O curso de licenciatura em educação do campo do Instituto Federal de Educação do Pará-Campus Marabá Rural: pressupostos teórico-metodológicos, objetivos e currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Carlos Batista Sousa de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253575
Resumo: A dissertação intitulada O Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Instituto Federal de Educação do Pará-Campus Marabá Rural: pressuposto teórico-metodológicos, objetivos e currículo é fruto de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Mestrado Interinstitucional, convênio celebrado entre o Instituto Federal de Educação do Pará e a Universidade Estadual Paulista, Campus Marília. A pesquisa trata sobre o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, que foi a primeira experiência em nível superior ofertado pelo Campus Marabá Rural (CRMB), no sentido de analisar os pressupostos teórico-metodológicos, objetivos e currículo do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc). As questões investigativas foram: quais os objetivos e pressupostos teórico-metodológicos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do IFPA, Campus Marabá Rural? Que tipo de profissional o Curso pretende formar? Os procedimentos metodológicos foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, compostos pelos documentos referentes à temática, como leis, decretos, resoluções, pareceres, Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) que deram base legal para a criação e desenvolvimento do curso na referida instituição. As bibliografias analisadas são dos principais autores que contribuíram para a consolidação da política de educação do campo no Brasil, além de autores regionais que contribuem sistematicamente para a concretização dessa modalidade de ensino na região. A pesquisa possibilitou constatar que a Política de Educação do Campo é uma conquista dos coletivos de sujeitos do campo, representados pelos movimentos sociais, uma conquista de longos anos de lutas. Consideramos que esta pesquisa traz contribuições para a compreensão sobre concepção que orienta a formação de educadores do campo embasados em fundamentos que se articulam tais como: os conhecimentos da realidade, os conhecimentos dos educandos e das áreas entrelaçados pelo diálogo freiriano.
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spelling O curso de licenciatura em educação do campo do Instituto Federal de Educação do Pará-Campus Marabá Rural: pressupostos teórico-metodológicos, objetivos e currículoThe degree course in rural education at the Federal Institute of Education of Pará-Campus Marabá Rural: theoretical-methodological assumptions, objectives and curriculumEducação do campoMovimento socialFormação de educadores do campoRural educationSocial movementTraining of rural educatorsA dissertação intitulada O Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Instituto Federal de Educação do Pará-Campus Marabá Rural: pressuposto teórico-metodológicos, objetivos e currículo é fruto de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Mestrado Interinstitucional, convênio celebrado entre o Instituto Federal de Educação do Pará e a Universidade Estadual Paulista, Campus Marília. A pesquisa trata sobre o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, que foi a primeira experiência em nível superior ofertado pelo Campus Marabá Rural (CRMB), no sentido de analisar os pressupostos teórico-metodológicos, objetivos e currículo do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc). As questões investigativas foram: quais os objetivos e pressupostos teórico-metodológicos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do IFPA, Campus Marabá Rural? Que tipo de profissional o Curso pretende formar? Os procedimentos metodológicos foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, compostos pelos documentos referentes à temática, como leis, decretos, resoluções, pareceres, Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) que deram base legal para a criação e desenvolvimento do curso na referida instituição. As bibliografias analisadas são dos principais autores que contribuíram para a consolidação da política de educação do campo no Brasil, além de autores regionais que contribuem sistematicamente para a concretização dessa modalidade de ensino na região. A pesquisa possibilitou constatar que a Política de Educação do Campo é uma conquista dos coletivos de sujeitos do campo, representados pelos movimentos sociais, uma conquista de longos anos de lutas. Consideramos que esta pesquisa traz contribuições para a compreensão sobre concepção que orienta a formação de educadores do campo embasados em fundamentos que se articulam tais como: os conhecimentos da realidade, os conhecimentos dos educandos e das áreas entrelaçados pelo diálogo freiriano.The dissertation qualified The Grade Development in Rural Education at the Federal Establishment of Education of Pará-Campus Marabá Rural: theoretical-methodological assumptions, objectives, and prospectus is the result of research developed in the Postgraduate Program in Education (PPGE), Interinstitutional Master's Degree, an agreement signed between the Federal Institute of Education of Pará and São Paulo State University, Campus Marília. The exploration deals with the Degree Course in Rural Education, which was the first experience at a higher level offered by the Campus Marabá Rural (CRMB), to analyze the theoretical-methodological assumptions, objectives, and curriculum of the Gradation Course in Field Education. (Ledoc). The exploratory questions were: what are the objectives and theoretical-methodological assumptions of the Degree Progress in Rural Education at IFPA, Campus Marabá Rural? What kind of professional does the Course aim to train? The methodological procedures were bibliographical research and documentary research, composed of documents relating to the topic, such as laws, decrees, resolutions, opinions, Pedagogical Political Project (PPP), and the Course Pedagogical Project (PPC) that provided the legal basis for the creation and development of the course at that institution. The bibliographies analyzed are from the main authors who contributed to the consolidation of rural education policy in Brazil, in addition to regional authors who systematically contributed to the implementation of this type of teaching in the region.The research made it possible to confirm that the Rural Education Policy is an achievement of collectives of rural subjects, represented by social movements, an achievement of long years of struggles. We consider that this research brings contributions to the understanding of the conception that guides the training of rural mentors based on foundations that are articulated such as knowledge of reality, knowledge of students, and areas intertwined by Freire's dialogue.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Dal Ri, Neusa Maria [UNESP]Instituto Federal de Educação do Pará-Campus Marabá RuralFreitas, Carlos Batista Sousa de2024-03-07T16:51:53Z2024-03-07T16:51:53Z2024-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFREITAS, Carlos Batista Sousa de. O curso de licenciatura em educação do campo do Instituto Federal de Educação do Pará-Campus Marabá Rural: pressupostos teórico-metodológicos, objetivos e currículo. 2024. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25357533004110040P502870056307712040000-0002-7265-6688porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-03-08T06:52:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253575Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-03-08T06:52:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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