas às questões de pesquisa elaboradas em torno do objetivo deste trabalho. Uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), um estudo exploratório e um estudo experimental foram elaborados com as finalidades de prospecção de requisitos e análise contextual, implementação de técnicas e estratégias adequadas, e avaliação da aplicabilidade da abordagem proposta em um contexto de ensino de programação. Os resultados evidenciaram a possibilidade concreta de integração de plataformas de ensino baseadas em programação visual baseada em blocos através de técnicas de Visão Computacional aliadas à atividades de Computação Desplugada, e que esta proporciona uma experiência positiva no processo de ensino-aprendizagem de programação. Pode-se concluir que a abordagem proposta, que tem como objetivo promover a integração de objetos tangíveis com plataformas de ensino de programação, apresenta vantagens por proporcionar uma experiência proveitosa por aproximar atividades construtivistas aos recursos virtuais disponibilizados pelas plataformas digitais de programação.
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Diversas abordagens de ensino de programação, como os jogos digitais, paradigmas de programação (visual baseada em blocos), plataformas gamificadas, robótica, entre outras, têm sido propostas em muitos países ainda mesmo em níveis mais básicos de ensino. No Brasil, principalmente na rede pública de ensino, onde há diversos problemas de infraestrutura tecnológica, como a falta de computadores, laboratórios e Internet, há dificuldades em realizar intervenções voltadas ao aprendizado de programação. Este trabalho tem como objetivo apresentar um framework que possibilite a integração de objetos tangíveis à plataformas de ensino de programação existentes através de técnicas de Visão Computacional e abordagens baseadas em Computação Desplugada. Para tanto, foram realizados estudos que buscaram evidências que pudessem fornecer respostas às questões de pesquisa elaboradas em torno do objetivo deste trabalho. Uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), um estudo exploratório e um estudo experimental foram elaborados com as finalidades de prospecção de requisitos e análise contextual, implementação de técnicas e estratégias adequadas, e avaliação da aplicabilidade da abordagem proposta em um contexto de ensino de programação. Os resultados evidenciaram a possibilidade concreta de integração de plataformas de ensino baseadas em programação visual baseada em blocos através de técnicas de Visão Computacional aliadas à atividades de Computação Desplugada, e que esta proporciona uma experiência positiva no processo de ensino-aprendizagem de programação. Pode-se concluir que a abordagem proposta, que tem como objetivo promover a integração de objetos tangíveis com plataformas de ensino de programação, apresenta vantagens por proporcionar uma experiência proveitosa por aproximar atividades construtivistas aos recursos virtuais disponibilizados pelas plataformas digitais de programação.The world in today has required more and more individuals who are capable about the use of technology regardless of the area of activity. Programming teaching has been a recurring research target in the scientific community. Several programming teaching approaches like digital games, programming paradigms (visual block-based), platforms of gamification, robotics, among others has been proposed. In Brazil, mainly in the public school system, where there are several problems of technological infrastructure, such as lack of computers, laboratories and internet, turns on hard make interventions towards teaching programming. This work aims to present a framework that allows the integration of tangible objects to existing programming teaching platforms through Computer Vision techniques and approaches based on Computer Science Unplugged (CS Unplugged). For that, studies were carried out that looked for evidence that could provide answers to the research questions around the goal of this work. A Systematic Literature Review (SLR), an exploratory and another experimental study were carried out aim prospecting requirements and contextual analysis, implementation of suitable techniques and strategies, and evaluation if the proposed approach fits well in a programming teaching context. The results evidenced the possibility concreteness integration of educational platforms based on block-based visual programming by Computer Vision techniques with CS Unplugged activities and it gives a positive experience in the programming teaching-learning process. It can be concluded that the proposed approach, which aims to promote the integration of tangible objects with programming teaching platforms, presents advantages by providing a useful experience by bringing constructivist activities closer to the virtual resources made available by digital programming platforms.CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOEnsino de programaçãoComputação desplugadaFramework de visão computacionalUm framework para integração de plataformas de aprendizado de programação e computação desplugadaA framework for integration of programming learning environments and computer science unpluggedinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFrameworkintegraçãoplataformas_Rodrigues_2019.pdfapplication/pdf4670458https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27972/1/Frameworkintegra%c3%a7%c3%a3oplataformas_Rodrigues_2019.pdf9c2da04a90243519511c0ced0a4619c0MD51TEXTFrameworkintegraçãoplataformas_Rodrigues_2019.pdf.txtFrameworkintegraçãoplataformas_Rodrigues_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain148612https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27972/2/Frameworkintegra%c3%a7%c3%a3oplataformas_Rodrigues_2019.pdf.txt1fe8b2ae5d309f95d04957033300537aMD52THUMBNAILFrameworkintegraçãoplataformas_Rodrigues_2019.pdf.jpgFrameworkintegraçãoplataformas_Rodrigues_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27972/3/Frameworkintegra%c3%a7%c3%a3oplataformas_Rodrigues_2019.pdf.jpgdd5ccf3183f8f0dca0d93550c2727e45MD53123456789/279722019-11-24 02:18:43.328oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27972Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-11-24T05:18:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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