A inclusão pelo movimento de ser e pertencer à escola: canal no youtube com ações desenvolvidas em escola municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Junior, José Carlos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30106
Resumo: Esta pesquisa está voltada para o processo de transformação de uma escola da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro: Escola Municipal Bernardo de Vasconcelos, localizada no bairro da Penha na comunidade da Vila Cruzeiro. A metodologia proposta nesta pesquisa se caracteriza numa perspectiva qualitativa, de natureza interpretativa crítica das práticas e ações pedagógicas do Projeto Ser e Pertencer desenvolvidas na Escola Municipal citada. Para isso realizamos uma revisão narrativa sobre o tema, analisamos os documentos referentes ao Projeto, observamos e coletamos as práticas exitosas da comunidade escolar e construímos um canal no youtube (https://www.youtube.com/channel/UC6iu0wdQo0AJOLK-cG1qngQ) com a participação dos alunos contendo as atividades desenvolvidas na Escola. A pesquisa buscou também compreender o nível de pertencimento ao espaço escolar. A comunidade escolar desta unidade de ensino vem transformando sua realidade e trazendo outra concepção de escola através de práticas pedagógicas inclusivas que promovem o respeito à diversidade. Estas ações fazem parte do Projeto Ser e Pertencer, construído e desenvolvido coletivamente. Até o momento, publicamos no canal do youtube nove vídeos produzidos nestas experiências concretas. A partir de uma análise conjuntural e dos resultados nota-se a necessidade do desenvolvimento de abordagens e ações pedagógicas voltadas para práticas inclusivas e transformadoras que disseminem valores, como, por exemplo, a empatia, o respeito e o protagonismo juvenil. Concluímos que o Projeto Ser e Pertencer mostra que o ambiente escolar pode ir muito além da sistematização de conteúdos e do antigo engessamento da relação ensino-aprendizagem, e sim, se tornar um espaço potencial onde é possível desenvolver práticas interdisciplinares, que respeitem e valorizem a diversidade e a potencialidade presente na escola pública, direcionando ações numa perspectiva inclusiva. A partir desse entendimento, consideramos de extrema relevância a construção do canal no youtube como produto final do mestrado profissional a fim de compartilhar essas experiências.
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spelling A inclusão pelo movimento de ser e pertencer à escola: canal no youtube com ações desenvolvidas em escola municipalIdentidade; Pertencimento; Diversidade; Inclusão.Educação inclusiva, Prática pedagógica, Identidade, Inclusão socialIdentity; Belonging; Diversity; InclusionEsta pesquisa está voltada para o processo de transformação de uma escola da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro: Escola Municipal Bernardo de Vasconcelos, localizada no bairro da Penha na comunidade da Vila Cruzeiro. A metodologia proposta nesta pesquisa se caracteriza numa perspectiva qualitativa, de natureza interpretativa crítica das práticas e ações pedagógicas do Projeto Ser e Pertencer desenvolvidas na Escola Municipal citada. Para isso realizamos uma revisão narrativa sobre o tema, analisamos os documentos referentes ao Projeto, observamos e coletamos as práticas exitosas da comunidade escolar e construímos um canal no youtube (https://www.youtube.com/channel/UC6iu0wdQo0AJOLK-cG1qngQ) com a participação dos alunos contendo as atividades desenvolvidas na Escola. A pesquisa buscou também compreender o nível de pertencimento ao espaço escolar. A comunidade escolar desta unidade de ensino vem transformando sua realidade e trazendo outra concepção de escola através de práticas pedagógicas inclusivas que promovem o respeito à diversidade. Estas ações fazem parte do Projeto Ser e Pertencer, construído e desenvolvido coletivamente. Até o momento, publicamos no canal do youtube nove vídeos produzidos nestas experiências concretas. A partir de uma análise conjuntural e dos resultados nota-se a necessidade do desenvolvimento de abordagens e ações pedagógicas voltadas para práticas inclusivas e transformadoras que disseminem valores, como, por exemplo, a empatia, o respeito e o protagonismo juvenil. Concluímos que o Projeto Ser e Pertencer mostra que o ambiente escolar pode ir muito além da sistematização de conteúdos e do antigo engessamento da relação ensino-aprendizagem, e sim, se tornar um espaço potencial onde é possível desenvolver práticas interdisciplinares, que respeitem e valorizem a diversidade e a potencialidade presente na escola pública, direcionando ações numa perspectiva inclusiva. A partir desse entendimento, consideramos de extrema relevância a construção do canal no youtube como produto final do mestrado profissional a fim de compartilhar essas experiências.This research is focused on the transformation process of a school in the Municipal Education Network of Rio de Janeiro: Bernardo de Vasconcelos Municipal School, located in the Penha neighborhood in the Vila Cruzeiro community. The methodology proposed in this research is characterized in a qualitative perspective, of a critical interpretative nature of the pedagogical practices and actions of the Ser e Pertencer Project developed at the mentioned Municipal School. For this, we carried out a narrative review on the topic, analyzed the documents related to the Project, observed and collected the successful practices of the school community and built a channel on youtube (https://www.youtube.com/channel/UC6iu0wdQo0AJOLK-cG1qngQ) with the participation of students containing the activities developed at the School. The research also sought to understand the level of belonging to the school space. The school community of this teaching unit has been transforming its reality and bringing another conception of school through inclusive pedagogical practices that promote respect for diversity. These actions are part of the Ser e Pertencer Project, built and developed collectively. To date, we have published nine videos produced on these concrete experiences on the youtube channel. From a cyclical analysis and the results, there is a need to develop pedagogical approaches and actions aimed at inclusive and transformative practices that disseminate values, such as, for example, empathy, respect and youth protagonist. We conclude that the Ser e Pertencer Project shows that the school environment can go far beyond the systematization of contents and the old plaster of the teaching-learning relationship, but rather, become a potential space where it is possible to develop interdisciplinary practices that respect and value the diversity and the potential present in the public school, directing actions in an inclusive perspective. Based on this understanding, we consider the construction of the YouTube channel as the final product of the professional master's degree to be extremely relevant in order to share these experiences.145 p.Braz, Ruth Maria MarianiCrespo, SérgioLione, Viviane de Oliveira FreitasBrandolin, FabioSantos, José Henrique dosSilva, Janie Garcia daVieira Junior, José Carlos2023-08-25T13:29:42Z2023-08-25T13:29:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIEIRA JUNIOR, José Carlos. A inclusão pelo movimento de ser e pertencer à escola: canal no youtube com ações desenvolvidas em escola municipal. 2020. 145 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30106CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-25T13:29:46Zoai:app.uff.br:1/30106Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-08-25T13:29:46Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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