O início da carreira docente na educação infantil: narrativas de professoras experientes e professoras iniciantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Débora Nascimento de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27768
Resumo: A presente dissertação propõe uma investigação sobre o início da carreira docente de um grupo de nove professoras atuantes na Educação Infantil de uma escola da rede pública municipal de ensino, localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, sendo elas docentes experientes e iniciantes. A pesquisa busca conhecer o processo de inserção profissional dessas professoras com o intuito de observar as dificuldades enfrentadas por elas nesse período de iniciação, compreendendo que a entrada na carreira representa um grande desafio para a profissão e pode ser acrescida de outras situações desafiadoras diante de uma fase de enorme relevância, a Educação Infantil, sendo essa a primeira etapa do ensino e a que representa a base do processo educativo. Além de destacar a importância de ações de apoio voltadas para essa fase da profissão, ressalta-se, nesse contexto, a contribuição dos professores experientes como importante auxílio para romper com as adversidades. A pesquisa tem como base metodológica a análise de narrativas, caminho escolhido para melhor compreender as participantes deste estudo e, ainda, contribuir para valiosos momentos de reflexão sobre suas histórias. Por meio das entrevistas realizadas, procurou-se refletir e dialogar com alguns autores que discutem a temática e compõem o referencial teórico deste trabalho, entre eles Garcia, Nóvoa, Rabelo, Papi e Martins, Nono, Benjamin, entre outros. Dessa forma, conclui-se que os primeiros anos de docência são cruciais para a permanência do professor na profissão, e as relações construídas entre docentes experientes e iniciantes apresentam-se como vitais nessa condição inicial, contribuindo para o desenvolvimento profissional.
id UFF-2_cf40564022496a271ed77bc810297fe7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27768
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O início da carreira docente na educação infantil: narrativas de professoras experientes e professoras iniciantesInício da carreira docenteProfessoras experientes e iniciantesEducação InfantilNarrativasEnsinoEducação infantilProfessor de ensino pré-escolarBeginning of the teaching careerExperienced and novice teachersChildhood EducationNarrativesA presente dissertação propõe uma investigação sobre o início da carreira docente de um grupo de nove professoras atuantes na Educação Infantil de uma escola da rede pública municipal de ensino, localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, sendo elas docentes experientes e iniciantes. A pesquisa busca conhecer o processo de inserção profissional dessas professoras com o intuito de observar as dificuldades enfrentadas por elas nesse período de iniciação, compreendendo que a entrada na carreira representa um grande desafio para a profissão e pode ser acrescida de outras situações desafiadoras diante de uma fase de enorme relevância, a Educação Infantil, sendo essa a primeira etapa do ensino e a que representa a base do processo educativo. Além de destacar a importância de ações de apoio voltadas para essa fase da profissão, ressalta-se, nesse contexto, a contribuição dos professores experientes como importante auxílio para romper com as adversidades. A pesquisa tem como base metodológica a análise de narrativas, caminho escolhido para melhor compreender as participantes deste estudo e, ainda, contribuir para valiosos momentos de reflexão sobre suas histórias. Por meio das entrevistas realizadas, procurou-se refletir e dialogar com alguns autores que discutem a temática e compõem o referencial teórico deste trabalho, entre eles Garcia, Nóvoa, Rabelo, Papi e Martins, Nono, Benjamin, entre outros. Dessa forma, conclui-se que os primeiros anos de docência são cruciais para a permanência do professor na profissão, e as relações construídas entre docentes experientes e iniciantes apresentam-se como vitais nessa condição inicial, contribuindo para o desenvolvimento profissional.This dissertation proposes an investigation into the beginning of the teaching career of a group of nine experienced and novice teachers working in Kindergarten at a school in the municipal public education system, located in the interior of the state of Rio de Janeiro. The research seeks to understand the process of professional insertion of these teachers in order to observe the difficulties faced by them at this initial period, understanding that beginning the career represents a great challenge for the profession and can other challenging situations can appear in such relevant phase, that is Early Childhood Education, which is the first stage of teaching and the one that represents the foundation of the educational process. Besides highlighting the importance of support actions aimed at this phase of the profession, this work emphasizes, in this context, the contribution of experienced teachers as an important help to overcome adversity. The research is methodologically based on the analysis of narratives, which is the path chosen to better understand the participants of this study and also contribute to valuable moments of reflection on their stories. Through the interviews, we sought to reflect and dialogue with some authors who discuss the theme and make up the theoretical framework of this work, including Garcia, Nóvoa, Rabelo, Papi and Martins, Nono, Benjamin, among others. Thus, it is concluded that the first teaching years are crucial for the permanence of the teacher in the profession, and the relationships built between experienced and novice teachers are vital in this initial process, and contribute greatly to the professional development.134 f.Rabelo, Amanda Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0130901342980541Rodrigues, Maria Goretti Andradehttp://lattes.cnpq.br/3927189269530905Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costahttp://lattes.cnpq.br/6098382779643532http://lattes.cnpq.br/4553129313380267Lima, Débora Nascimento de2023-01-31T19:08:08Z2023-01-31T19:08:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Débora Nascimento de. O início da carreira docente na educação infantil: narrativas de professoras experientes e professoras iniciantes. