Territórios de formação da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (UFF): história, saberes e culturas indígenas enquanto prática decolonials

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Letícia Pereira Mendes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12534
Resumo: O curso de educação do campo tem como um dos seus objetivos contribuir com a formação de educadores engajados com as lutas dos povos do campo, entre estas, as lutas povos indígenas. As nações indígenas na América Latina, historicamente, têm sofrido com o projeto colonial, com o apagamento dos seus saberes e culturas, com as práticas de genocídios e invasões dos seus territórios. O projeto de colonialidade se mantém e se atualiza de diferentes formas, uma delas por meio da educação escolar, quando os projetos educativos nas comunidades não incluem as histórias, os saberes, as culturas e as ancestralidades dos povos indígenas. Considerando esses elementos, a presente pesquisa está dividida em dois objetivos principais: [1] conhecer a representatividade indígena na matriz formativa do curso Licenciatura Interdisciplinar em educação do campo da UFF; [2] conhecer as contribuições da disciplina “história e cultura dos povos indígenas” na formação de educadores do campo. Para a realização da pesquisa foi adotada a abordagem qualitativa e exploratória, com enfoque interpretativo. No processo de coleta de dados utilizamos diferentes instrumentos aplicados em três etapas: análise documental - estudo das ementas das disciplinas obrigatórias e optativas e do projeto pedagógico do curso; aplicação de questionário - relacionadas à disciplina “história e cultura dos povos indígenas” e ao perfil sociodemografico das estudantes que cursaram a disciplina; diário de formação - resgate das informações registradas ao longo da trajetória acadêmica. Os principais resultados, referentes ao primeiro objetivo da pesquisa, indicam que o curso, por meio da abordagem interdisciplinar, tem trabalhado temas relacionados à história, às lutas e às culturas dos povos indígenas de forma articulada aos conhecimentos das áreas de ciências humanas e sociais. Por sua vez, os resultados associados ao segundo objetivo de pesquisa sinalizam, entre outros aspectos, que a disciplina auxilia o futuro educador do campo, na construção de uma prática pedagógica crítica aos processos de negação de direitos educativos diferenciados, enquanto continuidade da lógica colonial
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O projeto de colonialidade se mantém e se atualiza de diferentes formas, uma delas por meio da educação escolar, quando os projetos educativos nas comunidades não incluem as histórias, os saberes, as culturas e as ancestralidades dos povos indígenas. Considerando esses elementos, a presente pesquisa está dividida em dois objetivos principais: [1] conhecer a representatividade indígena na matriz formativa do curso Licenciatura Interdisciplinar em educação do campo da UFF; [2] conhecer as contribuições da disciplina “história e cultura dos povos indígenas” na formação de educadores do campo. Para a realização da pesquisa foi adotada a abordagem qualitativa e exploratória, com enfoque interpretativo. No processo de coleta de dados utilizamos diferentes instrumentos aplicados em três etapas: análise documental - estudo das ementas das disciplinas obrigatórias e optativas e do projeto pedagógico do curso; aplicação de questionário - relacionadas à disciplina “história e cultura dos povos indígenas” e ao perfil sociodemografico das estudantes que cursaram a disciplina; diário de formação - resgate das informações registradas ao longo da trajetória acadêmica. Os principais resultados, referentes ao primeiro objetivo da pesquisa, indicam que o curso, por meio da abordagem interdisciplinar, tem trabalhado temas relacionados à história, às lutas e às culturas dos povos indígenas de forma articulada aos conhecimentos das áreas de ciências humanas e sociais. Por sua vez, os resultados associados ao segundo objetivo de pesquisa sinalizam, entre outros aspectos, que a disciplina auxilia o futuro educador do campo, na construção de uma prática pedagógica crítica aos processos de negação de direitos educativos diferenciados, enquanto continuidade da lógica colonialThe rural education course has as one of its objectives to contribute to the formation of educators engaged with the struggles of the rural peoples, among them, the indigenous peoples struggles. Indigenous nations in Latin America have historically suffered from the colonial project, the erasure of their knowledge and cultures, the practices of genocide and invasion of their territories. The project of coloniality is maintained and updated in different ways, one of them through school education, when educational projects in communities do not include the histories, knowledge, cultures and ancestry of indigenous peoples. Considering these elements, this research is divided into two main objectives: [1] to know the indigenous representation in the formative matrix of the interdisciplinary degree in field education at UFF; [2] to know the contributions of the discipline “history and culture of indigenous peoples” in the formation of educators from the countryside. For the accomplishment of the research the qualitative and exploratory approach was adopted, with interpretative approach. In the data collection process we used different instruments applied in three stages: document analysis - study of the compulsory and optional subjects and the pedagogical project of the course; questionnaire application - related to the discipline “history and culture of indigenous peoples” and the sociodemographic profile of the students who attended the course; training journal - retrieval of information recorded throughout the academic career. The main results, referring to the first objective of the research, indicate that the course, through an interdisciplinary approach, has been working on themes related to the history, struggles and cultures of indigenous peoples in a way articulated with the knowledge of the humanities and social sciences areas. In turn, the results associated with the second research objective indicate, among other aspects, that the discipline helps the future educator of the field, in the construction of a critical pedagogical practice to the processes of denial of differentiated educational rights, as continuity of the colonial logicAndrade, Francisca Marli Rodrigues deSilva, Ana Paula daBenedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda LeiteNogueira, Letícia Pereira Mendes2019-12-18T19:11:14Z2019-12-18T19:11:14Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNOGUEIRA, Letícia Pereira Mendes. Territórios de formação da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (UFF): história, saberes e culturas indígenas enquanto prática decolonial. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal Fluminense, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Santo Antônio de Pádua, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/12534http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-07T17:44:19Zoai:app.uff.br:1/12534Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-07T17:44:19Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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