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27768CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-31T19:08:12Zoai:app.uff.br:1/27768Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-31T19:08:12Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O início da carreira docente na educação infantil: narrativas de professoras experientes e professoras iniciantes
title O início da carreira docente na educação infantil: narrativas de professoras experientes e professoras iniciantes
spellingShingle O início da carreira docente na educação infantil: narrativas de professoras experientes e professoras iniciantes
Lima, Débora Nascimento de
Início da carreira docente
Professoras experientes e iniciantes
Educação Infantil
Narrativas
Ensino
Educação infantil
Professor de ensino pré-escolar
Beginning of the teaching career
Experienced and novice teachers
Childhood Education
Narratives
title_short O início da carreira docente na educação infantil: narrativas de professoras experientes e professoras iniciantes
title_full O início da carreira docente na educação infantil: narrativas de professoras experientes e professoras iniciantes
title_fullStr O início da carreira docente na educação infantil: narrativas de professoras experientes e professoras iniciantes
title_full_unstemmed O início da carreira docente na educação infantil: narrativas de professoras experientes e professoras iniciantes
title_sort O início da carreira docente na educação infantil: narrativas de professoras experientes e professoras iniciantes
author Lima, Débora Nascimento de
author_facet Lima, Débora Nascimento de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rabelo, Amanda Oliveira
http://lattes.cnpq.br/0130901342980541
Rodrigues, Maria Goretti Andrade
http://lattes.cnpq.br/3927189269530905
Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
http://lattes.cnpq.br/6098382779643532
http://lattes.cnpq.br/4553129313380267
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Débora Nascimento de
dc.subject.por.fl_str_mv Início da carreira docente
Professoras experientes e iniciantes
Educação Infantil
Narrativas
Ensino
Educação infantil
Professor de ensino pré-escolar
Beginning of the teaching career
Experienced and novice teachers
Childhood Education
Narratives
topic Início da carreira docente
Professoras experientes e iniciantes
Educação Infantil
Narrativas
Ensino
Educação infantil
Professor de ensino pré-escolar
Beginning of the teaching career
Experienced and novice teachers
Childhood Education
Narratives
description A presente dissertação propõe uma investigação sobre o início da carreira docente de um grupo de nove professoras atuantes na Educação Infantil de uma escola da rede pública municipal de ensino, localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, sendo elas docentes experientes e iniciantes. A pesquisa busca conhecer o processo de inserção profissional dessas professoras com o intuito de observar as dificuldades enfrentadas por elas nesse período de iniciação, compreendendo que a entrada na carreira representa um grande desafio para a profissão e pode ser acrescida de outras situações desafiadoras diante de uma fase de enorme relevância, a Educação Infantil, sendo essa a primeira etapa do ensino e a que representa a base do processo educativo. Além de destacar a importância de ações de apoio voltadas para essa fase da profissão, ressalta-se, nesse contexto, a contribuição dos professores experientes como importante auxílio para romper com as adversidades. A pesquisa tem como base metodológica a análise de narrativas, caminho escolhido para melhor compreender as participantes deste estudo e, ainda, contribuir para valiosos momentos de reflexão sobre suas histórias. Por meio das entrevistas realizadas, procurou-se refletir e dialogar com alguns autores que discutem a temática e compõem o referencial teórico deste trabalho, entre eles Garcia, Nóvoa, Rabelo, Papi e Martins, Nono, Benjamin, entre outros. Dessa forma, conclui-se que os primeiros anos de docência são cruciais para a permanência do professor na profissão, e as relações construídas entre docentes experientes e iniciantes apresentam-se como vitais nessa condição inicial, contribuindo para o desenvolvimento profissional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-31T19:08:08Z
2023-01-31T19:08:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Débora Nascimento de. O início da carreira docente na educação infantil: narrativas de professoras experientes e professoras iniciantes. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27768
identifier_str_mv LIMA, Débora Nascimento de. O início da carreira docente na educação infantil: narrativas de professoras experientes e professoras iniciantes. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135454219239424